terça-feira, 11 de março de 2014

Bacalhau à Brás

Tinha duas postas de bacalhau a demolhar e como há algum tempo que não comia Bacalhau à Brás resolvi usar uma delas para este prato que adoro.
Aprendi a fazer com a minha mãe e faço sempre assim pois fica cremoso e a batata crocante para acompanhar dá outra textura ao prato.
Não uso batata palha de compra pois para mim é muito oleosa e pouco saborosa. Não custa assim tanto fazer em casa :)


Bacalhau à Brás

1 posta de bacalhau demolhada entre 24 a 48 horas (depende da altura da posta)
1 cebola grande ou duas pequenas cortadas em rodelas
2 dentes de alho picados
4 batatas grandes
2 colheres de sopa de salsa picada grosseiramente
4 ovos
meia chávena de leite, cerca de 150ml
Óleo e Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.
Azeitonas q.b.

Primeiro descascamos as batatas e cortamos em palitos fininhos.
Colocamos o óleo ao lume e quando bem quente fritamos as batatas (não coloquem muitas batatas para não ficarem moles, geralmente faço em 4 vezes).
Entretanto enquanto as batatas fritam colocamos ao lume um tacho com água e assim que ferver colocamos a posta de bacalhau durante uns 2 minutos. Desligamos e deixamos arrefecer um pouco (se estiverem com pressa como geralmente é o meu caso passo a posta por água fria para ser mais fácil de manusear).
Retiramos a pele e as espinhas ao bacalhau desfiando de seguida (não desfiem em demasia, fica melhor se encontrarmos alguns lombinhos maiores de vez enquando). Reservamos.
Numa tigela batemos os ovos com o leite e temperamos de sal e pimenta (atenção ao sal, vai depender se o vosso bacalhau está salgado ou não).Reservamos.
Picamos a salsa e reservamos.

Temos então tudo preparado para confeccionar o nosso prato.

Numa frigideira colocamos o azeite (não sejam forretas), a cebola e os dentes de alho e deixamos alourar. Deitamos então o bacalhau e envolvemos tudo. Deixamos uns dois minutos a cozinhar e depois juntamos metade das batatas fritas. Por fim a mistura de leite e ovos e a salsa picada. Misturamos bem enquanto cozinha.
Não devemos deixar os ovos cozerem por completo deve ficar cremoso. Desligamos e acrescentamos algumas azeitonas pretas. E acompanhamos com as restantes batatas fritas.

Espero que gostem :)

1 comentário: