quarta-feira, 30 de maio de 2012

Arroz de Pato

Arroz de Pato
Aqui fica o arroz de pato que faço cá em casa e que rende sempre muito.
Desta vez com a ajuda da Bimby :D

Arroz de Pato

2 peitos de pato congelado
1 cebola pequena
1 dente de alho
um naco de chouriço
alguns cogumelos
tiras de bacon
1 caldo de galinha
1 colher de sopa de polpa de tomate
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de molho de soja
200gr arroz (aqui usamos a quantidade que quisermos adequada ao numero de pessoas, houve uma vez que fiz com 300gr, para encher uma travessa, fica com menos pato por dose, mas nem se nota)

Colocamos o pato a cozer numa panela apenas com uma pitada de sal. [Atenção ao sal nesta receita. Muito dos ingredientes já são salgados e como vamos usar a água de cozer o pato não convém colocar muito sal].
Depois de cozido, deixamos esfriar um pouco, tiramos a pele, desfiamos e reservamos.

Arroz de Pato
No copo da Bimby colocamos a cebola, o dente de alho, o chouriço e 15seg/vel5. Juntamos o azeite, o tomate, o molho de soja, algumas tiras de bacon [desta vez, em vez do chouriço resolvi colocar tiras de bacon a tostar por cima do arroz], cogumelos, o caldo de galinha e 5seg/vel5 e depois programamos  5min /varoma /velocidade de colher inversa.

Colocamos a borboleta, juntamos o arroz e cobrimos com água de cozer o pato. Programamos 15min /varoma /velocidade de colher inversa [se a água do pato ainda tiver quente 10 minutos chegam. Aproveitamos também esta fase para ver se necessita de sal].
Vamos mexendo de vez em quando para soltar o arroz do fundo e juntando mais água sempre que necessário. No fim juntamos o pato desfiado e mais 1min/vel.colher inversa para misturar.

Deitamos o arroz de pato num pirex ou numa travessa, colocamos o bacon ou o chouriço por cima e levamos ao forno a secar e a tostar. 

Desta vez não deixei tanto tempo quanto devia, pois o pessoal já se estava a queixar com fome, mas mais uns 15min e tinha ficado no ponto :P Mas de sabor ficou fantástico como sempre.

Bom apetite!

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Bolo de chocolate e queijo creme

Bolo de chocolate e queijo creme
A nossa sobremesa esta noite :)

Apetecia-me algo doce, mas não sabia bem o quê. Uma receita no pacote de açúcar amarelo "Sores" chamou-me a atenção. Uma olhada ao frigorífico e até vinha a calhar pois tinha algum queijo creme a terminar o prazo em Junho e na despensa algumas tabletes de chocolate já encetadas. 

A receita era um Bolo de chocolate com queijo mascarpone. Ora eu não tinha mascarpone. 

Bolo de chocolate e queijo creme
Mas tinha um pouco de Philadélfia e uma embalagem de queijo creme marca continente, que serviu muito bem. 

As quantidades também não me agradaram pois dava um bolo muito grande e cá em casa somos só 3.


Bolo de chocolate e queijo creme

125gr de Queijo creme (usei 80gr de philadelfia e completei com outro queijo creme)
100gr de chocolate em tablete (usei metade de chocolate negro e outra metade de chocolate de leite)
100gr de açúcar amarelo
35gr de manteiga sem sal
50gr de farinha p/bolos
3 Ovos
1 colher de café de fermento para bolos
1 colher de sopa de café (tinha café na cafeteira ;P )
uma pitada de sal

Bolo de chocolate e queijo creme
Liguei o forno nos 180º;
Untei uma forma rectangular com manteiga e polvilhei com farinha; Separei as gemas das claras, e bati as claras em castelo (a pitada de sal ajuda a chegar mais rapidamente ao castelo);
Bati as gemas com o açúcar. Juntei o queijo e bati novamente;
Derreti o chocolate com a manteiga no micro-ondas (30seg duas vezes é suficiente). E juntei á massa. Deitei a colher de café e mexi bem, agora com uma colher de pau;
Peneirei a farinha com o fermento lá para dentro e mexi. Por fim juntei as claras em castelo. Envolvendo-as apenas, muito levemente para não perder o ar;
Deitei o preparado na forma e levei ao forno durante 40/50 minutos. Vai depender do vosso forno. Usem o teste do palito para terem a certeza que está cozido. Mas lembrem-se que é um bolo húmido logo não deve ficar demasiado cozido. Este podia ter cozido mais uns 5 minutos (para a próxima já sei). 
De qualquer modo ficou muito bom e fofo. E acompanhou muito bem com uns moranguitos bem docinhos. Amanhã para o jantar acho que o resto do bolo vai ser acompanhado por uma bola de gelado de baunilha :D


Uma boa semana de calor a todos!

domingo, 27 de maio de 2012

Croissants para o lanche

Aqui fica a minha sugestão para um lanche rápido e muito bom.

No Continente a massa folhada para croissants estava com 50% de desconto, por isso achei que seria uma boa ideia para um lanche este fim de semana :)

Cada embalagem dá 6 croissants. Fiz metade com nutela e a outra metade com queijo e fiambre. Experimentem :D

Fiquem bem!

Pão de mel na MFP

Sugestão para o pequeno almoço :)

Esta é mais uma receita que vêm no livrinho da minha máquina do pão e que fica muito bom e leve, excelente torradinho com manteiga hehe

Pão de mel

320ml de água
1 colher e meia de sal
2 colheres e meia de chá de azeite
1 colher e meia de sopa de mel
600gr farinha T65
Meio pacote de fermento padeiro seco(5gr)

Dá para um pão de cerca de 1kg. Na minha máquina usei o programa de "Pão solto". E bem tostado, embora tenha chegado à conclusão que não devia ter mandado tostar tanto ;P

Tenham um bom Domingo e aproveitem para passear e divertir-se!

sábado, 26 de maio de 2012

Bolo de nêspera e coco

Bolo de nespera e coco
Dois dias longe do blog e já estava com saudades de escrever aqui ;)

Este bolinho foi feito na quinta à noite e hoje já só tenho uma fatia. Mas digo-vos que continua bem fofinho e húmido. A receita não é minha, foi retirada do blog da Gasparzinha, o no soup for you.
Fiquei curiosa com este bolo e como tinha todos os ingredientes em casa não hesitei. Desta vez não fiz qualquer alteração, segui a receita tal como ela a tem no blog. O resultado é um bolinho muito fofo, húmido e o que eu chamo de alentejano. Há qualquer coisa no sabor a azeite que me lembram os bolos alentejanos. Eu gostei, a minha miúda também, mas o meu maridão franziu o nariz pois não gosta muito de bolos com azeite :)

Bolo de nespera e coco
Bolo de Nêspera e coco

160gr farinha p/bolos
80gr farinha de trigo integral
1 pitada de sal
1 colher de chá fermento p/bolos
1 colher de chá bicarbonato de sódio
100gr de nesperas peladas e sem caroços
1 iogurte natural (120gr)
180gr açúcar amarelo
30gr coco ralado
80gr azeite
3 ovos

Pré-aqueça o forno a 180º.
Ao contrário da Gasparzinha usei uma forma rectangular que forrei com papel vegetal, untei e polvilhei com farinha. [O bolo cresce muito por isso atenção ao tamanho da forma. No meu caso a sorte foi o papel vegetal que não deixou o bolo verter, pois usei uma forma pequena demais.]
Numa tigela grande juntei as farinhas, o sal, o fermento e o bicarbonato e mexi um pouco com uma colher. Reservei.
No copo da Bimby coloquei as nêsperas e piquei 2seg/vel5. Juntei o iogurte, o açúcar, o coco, o azeite e os ovos e programei 2min/vel6.
Pois fim juntei as farinhas e envolvi 5seg/vel3.
Deitei a massa na forma e levei a forno durante 50min [é melhor usar o teste do palito para ter a certeza que o bolo está cozido no centro. Usando uma forma de coroa o tempo é menor]

Bom fim de semana :D

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Almondegas recheadas com Mozzarella

Almondegas com queijo
Já não recordo exactamente de onde tirei a ideia, mas foi há alguns meses num blog onde vi uma receita em que alguém recheou as almôndegas com queijo. Já não me lembro se levava mais alguma coisa, pois foi só o queijo que me ficou na ideia, vá-se lá saber porquê ;P
Por isso resolvi experimentar e improvisar um pouco. 

Tinha um restinho de queijo de cabra e mozzarella no frigorifico que ficaram muito bem.

Fiz um pouco de pão ralado na Bimby. Naco de pão duro no copo, alguns golpes de turbo e depois alguns segundos na velocidade 9.

500gr de carne picada, geralmente uso mista, mas desta vez foi de porco. 

Temperei com um dente de alho picado, um raminho de salsa e coentro picados, sal e pimenta (atenção que se usarem queijo de cabra como eu não coloquem muito sal pois o queijo é salgado). Misturei tudo muito bem e deixei a repousar alguns minutos para a carne ganhar gosto.

Fiz bolinhas pequenas, abri cada uma, coloquei um pedacinho de queijo e voltei a fechar. Passei depois cada uma por pão ralado. E fritei-as num pouco de azeite.

Como pensei que fosse um pouco seco fiz um molho simples para acompanhar. Leite de coco e uma colher de maizena. Quando estava quase pronto juntei uma colher de sopa de queijo ralado (uma mistura de queijo da ilha com parmesão).

Legumes e massas foram a escolha para acompanhar as almondegas, mas também ficaria muito bem com uma batatinha frita :)

Bom apetite!

terça-feira, 22 de maio de 2012

Pão de ló (estupendo)

Caderno de receitas da mamã
Apetecia-me algo doce, mas não em demasia. E ao mesmo tempo que fosse fácil. Como não me apetecia ligar o computador à procura de algo na net, resolvi consultar o caderno de receitas da minha mamã. Há anos que não comia este pão de ló, mas assim que o provei recuei até à minha infância, a minha mãe fazia muitas vezes, e geralmente para ficar mais guloso recheava e cobria com creme de pasteleiro. Mas eu resolvi fazer apenas simples e mesmo assim parece querer desaparecer depressa. 

Mãe, o Pão de ló é mesmo estupendo :D

Aqui fica a receita da minha mãe:
Pão de ló estupendo
Pão de ló (estupendo)
[chávena de 200ml]

6 ovos
1 chávena de açúcar
meia chávena de farinha branca de neve
meia chávena de maizena

Ligamos o forno a 175º.
Separamos a gemas das claras (colocando as claras numa tigela grande). Batemos as claras quase em castelo, depois misturamos
Fatia de Pão de ló
o açúcar batendo para ficar quase em suspiro. Em seguida mexemos um pouco as gemas e deitamos a fio para dentro das claras batendo sempre. Depois usando apenas uma colher incorporamos as farinhas levemente para não tirar o ar à massa. Deitamos o preparado numa forma redonda grande, previamente untada e polvilhada.
Levamos ao forno durante 40 a 50 minutos consoante se queira húmido no centro ou não. Devemos usar o palito para nos certificarmos de que está no ponto.

Bom Apetite!

domingo, 20 de maio de 2012

Arroz de Polvo

Flores silvestres
E assim se acaba uma semana de férias, com um dia muito bem passado no campo, em casa de uns amigos. Teve direito até a um ramo de flores silvestres apanhado pela minha Sofia.

Bem vamos lá terminar este post pois tenho que ir dormir que amanhã em vez das 9/10 horas, que foi o horário de acordar nesta última semana, o despertador está para as 6 e meia :(


Para terminar bem o fim-de-semana o jantar foi este fantástico Arroz de Polvo feito na Bimby.

Arroz de Polvo
Já há muito tempo que não fazia arroz de Polvo cá em casa, e ontem na peixaria quando vi os polvos tão fresquinhos a olhar para mim, não hesitei.
Não gosto de cozer o polvo na Bimby, uso sempre a panela de pressão, mas em tudo o resto é uma ajuda fantástica. Aqui fica a receita tirada do livro de receitas essenciais da Bimby, com as anotações das alterações que fiz.



Arroz de Polvo

1 Polvo pequeno cozido
1 cebola
70gr azeite [acho muito usei 45gr]
2 dentes de alho
300gr tomate aos pedaços [usei 250gr tomate pelado]
350gr arroz agulha [usei 300gr arroz basmati]
Água q.b.
Sal, pimenta q.b.
Coentros q.b.

Colocamos o azeite no copo e 3min / varoma / vel 1 e meio;
Juntamos a cebola e os alhos e picamos 5seg / vel5. Depois o tomate 5seg / vel5 para picar um pouco e 5min / varoma / vel 1 e meio;
Juntamos o polvo cozido e cortado em pedaços. Temperamos de sal e pimenta e 7min / 100º / velocidade de colher inversa;
Adicionamos o arroz e depois usando a balança da Bimby colocamos a àgua de cozer o polvo e completamos com mais água até às 800gr e programamos 18min / 100º / velocidade de colher inversa;
Por fim salpicamos com coentro fresco ao servir.

Notas: 

* A meio da cozedura do arroz, devemos mexer com a espatula para soltar o arroz que está no fundo;
* Como coloquei menos arroz ficou pronto em 16min;
* Com esta quantidade de arroz ficou mesmo malandrinho. Se colocarem os 350gr da receita coloquem mais 100gr de água;
* Para termos mais ou menos cor no arroz de polvo devemos jogar com a quantidade de água de cozer o polvo a usar.


Uma boa semana para todos :)

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Brownie de Chocolate com Nozes

Brownie de chocolate com nozes
Acho que consegui criar o meu Brownie ideal. Depois de algumas experiências não totalmente satisfatórias. Consegui chegar às quantidades que para mim dão um Brownie com um sabor intenso a chocolate, e que nem é demasiado doce nem gorduroso. Fica húmido por dentro e crocante pelas nozes. Yami! :D

Como estava a fazer experiências as quantidades dão um brownie pequeno. Usei uma forma de 20x20cm.

Brownie de chocolate com nozes
Brownie de Chocolate com Nozes

100gr de chocolate negro 70%
125gr manteiga sem sal
150gr açúcar amarelo
3 colheres de sopa de cacau em pó
2 colheres de sopa de farinha para bolos com fermento
2 ovos
1 colher de sopa de café [se não tiverem café feito podem usar café solúvel, dissolvido num pouco de água]
Uma mão cheia de Nozes

Ligar o forno a 180º;
Coloquei o chocolate e a manteiga a amolecer no micro-ondas durante alguns segundos;
Com uma vara de arames bati os ovos com o açúcar. Juntei depois a manteiga com o chocolate derretido e mexi bem. Juntei o cacau e o café, mexi mais um pouco. Juntei a farinha e envolvi tudo muito bem. Fica uma massa que quase parece mousse.
Por fim juntei as nozes partidas grosseiramente e envolvi.
Coloquei na forma forrada com papel vegetal e levei ao forno durante 30min.
É melhor espetar um palito no centro para ter a certeza que está cozido. Está prefeito quando sair seco nas pontas mas ainda ligeiramente húmido no centro.

Divirtam-se!


quinta-feira, 17 de maio de 2012

Dia ideal para um Pic-Nic

Ontem o dia para nós estava demasiado quente para ir à praia, pelo menos à hora a que acordamos ;P De qualquer modo a praia estava cheia e o estacionamento lá perto era mentira.

Por isso para nós foi dia de ir fazer um Pic-Nic para Belém :)


O dia ali também estava muito quente (31graus) mas à sombra de uma árvore corria uma aragem fresca deliciosa. 

A Sofia pôde brincar com o pai e eu descansar e ler um pouco. Estou quase a acabar o quarto livro do "Game of Thrones", estou a gostar mais do que da série. Mas sei bem que transformar estes dois livros em série de tv não é nada uma tarefa fácil.

Dentro das mochilas levamos sandes mistas, bananas, morangos, folhadinhos de salsicha, bolo de laranja, brownie de chocolate, batatas fritas, coca-cola, ice tea e água :)
Mesmo não tendo exagerado nas quantidades ainda sobraram alguns dos doces.

Foi um dia bem passado! E hoje é outro dia de férias bem bom, por falar nisso já estamos a atrasar, tenho que ir... :D

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Bolo de Laranja (2)

Bolo de laranja
Resolvi fazer um bolinho fofinho para levar para o pic-nic. Experimentei outra receita de Bolo de laranja. 
Eu gosto muito da receita de Bolo de laranja da Bimby, mas queria algo diferente. E desta vez resolvi fazer o bolo do modo tradicional. Ficou muito bom mesmo. Têm que experimentar! É excelente para acompanhar uma chávena de café ou chá.
Faz um bolo pequeno. Por isso usei uma forma rectangular de 25x12cm. Se quiserem maior é só dobrar as quantidades.
Bolo de laranja
Bolo de Laranja


sumo e raspa de 1 laranja grande
3 ovos
125gr açúcar [se a laranja não for muito doce talvez seja melhor juntar mais 25gr de açúcar, no meu caso a laranja era bem docinha]
125gr farinha para bolos
meia colher de sobremesa de fermento para bolos
Bolo de laranja
Ligamos o forno a 180º;
Separamos as gemas das claras;
Batemos as claras em castelo (colocamos um grãozinho de sal para ajudar a fazer o castelo);
Batemos as gemas com o açúcar até ficar uma mistura esbranquiçada e só então juntamos a raspa e o sumo da laranja. Mexemos ligeiramente;
Com uma espátula vamos envolvendo a farinha/fermento, sem mexer. Por fim envolvemos muito levemente as claras em castelo;
Colocamos na forma forrada com papel vegetal, untada e polvilhada com farinha;
Levamos ao forno durante 40min;
Desenformamos ainda quente.

Bom apeteite!


terça-feira, 15 de maio de 2012

Bola de carne

Bola de carne
Aqui fica um Bola de Carne super rápida de fazer, ou a receita não fosse retirada da blogosfera brasileira. Se há  coisa que adoro na cozinha brasileira é a simplicidade. Esta como muitas outra é feita totalmente no liquidificador, cá em casa foi a Bimby que fez o serviço.
Como estou a organizar um pic-nic acho que a bola vai dar jeito :)




Bola de carne
(usei uma chávena de 250ml)

6 ovos
1 chávena de leite
Meia chávena de óleo
3 Chávenas de farinha
1 colher de chá de sal
2 colheres de chá de fermento em pó
2 chávenas cheias de enchidos (usei linguiça, farinheira, chouriço preto, fiambre, Bacon e frango)

Liguei o forno a 200º;
Untei o tabuleiro com azeite; [acho que teria sido melhor forrado com papel vegetal]
Coloquei os ovos e o óleo no copo da Bimby e 5min / vel 5;
Passei para a velocidade 4 e pelo bucal deitei o leite e depois fui juntando a farinha/fermento às colhereradas;
Por fim com uma espátula envolvi as carnes;
Coloquei no tabuleiro e levei ao forno durante 30min. 

Bom apetite!

domingo, 13 de maio de 2012

Pão Saloio

Esta receita de pão saloio vinha no livro de receitas da minha 2ª máquina de fazer pão. Como já tinha as minhas receitas habituais, nunca tinha sequer lido as que vêm neste livrinho. Estou a descobrir agora que são diferente do anterior e que talvez mereçam a pena experimentar.
Este pãozinho cheiroso e quentinho foi hoje o elemento principal do nosso pequeno almoço.
Um bom domingo a todos e aproveitem o calor para sair e passear.

Pão Saloio

300ml leite
1,5 C.chá de sal (usei 10gr)
2 ovos (bem batidos)
1,5 C.sopa manteiga/margarina (usei 25gr)
520gr farinha T65
1 C.sopa açúcar
1 pacote fermento seco (usei 5gr)

Colocar os ingredientes pela ordem indicada. Sem esquecer de bater os ovos antes de os colocar na máquina e amolecer a manteiga (vão ver que o resultado é muito melhor).
Usei o programa normal para um pão de 1kg, e mandei tostar bem :)

Ficou muito fofo e saboroso.

Bom apetite!

sábado, 12 de maio de 2012

Leite Creme

Leite creme
Finalmente estou de férias, é só uma semana mas vai dar para descansar e dormir mais um pouco. Aqui o blog vai continuar a funcionar. Vou ter mais tempo para brincar na cozinha ;P

Aqui fica uma sugestão para o fim de semana, um doce fácil, rápido e muito bom. Pelo menos na Bimby é fácil e rápido ;D




Leite Creme

1 litro de leite meio-gordo
6 gemas de ovo M
160gr açúcar
50gr de Maizena (se gostarem dele liquido 40gr)
casca de 1 limão (só parte amarela)
1 pau de canela
canela em pó para polvilhar (só porque não gosto de leite creme queimado)

Leite creme
Colocamos no copo o leite, as gemas, o açúcar e a Maizena. 15seg /vel 4;
Adicionamos a casca de limão e o pau de canela e programamos 12min / 90º / velocidade 2 inversa;
Retiramos a casca e o pau de canela e colocamos em tacinhas ou numa travessa.
Polvilhamos com canela, ou então se gostarem podem polvilhar com açúcar e queimar com um maçarico/ferro.

Deu para 3 taças grandes (as da imagem) e 6 taças mais pequenas.

Bom fim de semana!

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Mini Palmiers

Mini palmiers
O prometido é devido :)
Na quarta feira lá no infantário da Sofia comentaram alguns dos posts de coisas boas que tenho colocado por aqui e eu disse que andava para cá por uns mini palmiers que tinha experimentado fazer e que ficaram muito bons. E que quando os voltasse a fazer levaria alguns para elas experimentarem. Pois é hoje :)  E como fiz muitos ainda dá para levar também lá para os meus colegas e comemorar que é Sexta-feira... Yeah!


Mimo
A técnica, e o como se faz (que nunca pensei ser tão fácil) foi retirada do Blog do Diogo, "A culpa é das bolachas!". Aconselho a visitarem, pois o rapaz é fantástico, tem mesmo dom!

As minhas fotos não são tão boas como as dele, por isso se tiverem dúvidas de como fazer, cliquem no link e vão ter direitinhos à receita dos Palmiers de chocolate do Diogo.

Os meus Palmiers a que chamei de mini, são pequeninos e são simples.

Mini Palmiers
(+/- 100 unidades)

Usei uma embalagem de 6 rectângulos de massa folhada "Bimbo"
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de canela em pó

Numa tigela misturei o açúcar com a canela. [Quem for mais guloso pode juntar mais uma colher de açúcar, ou então fazer como eu fiz na segunda fornada. Antes de levar ao forno polvilhei com um pouco de açúcar. Os Palimiers ficam mais caramelizados.]

Estendi uma das placas de massa e passei com o rolo para ficar um pouco mais fina. Polvilhei com a mistura de açúcar e canela, calquei com as mãos e dobrei cada um dos lados, como podem ver na imagem. Polvilhei mais um pouco, calcando, e voltei a dobrar. E mais uma vez a unir as pontas
Como fazer mini palmiers Como fazer mini palmiers Como fazer mini palmiers

Reservei. E repeti o processo com as outras 5 placas de massa folhada.
Liguei o forno a 200º.
Enquanto o forno aquecia cortei cada tira grande em tirinhas com perto de meio centímetro. Sem contar com as extremidades, cada tira grande dá mais ou menos 17 palmiers. E coloquei num tabuleiro forrado com papel vegetal. Foram necessárias duas fornadas.
Com o forno já quente coloquei o tabuleiro e deixei 10 minutos, é o suficiente para ficarem dourados. Retirei para arrefecerem e coloquei a restante massa no tabuleiro e mais 10 minutos. Como achei que os anteriores estavam um pouco dietéticos :P polvilhei estes últimos com açúcar antes de irem ao forno. Ficaram mais gulosos.


Palmiers antes de ir ao forno

Depois destes fiquei com um monte de ideias fixes para rechear e fazer mais. Se funcionar eu dou noticias ;D 

Fiquem bem!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Iogurtes de Leite condensado

Iogurte de leite condensado
Aqui ficam os iogurtes cá de casa esta semana. São uma verdadeira delicia, e a opinião até agora é de que superam os de chocolate ;P

Iogurtes de Leite condensado

1litro de leite (desta vez usei leite gordo, ficou mais consistente)
2 colheres de sopa de leite em pó
1 lata de leite condensado (só tinha magro, mas resultou muito bem)
3 colheres de sopa de açúcar
120gr de iogurte natural (usei iogurte grego natural do Lidl, fica mais cremoso)

Iogurte de leite condensado
No copo da Bimby coloquei o leite, o leite em pó e o leite condensado e 5seg / vel6 e  5min / 50º / vel4.
Deixamos a temperatura descer para os 37º e juntamos o iogurte. Misturamos 15seg / vel5.
Deitamos a mistura nos copos, previamente esterilizados, e levamos à iogurteira durante 10 horas. Retiramos e sem arrefecer tapamos e colocamos no frigorífico durante pelo menos 6 horas antes de consumir. Eu costumo deixar na iogurteira durante a noite e na manhã seguinte coloco-os no frigorífico. No fim do dia quando chegamos a casa já os podemos comer :)

Bom apetite!

terça-feira, 8 de maio de 2012

Lasanha de Carne

Lasanha de carne
Esta foi a escolha para o almoço do dia da mãe. Um tabuleiro bem grande de lasanha de carne, acompanhada por uma salada mista. Ainda pensei em experimentar a lasanha de frango com espinafre, mas tenho uma irmão alérgico ao verde :P

A receita foi retirada do livro de receitas essenciais da Bimby.

Lasanha de carne

Ingredientes para a lasanha
pão ralado
120gr queijo ralado
100gr cebola
2 dentes alho
130gr cenoura
120gr cogumelos (uma lata pequena)
500gr tomate/polpa (usei tomate pelado)
35gr azeite
500gr carne picada (usei metade de bovino e metade de porco)
1 folha de louro
2 caldos de carne ou sal (usei apenas 1 caldo knorr básico)
50gr vinho branco ou água (usei vinho)
pimenta e oregãos q.b. (só coloquei pimenta)
1 caixa de lasanha 

Lasanha antes de ir ao fornoIngredientes para o béchamel
750gr leite
75gr farinha
40 manteiga
sal, pimenta e noz-moscada q.b.

Coloquei alguns nacos de queijo no copo e dei alguns toques de turbo para ralar. Reservei;
Coloquei um pouco de pão duro e novamente alguns toques de turbo, depois juntei um ramo de salsa e alguns segundos na velocidade 9. Reservei;

No copo colocamos a cebola, o alho e os cogumelos e picamos 5seg / vel5;
Juntamos o tomate e 15seg / vel7. Juntamos o azeite e refogamos 7min / 100º / vel2;
Adicionamos a carne, o louro, o caldo, o vinho, os temperos e envolvemos tudo muito bem com a espátula e programamos 10min / 100º /velocidade colher inversa;
Colocamos num tabuleiro/pirex um pouco de bolonhesa e a seguir uma camada de placas de lasanha. Repetimos o processo até acabar a bolonhesa, mas só colocamos a última camada de placas de lasanha quando o bechámel estiver pronto;
Pré-aquecemos o forno a 180º;
Sem lavar o copo colocamos todos os ingredientes do bechámel e programamos 8min / 90º / vel4;
Colocamos a última camada de placas de lasanha e cobrimos com o molho bechámel;
Polvilhamos com o queijo e o pão ralado alternadamente, e levamos ao forno durante +/- 30 minutos e depois gratinamos até ficar douradinho.

Bom apetite!

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Folhados de Salsicha

Folhado de salsicha
Esta foi a entrada que servi cá em casa ontem e que todos adoraram, e sei que vou repetir, pois não custa nada e é muito bom.
A ideia vem da fabulosa Nigella Lawson. No Sábado enquanto andava às compras no hiper, passei pela zona dos livros e fiquei presa a um dos livros da Nigella, ao folhear deparei-me com uma ideia para uns canapés super fáceis de fazer. Adaptei aos ingredientes que tinha e este foi o resultado. A receita que deixo aqui dá para 15 canapés.


Folhadinhos de salsicha
(para 15 folhadinhos)

3 placas de massa folhada (usei os quadrados de massa folhada da Bimbo)
3 Salsichas tipo alemã (usei uma embalagem de 3 salsichas)
Mostarda para barrar (usei a mostarda com mangericão do IKEA)
Queijo para polvilhar

Aqueci o forno a 200º;
A massa estava descongelada, pronta a usar. Barrei uma placa de massa folhada com mostarda. Coloquei de um lado uma salsicha e enrolei na massa.
Cortei em 5 bocados que coloquei num tabuleiro forrado com papel vegetal. Repeti o processo para as outras placas e salsichas, e quando já estavam todos os pedacinhos no tabuleiro, pincelei um pouco mais por cima com mostarda e polvilhei com queijo ralado.
Levei ao forno durante +/- 30 minutos. E está pronto a ir à mesa ;P

Divirtam-se a cozinhar!

domingo, 6 de maio de 2012

Dia da Mãe

Feliz dia da mãe a todas as mamãs que por aqui passam :)

Ela pode dar-me cabo do juízo, mas... eu adoro-a! 


sexta-feira, 4 de maio de 2012

Pão com chouriço (No-knead Bread)

Há bastante tempo que não fazia pão com chouriço, mas esta semana uma amiga do Vitor que explorava o blog ficou triste pois não encontrou nenhuma receita de pão com chouriço.
Esta não é a receita tradicional de pão com chouriço (essa fica para outra altura), mas não fica nada trás antes pelo contrário, ficaram uma delicia sem ter grande trabalho. Até a Sofia comeu (embora me dê o chouriço a mim pois não gosta). Margarida, esta é para ti :)

Pão com chouriço

* Desta vez usei a massa do No-Knead Bread
Deixei a massa a levedar antes de ir para o trabalho, e agora quando cheguei estava pronta para moldar. {Podem também deixar a levedar durante a noite para surpreender na manhã seguinte :)}
Foi só polvilhar uma superfície com farinha de trigo, polvilhar a massa e dobrar tal como quando fazemos o pão. Depois dividi a massa 6 bolinhas iguais. Com as mãos (com rolo ia retirar o ar da massa, que ficava depois mais dura), estendi cada uma das bolinhas num rectângulo e alinhei 3 rodelas fininhas de chouriço. Dobrei a massa sobre o chouriço para tapar e coloquei num tabuleiro forrado com papel vegetal e polvilhado com farinha. Quando terminei os 6 pães coloquei no forno 15 minutos a 50º, para crescer um pouco. Retirei então o tabuleiro, fiz alguns cortes no pão subi a temperatura do forno para os 250º e assim que atingiu a temperatura, coloquei o tabuleiro durante 20 minutos. E já está!

Bom apetite! e Bom fim de semana a todos :D