sábado, 28 de abril de 2012

Bolo especial para a minha linda mamã :D

Para comemorar o aniversário da minha mãe, que completa hoje 69 aninhos, está cada vez mais linda,  aventurei-me na tentativa de decorar mais um bolo, e desta vez o resultado foi bem melhor que os anteriores e o mais importante, ela adorou :D

Bolo de aniversário

Fiz um Bolo de Cenoura com uma cobertura e recheio tipo caramelo/chocolate, e decorei com pasta de açúcar. A receita para o Bolo de cenoura foi retirada do receitas na rede, mas depois adaptei para o tamanho desejado que era conseguir um bolo com +/- 2 kilos. A cobertura foi inventada por mim e resultou lindamente. Deixo a receita para quem quiser experimentar.
Eu usei a Bimby, porque é o meu faz tudo, mas a parte do bater antes de juntar a farinha funciona bem num liquidificador.

Bolo de cenoura

5 Ovos
150gr de óleo
250gr de cenoura descascada
400gr de açúcar
500gr de farinha para bolos
1 colher de chá de fermento para bolos
1 pitada de sal

Liguei o forno a 180º; Untei e polvilhei duas formas redondas;
Coloquei a cenoura na Bimby e dei 3 toques de turbo para ficar ralada; Juntei os ovos e o oleo e 2min / vel6; Juntei o açucar e mais 2min / vel6; Juntei a farinha e o sal, metade de cada vez, e misturei alguns segundos na velocidade 5, apenas o suficiente para misturar; Juntei o fermento e 2 seg / vel5; Dividi a massa pelas duas formas e levei ao forno quente; Passados 30 minutos troquei as formas de posição, para cozer bem de ambos os lados, e deixei mais 30 minutos; Desenformei e deixei arrefecer totalmente antes de rechear e decorar.   

Bolo de cenouraBolo de cenoura com cobertura de chocolate
Cobertura de Caramelo/Chocolate

1 tabelete de chocolate negro 70%(100gr)
1 lata de leite consensado
1 pacote de natas para bater
1 colher de sopa de maizena
1 noz de manteiga sem sal

Numa tigela parti o chocolate em pedaços, juntei a manteiga e levei ao micro-ondas a derreter (coloco 30seg de cada vez, para não queimar o chocolate, 3 vezes foi o suficiente); Num tachinho coloquei o leite condensado com as natas e levei a lume brando, mexendo sempre durante alguns minutos. Depois juntei a maizena e fui mexendo sempre para eliminar todos os grumos que se formaram. Quando começou a engrossar retirei do lume e juntei-lhe o chocolate derretido, mexendo sempre. Devemos deixar arrefecer um pouco antes de rechear, mas não muito, pois é mais fácil de aplicar enquanto morno.
Pasta de açúcarRosas em pasta de açúcar
Depois é só decorar a gosto. Usei pasta de açúcar de compra, o que eles chamam de pasta portuguesa e gostei muito. É muito fácil de trabalhar, até para mim que não tenho muito jeito ;P
Bolo de aniversárioBolo de aniversário

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Panquecas de Sour Cream (Natas Azedas)

Panquecas de sour cream
Aqui fica uma receita de panquecas diferente do habitual. Não é necessário nem ter uma batedeira para as fazer e obter estas panquecas húmidas e fofas.
Eu no meu caso desta vez fiz a asneira de bater demais o creme o que resultou numa massa um pouco liquida.
Mas o sabor esse estava lá. Podemos juntar qualquer doce ou chocolate pois parece que as natas azedas cortam o excesso de açúcar.


Panquecas de Sour Cream (creme fraiche)

200gr Sour cream (usei creme fraiche)
80gr farinha
50gr açúcar
meia colher de chá de fermento para bolos
1 pitada de sal
2 Ovos grandes

Numa tigela colocamos a farinha, o açúcar, o fermento e a pitada de sal. Misturamos com uma colher e juntarmos o creme fraiche. Misturamos apenas, não devemos bater a massa, deve manter um textura bem espessa. À parte numa tigela pequena batemos muito bem os ovos. Juntamos depois à massa e misturamos com a colher, apenas o suficiente para ligar ambos.
Como usei uma frigideira anti-aderente não coloquei manteiga (mas já sabem que a primeira panqueca vai ficar estragada, pelo menos não entrou para a foto, mas estava saborosa ;P). 
Deitamos colheradas de massa na frigideira (para o tamanho desejado), alguns segundos de cada lado e já está. Repetimos o processo mais ou menos 10 vezes (dependendo do tamanho dá 8 a 12 panquecas).

Uma boa sexta-feira a todos! 

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Pudim de leite condensado

Pudim de leite condensado
Ontem apetecia-me algo doce, mas que fosse simples de fazer, sem dar muito trabalho. Então lembrei-me de um pudim que eu fazia, e aprendi no  programa "Na roça com os tachos" do João Carlos Silva, já lá vão uns anos. 
Já não me lembrava muito bem da receita, mas pelo menos acabou por ficar com o mesmo sabor de que me lembrava.

Aqui fica a receita para quem quiser experimentar.

Pudim de leite condensado
(usei como medida a lata do leite condensado)

1 lata de leite condensado
Meia lata de leite de coco
Meia lata de leite meio-gordo
3 ovos

para o caramelo:
3 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de água

Começamos pelo caramelo. Numa forma metálica de pudim francês colocamos o açúcar e a água, e levamos ao lume. Abanamos de vez em quando a forma para não deixar queimar. E mal o açúcar comece a ganhar cor, retiramos do lume para arrefecer. O açúcar vai continuar a cozer ainda durante uns minutos, ficando um caramelo dourado lindo.
Para o pudim podemos usar a Bimby, um liquidificador ou então a batedeira para misturar todos os ingredientes. Misturamos tudo durante um minuto. Deitamos a mistura na forma e levamos a cozer em banho-maria* numa panela de pressão durante 40 minutos.
Deixamos arrefecer um pouco antes de desenformar.
Para quem gosta de coco, pode polvilhar o pudim com coco ralado. 

*Banho-maria -> [Colocar uns 3 dedos de água na panela de pressão e umas gotas de limão; colocar lá dentro a forma com a tampa; fechar a panela.]


Nota: Para quem é intolerante ao leite de vaca pode usar apenas leite de coco, fica óptimo na mesma. Apenas com um sabor a coco mais evidente.

Bom Apetite!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Iogurte com doce de tomate e maçã

Esta semana cá em casa os iogurtes são os açúcarados com um pouco de doce de tomate e maçã.
Ainda me sobraram dois frascos de doce, das ofertas de natal, por isso resolvi começar a usar em mais do que apenas para barrar as panquecas :)

Como o doce já é muito guloso, juntei apenas duas colheres de açúcar ao leite.

Uma boa semana a todos!

domingo, 22 de abril de 2012

Bolo de bolacha com chocolate

Bolo de bolacha e chocolate
Este foi o bolo escolhido para este fim de semana. Achei engraçada a ideia de fazer um bolo com bolacha Maria em vez de farinha. Adaptei este bolo de um dos meus blogs favoritos "As receitas lá de casa". Fica um bolo muito bom, nada doce, tal como eu gosto, principalmente porque usei em grande parte chocolate negro. Para os mais gulosos aconselho usarem apenas chocolate de leite ou então colocarem mais umas 15gr de açúcar.

Bolo de bolacha e chocolate
Bolo de Bolacha com Chocolate

100gr Chocolate negro (70%)
50gr Chocolate de leite
1 pacote de bolacha maria (200gr)
100gr manteiga (usei Becel)
75gr açúcar
3 ovos grandes
1 colher de sobremesa de fermento para bolos
1 colher de sopa bem cheia de Nutella

Forrei uma forma pequena de bolo inglês com papel vegetal. Untei e polvilhei com farinha. E liguei o forno a 180º.
Podemos picar o chocolate na Bimby com uns toques de turbo mas eu quis manter o chocolate um pouco maior e usei o quadriculado da tablete para corta-lo em quadradinhos pequenos.
Coloquei a bolacha no copo da Bimby e transformei-a em pó, alguns segundos em velocidade 6/7 é suficiente. Acrescentei tudo menos os quadrados de chocolate  e misturei bem, 30seg / vel 7. Com uma espátula envolvi o chocolate na massa e deitei na forma. Levei ao forno durante 45min. É melhor usar o teste do palito para terem a certeza de que a massa está cozida.

Divirtam-se!

sábado, 21 de abril de 2012

O meu 1º Risotto

Risotto de frango com bacon e salsicha
Há cerca de 1 mês que comprei um pacote de arroz arborio, mas ainda não tinha arranjado uma boa oportunidade para experimentar fazer. Hoje foi o dia!

Ia fazer frango corado, e como tinha que cozer o frango antes, iria ficar com caldo de frango que podia utilizar para regar o Risotto.
Escolhi fazer Risotto com bacon e salsicha de peru alemã.

Para começar numa panela com água e um caldo knorr básico (aqueles económicos que servem para tudo), cozi 6 perninhas de frango. Depois numa frigideira coloquei umas 3 colheres de sopa de azeite e dois dentes de alho picados a alourar. Juntei as pernas de frango cozidas e polvilhei com salsa picada. Fui virando para que ficassem tostadas de ambos os lados.
Risotto de frango com bacon e salsicha
Para o Risotto, coloquei num tachinho duas colheres de sopa de azeite, uma cebola pequena picada e um dente de alho picado. Quando a cebola começou a ficar translucida juntei o Bacon (umas 100gr cortado em cubinhos), a salsicha (usei apenas uma salsicha de Perú tipo alemã cortada às rodelas), o arroz (usei uma chávena, +/-200gr) e deixei fritar um pouco. Deitei depois lá para dentro duas colheres de sopa de vinho branco e deixei mais um pouco. Comecei então a deitar às duas conchas de caldo de frango, de cada vez que o arroz parecia querer secar. Repeti o processo até o grão de arroz estar tenro e já não consegue absorver mais caldo. A meio do processo ajustei o tempero. No fim já com o lume desligado juntei uma noz de manteiga e umas 3 colheres de sopa de parmesão, e mexi bem. E estava pronto.

Foi um jantar diferente, que gostei de fazer/experimentar, e já tenho mais umas ideias para usar o resto da embalagem de arroz. O próximo será com espargos que eu adoro :)

Boa noite!

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Folar de enchidos

Folar de enchidos
Ainda a despedir-me da Páscoa, e a pedido do meu maridão resolvi fazer um folar de enchidos que ele tanto gosta. E como a minha miúda não gosta de enchidos :( tive que improvisar e fazer um folar para agradar a  todos cá em casa. Se repararem bem na foto os enchidos estão apenas no fundo, sendo metade do folar apenas pão ;P

A receita foi a que tinha anotada num caderno e que já fiz mais vezes, embora creio ter sido a primeira vez que usei a Bimby. Até agora era a Máquina do Pão que tratava do trabalho de amassar. Mas devo dizer que gostei mais da Bimby. Acho que ficou mais bem batido e acabou por ficar mais fofo.


Folar de enchidos
Folar de enchidos

350gr de enchidos variados (usei uma embalagem do intermarché com chouriço de carne, farinheira, chouriço preto e salsicha fresca)
350gr de farinha T65 (acabei por colocar mais umas duas colheres de sopa enquanto amassava)
3 Ovos
75gr de azeite
30gr de manteiga sem sal amolecida
75gr de leite
Meio pacote fermento padeiro seco (+/-6gr)
1 pitada de sal
gema de ovo para pincelar

1. Cortei os enchidos e reservei.
2. No copo da Bimby coloquei os ovos, o azeite, a manteiga e o leite e programei 10seg / vel5 e depois 1min / 37º / vel4.
3. Juntei então a farinha, o fermento e o sal e 10seg / vel 4 e depois 2min / vel espiga. Durante este processo juntei mais um pouco de farinha para sentir a massa a descolar do copo. No final ela deverá está elástica e colante, mas não em demasia.
4. Retirei a massa para uma tigela grande polvilhada com farinha, tapei com um pano e deixei levedar, debaixo de uma manta até triplicar. Mais ou menos 2/3 horas. 
5. Untei um tabuleiro com azeite e liguei o forno a 180º.
6. Forrei a pedra da bancada da cozinha com película aderente e estendi lá a massa, formando um rectângulo. No centro espalhei os enchidos, dobrando depois massa para cobrir os enchidos (isto para conseguir ter os enchidos apenas em baixo). Quando queremos ter enchidos espalhados pela massa toda, devemos espalhar os enchidos por toda a superfície e depois enrolar como uma torta.
7. Coloquei no tabuleiro e pincelei com uma gema de ovo e levei ao forno durante +/- 45min (a meio e como estava a ganhar muita cor coloquei sobre ele uma folha de alumínio).


Nota 1:Sabemos que está no ponto quando ao bater-lhe com os nós dos dedos ouvimos um som oco.  

Nota 2: Quem usar a máquina do pão já sabe que as regras básicas se mantêm. Primeiro os líquidos e só depois os secos. Mas para ter melhores resultados deve bater os líquidos muito bem antes de os colocar na máquina (principalmente os ovos).

Divirtam-se na cozinha :)

terça-feira, 17 de abril de 2012

Pizza e Sopa para o jantar

Olá e boa noite :D
Hoje de manhã voltei a deixar a levedar a massa do "No-Knead Bread". Quando cheguei a casa a massa já estava pronta a moldar. Mas desta vez dei-lhe dois usos diferentes. Além do pão, retirei um pouco para fazer uma base para pizza, que recheei com mozzarella e mortadela com azeitonas.

Pizza de mozzarella e mortadela com azeitonas
No-Knead bread com crosta de linhaça e sementes de sesamo
A massa fica alta e fofa, fantástica! Para ficar mais estaladiça, antes de rechear, coloquei-a uns 10 minutos sobre a pedra de pizza já bem quente.
Entretanto coloquei o resto da massa a descansar coberta de sementes de linhaça e sesamo. E a Bimby fazia uma sopa de brocolos para acompanhar a pizza.

Sopa de brocolos
Para a sopa de brócolos fiz a minha habitual base com um refogado de cebola, bacon e azeite (5seg/vel5),  (5min/vel1/varoma). Juntando depois cortados em pedaços meia corguette, meio nabo, uma cenoura, um pouco de abóbora, uma batata, 800gr água e um pouco de sal (20min/vel1/varoma), (40seg/vel7). Junto ramos pequenos de brócolos, ou grandes cortados em quartos, e algumas massinha de letras (a Sofia adora brincar com as letras). (8min/vel 1 inversa/varoma).

E assim em 40 minutos tinha o jantar na mesa.
Já só faltava o pão, aproveitei que o forno ainda estava bem quente da pizza e cozi o pão até ficar bem  crocante.
Foi uma noite em cheio :)

Bons sonhos!

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Iogurtes de Pêra

Iogurte de pêra
Esta semana os iogurtes cá de casa têm um recheio fantástico de Pêra. 
Agora todas as semanas quero experimentar fazer iogurtes de fruta, sempre com pedaços ou em compotas e tentando usar diferentes frutas para não cansar. Não é costume ter pêras em casa, pois não é uma fruta que me chame muito a atenção, sou mais maçã, mas desta vez gostei do ar delas e comprei. Já só sobrava uma, grande e ainda rija.
Era o ideal para o que queria fazer.

Descasquei e cortei a pêra em pedacinhos e coloquei num tachinho. Cobri com água e 2 colheres de sopa de açúcar. Levei a lume muito brando e deixei reduzir até não ter praticamente água nenhuma. Esta iria ser a minha base para colocar nos copos de iogurte.

Iogurte de pêraEsta é a receita para o iogurte:
1 litro de leite meio-gordo
50gr de leite em pó
3 colheres de sopa de açúcar
1 iogurte natural marca branca

Coloco tudo no copo da Bimby excepto o iogurte e 3min / 50º / vel 4. Junto o iogurte e mais 2min / 37º / vel 4. Deito a mistura nos copos, sobre a fruta, cheio mesmo até cima, pois com o processo de fermentação acaba por mirrar um pouco. Depois é só colocar na iogurteira durante +/- 10 horas, ou então no forno desligado e aquecido (podem ver como fazer no forno aqui neste link).
Quando o processo de fermentação estiver terminado os iogurte devem ir ao frigorífico durante pelo menos umas 4 horas (eu deixo sempre de um dia para o outro.

E está pronto a comer. Uma delicia :D

domingo, 15 de abril de 2012

Crumble de Ruibarbo, Morangos e Maçã

Crumble de ruibarbo, morango e maçã
Mais uma inspirada no Masterchef Australia. Numa das provas em que os concorrentes estavam divididos em duas equipas e tinham que alimentar um regimento, o concorrente Jonathan Daddia (um dos meus favoritos), fez um crumble de ruibarbo e maçã que foi um sucesso e me deixou muito curiosa. 
Hoje resolvi fazer um crumble inspirado nessa sobremesa. E o resultado foi mesmo muito bom.
Deixo aqui a minha receita para poderem experimentar.

Crumble de Ruibarbo, Morango e Maçã

Fruta (perto de 600gr)
Usei 3/4 Talos de ruibarbo. Lavado, semi descascado (tirei apenas os veios mais rijos) e cortado em bocadinhos de 1cm, acabou por ficar em 250gr.
250gr de morangos arranjados
Crumble de ruibarbo, morango e maçã1 Maçã, descascada e cortada em cubos (serve para cortar a acidez do ruibarbo e do morango)
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de vinho do porto

Crumble
110gr Farinha Branca de Neve para bolos
80gr de frutos secos (usei uma mistura de pinhão, amendoa e nozes)
70gr açúcar amarelo
70gr manteiga sem sal, bem dura do frio, cortada em cubinhos 
Numa taça juntamos a fruta, o açúcar e o vinho do porto. Mistamos e deixamos marinar um pouco.

Liguei o forno a 200º.

Crumble de ruibarbo, morango e maçãUsei a Bimby para triturar os frutos secos. Coloquei-os numa tigela e juntei a farinha e o açucar. Misturei bem e por fim juntei os cubos de manteiga. Com as mãos integrei bem a manteiga, transformando a mistura num género de areia grossa.

Dividi a fruta por 6 taças e cobri com o crumble, mesmo até cima (depois de ir ao forno vai descer um pouco). Levei ao forno quente durante 30 minutos (aos 20 minutos desliguei o forno e deixei cozer durante mais 10 com o calor do forno).

Deve ser servido frio, ou quem for guloso e impaciente como eu... morno :)


Fiquem bem!

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Arroz chau-chau com mortadela de azeitonas

Arroz chau-chau
Hoje o jantar foi escolhido pela Sofia. Ela queria douradinhos, mas eu não me apetecia lá muito. Por isso para variar um pouco e não fugir muito ao pedido dela, resolvi comprar uns nugets de pescada. Foram uma boa escolha, são bons, saborosos e para mim bem melhores que os famosos douradinhos.
Escolhido o peixe só faltava escolher o acompanhamento. 
No fim de semana passado comprei a revista deste mês do Continente a "Magazine", e lá encontrei a receita para o Arroz chau-chau com peru e fiambre fumado, que me deixou curiosa para experimentar. E hoje foi o dia. Embora por falta de ingredientes e por só sermos 3 a comer, tenha alterado um pouco a receita. Deixo-vos a receita adaptada que fiz para nós os três.

Arroz chau-chau
Arroz chau-chau com mortadela de azeitonas

2 Ovos (creio que 1 era suficiente, mas usei os dois da receita original pois a Sofia gosta muito de ovo estrelado)
2 tigelas de arroz cozido com ervilhas (ou arroz simples e umas 100gr de ervilhas cozidas) 
150gr de mortadela com azeitona cortada em cubinhos
Azeite q.b.

Numa tigela bati bem os ovos.
Coloquei azeite numa frigideira e quando quente adicionei os ovos e fiz uma omelete muito fininha. Deixei esfriar. Passei para um prato e cortei em tirar finas (não tão finas como devia ser, mas foi para ficar mais ao gosto da minha miúda).
Coloquei mais um pouco de azeite na frigideira e fritei um pouco o arroz com ervilhas. Juntei depois a mortadela e o ovo. Misturei tudo e deixei saltear um pouco. Coloquei numa travessa mesmo a tempo de acompanhar os Nugets de pescada.

Bom Apetite, e Bom Fim-de-semana!

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Frango Tika Masala

Frango tika masala
Eu adoro caril e a semana passada quando fazia compras no hiper reparei nos enlatados da Patak's. Já tinha lido sobre a marca na net e fiquei curiosa para experimentar. Comprei o Tika Masala pois dizia que o nível de picante era baixo. Eu não sou lá muito fãn de malagueta. Na lata tinha uma receita para fazer com frango. Gostei da ideia embora tenha alterado um pouco a receita para ficar mais ao meu gosto :)
Fica muito saboroso e é fácil de fazer.


Frango Tika Masala

2 peitos de frango cortados em pedaços
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola média
1 lata pequena de Tika Masala
200gr tomate pelado cortado
1 pacote de açúcar (para combater a acidez do tomate)
100ml de Leite de coco

Num tacho coloquei o azeite e a cebola. Deixei ficar translúcida e juntei-lhe o frango. Mexi um pouco e assim que a carne já estava selada juntei a lata de tika masala. Deixei cozinhar alguns minutos, mexendo de vez em quando. Depois juntei o tomate com o pacote de açúcar. Voltei a deixar mais uns 5 minutos e por fim adicionei o leite de coco. Mais uns 10 minutos ao lume e está pronto a servir.
Fica bem com arroz basmati ou thai, mas acabei por experimentar o esparguete quadricolor integral.

Bom Apetite!

terça-feira, 10 de abril de 2012

Que cheirinho a Pão

Adoro sentir o cheiro a pão quente quando acordo :) Toda a casa fica com um aroma fantástico. A meu ver esta é a grande vantagem da máquina do pão. Embora eu goste mais do pão feito no forno, ter de vez em quando alguém a fazer pão enquanto dormimos é excelente.


Este é um pão branco muito fofo. E quando torrado fica super estaladiço. Andei a fazer experiências com as quantidades de água e farinha e acho que cheguei onde queria. Aqui fica a receita para um pão de +/-1100gr.




Pão Branco
425gr água
10gr sal
7gr áçucar
20gr azeite
580gr farinha T65
Meia saqueta de fermento seco (6gr)

Coloco a cuba em cima da balança e vou juntando os ingredientes pela ordem indicada.
Coloco a cuba na máquina e uso o programa 1 de pão normal com o peso de 1000gr ou 1250gr. Como gosto do pão com crosta mais tostada escolho sempre o nível 3 de cozedura, depois é só programar para que horas quero o pão pronto.


Bom Apetite!

sábado, 7 de abril de 2012

Brincadeiras nesta Páscoa

Hoje passei o dia a brincar na cozinha. Queria experimentar fazer ovos de chocolate. Há uns quinze dias comprei no Lidl uma forma de silicone em formato de ovos. Dá para fazer pequenos bolos em forma de ovo ou ovos de chocolate.Mas devo dizer que não é assim tão fácil, principalmente quando têm relevo e para complicar tentei misturar dois tipos de chocolate. 
Das seis metades apenas duas estavam em condições de ser unidas e formar um ovo ;P
Acho que devia ter colocado mais uma camada de chocolate e ter mais paciência para esperar o chocolate solidificar antes de desenformar. Amanhã tento outra vez hehe

Fiz ainda mais dois folares grandes, que mais parecem pão, pois desta vez não fiz ninho para colocar ovo. Espalhei apenas umas amêndoas por cima que torraram quando o folar foi ao forno. A massa ficou óptima, fofa e com uma aroma a ervas fantástico.
Ah e com o chocolate que sobrou ainda enchi uma forma de porquinhos bombons.
Desta vez não estive com preocupação em definir os olhos, as orelhas e os narizes dos porcos, como para os cabazes de Natal. Foi mesmo só para aproveitar o chocolate.

A Páscoa aqui em casa é assim... diversão e muitas coisas doces.

Boa Páscoa!

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Horta de varanda (Framboesa)

A minha varanda recebeu um novo inquilino. Uma árvore/arbusto de Framboesa! Obrigada Regina :D

Árvore de framboesa

O resto da horta cresce alegremente. Depois das últimas chuvadas, com granizo e tudo pensei que não iriam sobreviver, mas enganei-me... estão a desenvolver-se muito bem e as ervas aromáticas e as flores são as que parecem adorar mais a chuva.

Flores ?
Hortelã
Os tomates cherrie já estavam na altura de mudar de casa, ou melhor sair de casa (sementeira) e passar para a floreira (varanda), por isso hoje resolvi transplanta-los para perto do Loureiro. 

Coentros
Sementeiras
A natureza é o máximo. Adoro a minha horta de varanda!

Louro
Tomate Cherrie
Manjerico
Pimentos a germinar
Flor de morangueiro

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Folar da Páscoa

Pois é, ser mãe não é fácil! Principalmente quando temos uma pirralha doente. Tinha planeado começar a fazer os doces para a Páscoa no fim de semana que passou, mas só consegui fazer sair a primeira fornada de Folares. Agora que tudo começa a acalmar aqui por casa vou tentar retomar as publicações aqui no Blog. E a por em prática a listinha de doces da Páscoa que tinha feito. Para já deixo-vos os Folares da Páscoa, um pouco ao jeito da minha mãe que é Algarvia.
Folar de Pascoa
O ano passado já aqui tinha colocado aqui uma receita. Mas este ano resolvi alterar um pouco as quantidades e fazer este novo folar que ficou ainda melhor. Deixo aqui a nova receita que faz 4 folares pequenos.  

Folar da Páscoa

525gr Farinha T65
120gr Manteiga amolecida/derretida
100gr Açúcar
2 Ovos L + 4 ovos S/M cozidos em água com casca de cebola
225gr Leite Meio Gordo
1 Saqueta fermento padeiro seco
1 colher de chá de sal (se a manteiga tiver sal, uma colher rasa chega)
1 colher de sopa bem cheia de erva doce
1 colher de sopa bem cheia de canela em pó
1 gema de ovo e amêndoas para decorar

Desta vez vou dar duas formas que uso para fazer os folares cá em casa. A primeira é usando a Bimby:

Colocar no copo o leite a manteiga e o fermento, 2min/37º/vel3; Mantendo a velocidade 3, deitar pela tampa o açúcar e os ovos um a um; Junto então a  farinha, o sal, a erva doce, a canela e 15 seg/vel5 e depois programo 5min/velocidade espiga. Pode ser necessário juntar mais um ou duas colheres de farinha se a massa não se começar a descolar do copo.
Retiramos a massa do copo e colocamos numa tigela grande tapada com um pano e enrolada numa manta, mais ou menos 2 horas (a massa irá triplicar).

A segunda é usando a Máquina do Pão:
Na cuba colocamos os ingredientes por esta ordem. O leite morno, os ovos bem batidos, a manteiga derretida, o açúcar, o sal, a farinha, o fermento, a erva doce e a canela. Ligamos o programa Massa que vai amassar e levedar o nosso folar.

Enquanto a massa leveda, cozemos os ovos mais pequenos em água com muita casca de cebola. A cebola vai-lhes dar uma bonita cor dourada.

Forramos um tabuleiro com papel vegetal e polvilhamos com farinha. E quando a massa já estiver levedada, enfarinhamos bem as mãos e com cuidado para não amassar demasiado a massa dividimos em quatro bolinhas. De cada bolinha retiramos um bocadinho de massa para fazer as tirinhas. Moldamos as bolinhas sem as amassar, em cada uma fazemos um covinha onde colocamos o ovo dourado. Fechamos com as tirinhas de massa e colocamos algumas amêndoas a enfeitar. Pincelamos com a gema de ovo e deixamos os folares repousarem um pouco enquanto ligamos o forno a 180º. Quando estiver quente colocamos lá o nosso tabuleiro de folares durante +/- 40 minutos.

Ficam muito fofos e com um sabor fantástico a erva doce :D

Bom Apetite!