quinta-feira, 26 de julho de 2012

Rojões com Castanhas na Bimby

Nunca tinha feito rojões, mas depois de ver o post de ontem do blog "Pão Saloio", achei que era fácil e uma excelente ideia para o jantar. Só que não tinha todos os ingredientes e então resolvi inventar um pouco. O resultado foi muito bom embora uma versão mais light que o original, pois a banha era um dos ingredientes em falta.
Fica aqui a receita que acompanhei com arroz basmati e uma salada de alface, tomate e mozarella.
As quantidades dão para três bons garfos ou 4 que não repetem :)
A Bimby foi um grande ajuda, pois fez o trabalho todo e eu consegui sentar-te um pouco a ler :D

Rojões com castanhas

Uma embalagem de rojões (+/- 500gr)
240gr castanhas congeladas
1 colher de chá de massa de alho
1 colher de chá de massa de pimentão
1 cálice de vinho tinto
1 cálice de água
1 folha de louro
90gr Becel
Folhas de mangericão pois não tinha coentros ;P

Numa tigela coloquei a carne, a massa de alho e pimentão, o vinho tinto e a folha de louro. Misturei bem e deixei repousar durante 20 minutos.
Depois com a borboleta no copo da Bimby, coloquei a água, a becel e dividi a carne e a marinada pelos dois lados da borboleta. Coloquei a varoma com as castanhas congeladas e programei 20min / varoma / vel.colher inversa.
Quando terminou coloquei numa tigela juntamente com as castanhas e misturei com uma colher para as castanhas ganharem o gosto da carne. Polvilhei com mangericão picado.

A salada de alface, rúcula, tomate cherry (da horta de varanda), e um pouco de mozarella fresca deram um toque de frescura ao jantar :D


Boa noite, fiquem bem!
  

domingo, 22 de julho de 2012

A Sofia a decorar bolos :)

A Sofia andou a semana toda a pedir-me para fazer um bolo para ela decorar. Queria um bolo para fazer bonecos. E quando me viu na sexta-feira com uns cortadores novos não se calou mais e só pensava em experimenta-los. Por isso esta tarde resolvi fazer-lhe a vontade. E enquanto ela dormia a sesta fiz massa de bolo de chocolate para ela ter um bolo para se divertir.
Bolo de chocolate simples

Bolo chocolate simples

100gr tabelete chocolate negro
100gr leite
200gr Açúcar
3 ovos inteiros
125gr farinha para bolos
50gr manteiga
1 colher café fermento

Derreti o chocolate com o leite no micro-ondas; Entretanto bati a manteiga com 
Pasta de açúcar
o açúcar. Juntei os ovos um a um batendo sempre. Por fim juntei o leite com chocolate e envolvi a farinha/fermento.
Coloquei um pouco numa forma de 10cm (bolo para a Sofia decorar) e o restante numa rectangular.
Fiz um recheio com algumas colheres de leite condensado, chocolate em pó e manteiga, que levei a engrossar um pouco ao lume.

Deixei o bolo arrefecer, cortei-o em 4 camadas, recheei e cobri com o leite condensado. Deixei meia-hora no frigorífico antes de cobrir com a pasta de açúcar. Quando estava a cobrir com a pasta de açúcar branca a Sofia acordou e apartir dali a decoração ficou por conta dela. Eu apenas ia pincelando com água para colar as borboletas, estrelas, bolas, flores e outras coisas estranhas ;P 
Aqui ficam algumas fotos da diversão desta tarde...

Figuras em pasta de açúcar Cortadores pasta de açúcar

Bolo decorado pela sofia Bolo decorado pela sofia Bolo decorado pela sofia




















Fiquem Bem!

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Tarte Pastel de Nata

Tarte Pastel de Nata
O prometido é devido! E ontem quando recebi o email do Eduardo a avisar da vinda a Lisboa já sabia que tinha que preparar algo doce :)

Ele gosta de comer todas as tardes uma "Nata", por isso nada melhor que uma "Nata gigante" ;P

Eu tinha uma receita da Bimby, mas num forum encontrei esta receita que já tinha sido feita por várias doceiras e de que falavam muito bem, por isso resolvi fazer e o resultado foi muito bom. Fácil, rápida de fazer e o mais importante o Eduardo e o resto do pessoal lá na empresa adoraram. Quem quiser experimentar aqui fica a receita para fazerem com Bimby ou sem Bimby :D

Tarte Pastel de Nata

Um rolo de Massa folhada fresca
750gr de Leite
6 ovos grandes inteiros
2 gemas
60gr de Maizena
300gr de Açúcar
Casca de 1 limão
2 paus de canela
Canela em pó para polvilhar

Ligamos o forno a 200º.
Forramos uma tarteira de fundo amovível com a massa folhada, usando o papel que enrola a massa, para evitar ter de untar a tarteira. E picamos o fundo com um garfo. Se a massa folhada não for bem redonda, com a minha que era oval, dobramos o excesso para dentro. (ver foto abaixo)

[Com a Bimby:
No copo colocamos tudo menos a casca de limão e o pau de canela. E 15seg / vel 4. Encaixamos a borboleta na lamina. Juntamos a casca de limão e o pau de canela. Programamos 18min / 90º /vel 1 1/2.]

[Sem a Bimby:
Numa tigela colocamos os ovos, as gemas e o açúcar e batemos com a batedeira. Juntamos a maizena batendo sempre e por fim o leite.
Deitamos o preparado num tacho. Juntamos a casca de limão e o pau de canela e levamos ao lume a engrossar um pouco.]

Deitamos o creme sobre a massa folhada e levamos ao forno durante cerca de 30 minutos. Ou até queimar ao nosso gosto. Devemos colocar a tarteira na prateleira mais baixa do forno.
Já fria polvilhei com canela em pó.

Nota: Como é para encher até cima, e para não entornar o creme, convém deitar o creme já com a tarteira na prateleira do forno. Pelo menos eu não tenho muito equilibrio e estava quase a entornar :P

Bom Apetite!

Forrar a tarteira Tarte acabada de sair do forno

(editado a 20/07/12 para acrescentar a canela em pó que me tinha esquecido)

domingo, 15 de julho de 2012

Mini-Donuts de Iogurte Grego

Mini-Donuts de Iogurte grego
Bom dia a todos!

Ontem comprei no Lidl uma máquina de fazer mini-Donuts. Por 15€ achei que valia a pena. Sabia que não iria ser igual ao original, mas sempre era mais saudável e rápido de fazer.

O livro que acompanha a máquina trás 3 receitas, mas sinceramente nenhuma me agradou e fazia muitos Donuts (50), e eu queria apenas experimentar.

Fui ao blog da Gasparzinha e encontrei uma receita que experimentei mas que sinceramente não me convenceu. Hoje acordei cedo e resolvi fazer uma busca na net. Não encontrei nenhuma que realmente me deixa-se entusiasmada, por isso resolvi arriscar e misturar duas receitas que encontrei. Gostei da massa, ficou muito boa. Já a cobertura com calda de açúcar é que realmente não me convenceu e acho que para a próxima vou apenas polvilhar com uma mistura de açúcar em pó, canela e cacau.

Mini-Donuts de iogurte grego

135gr de Farinha de trigo
75gr de açúcar
2 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de café bicarbonato sódio
Meia colher de café de sal fino
1 Ovo grande
1 Iogurte grego natural
1 colher de sopa de leite
1 colher e meia de sopa de óleo
1 colher de chá de extracto de baunilha

-> Usando a Bimby, colocamos todos os ingredientes e 1min / Vel4.
-> Usando a batedeira, batemos todos os ingredientes até ficar uma massa uniforme.

Ligamos a máquina e pincelamos cada cavidade com óleo.
Fechamos a máquina e ligamos à corrente.
Quando acender a luz verde, abrimos a máquina e colocamos uma colher de sopa, mal cheia, de massa em cada rodela (não se preocupem se taparem o centro, só não encham demasiado pois a massa vai crescer bastante). Tapem e deixem 5 minutos.
Abram e retirem com cuidado cada donut.
Coloquem mais uma colher de sopa em cada cavidade e tapem. Apartir da segunda vez deixem apenas 4 minutos pois a massa já está bem quente e é suficiente para ficarem bem dourados.
Eu consegui 30 Donuts com esta quantidade de massa.

Com os Donuts ainda quente cubram ao vosso gosto.

Deixo-vos ainda algumas fotos das minhas aventuras com os donuts. Ontem usei um bico de pasteleiro para colocar a massa na máquina, mas hoje cheguei à conclusão que não valia apena, a colher é mais prática já que não importa ter uma rodela perfeita no inicio.

Mini-Donuts Mini-Donuts

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Horta de varanda - Julho

Tomateiro cherry
Mesmo com os ventos fortes que quase o derrubaram, levando quase todas as suas folhas, o meu Tomateiro Cherry está carregado de cachos de tomate. Os primeiros estão finalmente a ficar maduros e hoje calhou mesmo bem pois já não tinha tomate para a salada :)

Apenas 3 estavam madurinhos para apanhar. E de qualquer modo a salada também é pouca,  apenas para nós dois acompanharmos umas fatias de carne assada que estou a fazer.
Embora neste momento já não me pareça que vá chegar ao jantar, pois como começamos a experimentar para saber se era bom, já não resta muito LOL
Mas assim já vos posso garantir que são 5*. Não são nada ácidos, pelo contrario. Parecem algo doces :D

De resto a horta está um pouco estagnada. O coentro está a dar semente, a salsa já quase não existe, tenho que pensar em replantar. Os morangueiros lá vão dando um morango por semana LOL (dizem que no primeiro ano é normal, mas pelo menos de cada vez que nasce um, cresce mais que o anterior). A framboesa já deu umas 8/9 framboesas e tem mais algumas a amadurecer, mas são muito acidas (acho que não gosta do vento, do tempo encoberto e da falta de calor). A hortelã, está fantástica, o loureiro meio tapado pelo tomateiro lá vai crescendo. O pimento e o orégão da Sofia não parecem querer crescer mas estão verdinhos.

Bom fim de semana, agora tenho que ir ver a carne assada :D 



quinta-feira, 12 de julho de 2012

Enroladinhos para quem não tem Bimby

Todas as receitas de massas que coloco aqui feitas na Bimby podem ser feitas manualmente, usando um robot de cozinha ou a maquina do pão e ficam igualmente bem. A Bimby é apenas o meu robot de cozinha :)

No caso desta massa para os Enroladinhos. Manualmente ou na máquina do pão, basta aquecer ligeiramente no micro-ondas o leite, com a água, o açúcar e a manteiga. Retiramos e quando morno adicionamos o fermento para desfazer e incorporar.

Manualmente: Colocamos a farinha e o sal numa tigela bem grande, fazemos uma covinha e vamos deitando o liquido. Batemos bem e deixamos levedar tapado com película durante uma hora ou até dobrar.

Máquina-do-pão: Colocamos os líquidos ainda mornos e depois a farinha e o sal. Usamos o programa Amassar. E quando terminar está pronta a tender.

Espero ter ajudado.
Bom dia todos :)

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Enroladinhos de coisas boas

Enroladinhos doces e salgados
E em Julho, mês da praia no infantário, não podia deixar de haver Enroladinhos de queijo e fiambre para a Sofia levar como merenda.
Vi o ano passado esta receita no Blog da Gasparzinha, o "No soup for you", e como a Sofia gostou, já a repeti várias vezes. Desta vez apenas resolvi criar uma maior diversidade de sabores neste enroladinhos.
A massa é um género de brioche, que resolvi rechear de 4 maneiras diferente. 8 com queijo e fiambre, 8 com queijo e salsicha, 8 com creme de pasteleiro, 8 com Nutela. 
São óptimos também porque depois de frios posso congelar alguns, e todas as manhã descongelo um no micro-ondas e ele fica tal como acabado de sair do forno.

Enroladinhos de coisas boas

Para a massa:
115gr leite
90gr de água
70gr de açúcar
20gr fermento padeiro fresco
70gr manteiga sem sal
Meia colher de chá de sal
450gr de farinha

Para o recheio:
Algumas fatias de queijo
Algumas salsichas de frango pequeninas
Algumas fatias de paio
creme de pasteleiro (tinha sobras do bolo de aniversário do fim de semana)
Nutela


Para fazer a massa a Bimby dá uma grande ajuda:)
No copo colocamos o leite, a agua, o açúcar, a manteiga amolecida e o fermento. Programamos 2min / 37º / vel2.
Juntamos depois a farinha e o sal e misturamos 15seg / vel5 e depois mais 2min em velocidade espiga.

Retirei então da Bimby e coloquei numa tigela bem grande. Cobri com película e um pano da loiça. Deixei crescer até dobrar (Coloquei perto da janela a apanhar o sol do fim do dia e uma hora foi suficiente).


Colocamos então a massa sobre uma superfície enfarinhada e cortamos em 4 partes iguais. Cada uma delas devemos estender com um rolo formando um circulo (não precisa de ser um circulo perfeito depois de enrolado ninguém da conta hehe).
>Cortamos cada circulo em 8 partes iguais (tipo para fazer croissant), e colocamos um pouco de recheio em cada um dos lados mais largos do triângulo (como na imagem). Dobramos as pontas para dentro e começamos a enrolar até ao centro.
Vamos colocando num tabuleiro forrado com papel vegetal e pincelando com leite. 
Levei ao forno 16 de cada vez a 180º durante uns 20min (até verem que estão coradinhos).
Enroladinhos de queijo e paioEnroladinhos de queijo e salsicha
Enroladinhos de creme de pasteleiro Enroladinhos de Nutela

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Bolo de Claras com recheio de Creme de Pasteleiro

O prometido é devido! 
Por isso deixo aqui hoje a receita do Bolo de Claras que fiz para o aniversario da minha Sogra e que recheei depois com creme de pasteleiro. Foi a escolha certa. Ficou um bolo bem fofo e húmido por causa do creme. Não é muito doce o que ajuda quando se cobre o bolo com pasta de açúcar.
O Bolo de claras é bom para aproveitar as claras depois de fazer leite creme ou se temos claras congeladas (era o meu caso :P)

Bolo de Claras

6 Claras de ovo
1 pitada de sal
110gr manteiga sem sal
300 gr Açúcar
1 colher de sopa de canela em pó
350gr farinha para bolos
1 colher de chá fermento em pó
200ml leite
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de limão

Liguei o forno a 180º e untei e polvilhei uma forma redonda de 22cm.
Numa tigela coloquei as claras com o sal e bati em castelo.Reservei.
Noutra tigela, bati a manteiga com o açúcar. Juntei a canela e depois alternadamente a farinha/fermento com o leite. Batendo sempre. Depois juntei o azeite e o sumo de limão.
Sem bater envolvi as claras em castelo na massa.
Coloquei na forma e levei ao forno durante 1 hora. De forno para forno o tempo de cozedura pode variar, por isso é sempre bom usar o teste do palito, para ter a certeza que o bolo está seco no centro.

Retirei o bolo do forno e deixei sobre uma grade para arrefecer na totalidade antes de rechear.

Enquanto o bolo estava no forno fiz o creme. Ou melhor a Bimby é que teve o trabalho todo :D A receita vem no livro de receitas essenciais.

Creme de Pasteleiro

70gr açúcar
Um pouco de casca de laranja e limão (só a parte amarela)
1 ovo
1 gema de ovo
1colher de sopa açúcar baunilhado (como não tinha, usei uma colher de chá de essência de baunilha)
300gr leite
25gr licor (não usei)
15gr Amido de milho (usei Maizena)

Deitei no copo da Bimby o açúcar e pulverizei 10seg/vel9;
Juntei as cascas de limão e laranja e mais 15seg/vel9. Baixei o que ficou nas paredes do copo e  5seg/vel9;
Juntei os restantes ingredientes e  programei 6min/90º/vel4.

Quando terminou deitei numa tigela para arrefecer, tapado com película aderente. Deixei durante uma meia hora e depois levei ao frigorífico até usar no bolo.

Com o bolo já frio cortei o topo para o bolo ficar liso e direito. Cortei depois ao meio, abri e deitei metade do recheio. Tapei e cobri todo o bolo com o restante creme.
Depois foi só colocar a camada bem fininha de pasta de açúcar e divertir-me a decorar :D
Ainda não foi desta que fiz um bolo com bonecos, por enquanto só ando a treinar com a plasticina da Sofia hehe.


Boa noite a todos!

domingo, 8 de julho de 2012

Parabéns Sogrinha :D

Aniversário da sogrinha
Hoje foi a festa de aniversário da minha Sogra e claro que não podia faltar um bolinho de aniversário todo catita ;P

Ainda não foi desta que saiu um bolinho com bonecos, pois ela não é lá muito de bonecos. Por isso mesmo achei melhor algo mais simples, mas com muita cor :)

Desculpem-me mas agora não vou ter tempo para deixar aqui a receita do bolo. Mas prometo que amanhã volto para contar tudo. Só vos digo que era um Bolo de Claras, recheado e coberto com creme de pasteleiro e decorado com pasta de açúcar. Uma delicia e muito leve.


Bons sonhos :D


Bolo decorado Bolo decorado

sábado, 7 de julho de 2012

Arroz de frango à moda da minha mãe

Arroz de frango
Já andava à muito tempo para publicar aqui esta receita que a minha mãe fazia quando eu era pequena. Talvez por ser económica, prática e muito saborosa, eram um dos pratos com mais saída.
Eu faço muito cá em casa pois todos aqui gostam, o problema é que me esquecia sempre de tirar uma foto para por aqui. Desta vez lembrei-me e tirei a foto com tacho e tudo LOL



Arroz de frango

Uma embalagem com 6 perninhas de frango
1 cebola pequena picada
2 tomates chucha pelados
2 cenouras médias cortadas em rodelas
1/4 de chouriço cortado em rodelas
3 pés de salsa
1 chávena de arroz Basmati
Azeite, sal, pimenta e água q.b.

Lavei bem o frango e reservei.
Num tacho coloquei a cebola a alourar no azeite. Juntei depois as rodelas de chouriço, o tomate cortado em cubos e as cenouras às rodelas. Por fim juntei o frango e a salsa (folhas com um pouco de pé).
Temperei a gosto e cobri com água bem quente para acelerar. Tapei o tacho e deixei cozinhar durante vinte minutos.
Com o frango praticamente cozido, juntei o arroz e mais um pouco de água quente para compensar o que evaporou na primeira fase. Retifiquei o sal e deixei cozinhar 12 minutos. Desliguei e deixei estar tapado mais 15 minutos antes de servir.

Notas do que faço diferente da minha mãe:
* Eu usei pernas, porque gosto mais, mas na realidade quando a minha mãe fazia era com um frango inteiro em pedaços. Só que aqui somos 2 e meio a comer e desta vez não queria ficar com sobras;
* Não gosto de comer a pele, mas é ela que vai dar sabor e alguma gordura ao caldo. Quem quer um arroz mais light pode retirar a pele, mas garanto que não será o mesmo;
* A minha mãe costumava passar o tomate no passe-vite, pois o meu irmão e o meu pai não gostavam de encontrar pedaços de tomate. 
* A minha mãe não usa Basmati... sempre foi mais Carolino :)  

Bom Apetite!

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Bolo de Sour Cream com Cacau

Bolo de sour cream e cacau
Hoje foi dia de fazer uma surpresa aos meus colegas lá na empresa e levar algo doce.

Peguei numa receita de Sour Cream Cake da Donna Hay. E com os ingredientes que tinha disponíveis, inventei este bolo. Como no final estava pouco doce resolvi rechea-lo com creme de queijo e a metade que levei para a empresa levou também uma cobertura fina de creme. 



Bolo de Sour cream e Cacau

225gr Manteiga/Margarina (usei Becel)
330gr Açucar (para os mais gulosos 360gr)
1 colher de chá de extracto de baunilha
6 ovos
250gr Sour cream (usei 150gr de Sour cream e 100gr de Iogurte Grego natural)
350gr Farinha para Bolos
50gr Cacau em pó
1 colher de chá de fermento

Pré-aqueci o forno a 170º.
Forrei uma forma de 22x35 com papel vegetal. Untei o papel e polvilhei com cacau em pó (peneirado).
Bati bem a manteiga com o açúcar e o extracto de baunilha. Sem parar de bater juntei os ovos um a um.
Numa tigela peneirei a farinha, o fermento e o cacau. E juntei à mistura anterior alternando com o Sour cream e o Iogurte grego.
Coloquei na forma e levei ao forno durante quase uma hora. Quando fizer 50 minutos devemos espetar um palito, se sair seco está pronto.

Colocamos o bolo sobre uma grade para arrefecer por completo antes de rechear ou cobrir.
Fatia de bolo de sour cream e cacau Bolo coberto para levar para a empresa













Para o recheio e cobertura:

250gr Queijo Mascarpone
6 colheres de sopa de leite condensado
2 colheres de sopa de sumo de limão

Bati/misturei bem os ingredientes com uma colher até sentir uma mistura homogenea.

Com o bolo já frio, aparei os lados para ficar com um rectangulo perfeito. Cortei o bolo na horizontal, separei as duas metades e cobri uma parte com metade do creme. Voltei a fechar o bolo.

Aqui podemos fazer duas coisas:
*Cortar o bolo ao meio, ficando com dois bolos quadrados recheados. Cobrir um deles e colocar o outro por cima. Ficando assim com um bolo de 4 camadas. Onde podemos ainda colocar cobertura.
*Ou o que eu fiz. Cortar o bolo ao meio ficando com dois bolos quadrados. Um ficou aqui em casa, apenas recheado. E o outro, cobri com o recheio que sobrou e levei para a empresa :D

As opiniões foram boas, só houve um guloso que achou que faltava açúcar ;P

Fiquem bem!

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Carbonara com salsicha fresca

Carbonara de salsicha fresca
Eu sei que a Carbonara não é suposto levar carne além de alguns cubos de bacon. Mas resolvi inventar. Tinha estado a ver um episódio do   Kitchen Boss onde o Buddy fazia uma Carbonara. Como tinha algumas salsichas frescas a descongelar e me apetecia algo diferente resolvi fazer esta massa deliciosa que agradou a todos cá em casa. E ficamos com vontade de repetir :D



Carbonara com salsicha fresca

Massa Tagliateli cozida para 3 (fiz com cerca de 8 ninhos)
Uma cebola pequena cortada em cubos fininhos 
2 dentes de alho picados 
3 salsichas frescas sem a pele 
3 ovos 
1 chávena de queijo parmesão ralado 
Azeite, pimenta preta e parmesão q.b. 

Numa frigideira com azeite coloquei a cebola, o alho e deixei alourar um pouco. Depois juntei a salsicha e salteei até ficar bem douradinha e até um pouco tostada. 

Numa tigela grande para servir coloquei os 3 ovos e o queijo parmesão, e misturei bem. Temperei a gosto com pimenta preta. Escorri a massa que acabei de cozer al-dente e coloquei na tigela, mexendo sempre para cozinhar lentamente os ovos. Misturei por fim a salsicha, polvilhei com parmesão e servi de imediato.

Experimentem que não se vão arrepender :D