Já só falta um dia para entrar de férias :)
E mesmo com o cansaço acumulado que me deixa com pouca vontade de estar na cozinha resolvi fazer um jantar diferente hoje. Tudo porque tinha duas postas de salmão, que grelhadas não davam para nós os três. Uma lasanha é sempre algo que agrada cá em casa e juntando legumes melhor ainda.
Ficou muito bom!
Lasanha de Salmão e Espinafre
2 posta de salmão (+/- 300gr)
400gr de espinafre fresco salteado em alho, sal e azeite (pode ser substituído por esparregado, mas na minha opinião não fica tão bom)
250gr de ricota
200ml de natas
6/7 placas de lasanha
mistura de queijos ralado (mozzarella, edam e emental) q.b.
sal e pimenta q.b.
Temperei as postas de salmão com sal e grelhei-o ligeiramente na chapa (apenas uns 2 minutos de cada lado para não secar o peixe).
Coloquei uma panela ao lume com água e deixei ferver.
Numa tigela misturei a ricota com as natas e temperei a gosto com sal e pimenta.
Liguei o forno nos 180º.
Untei com azeite um pirex quadrado.
Deitei duas placas de lasanha na água a ferver retirando de seguida e colocando-as no fundo do pirex. Cobri com o espinafre salteado (o espinafre liberta muita água enquanto salteia, não se usa a água na lasanha).
Sobre o espinafre deitei 4 colheres de sopa de queijo/natas. Coloquei mais duas placas de lasanha (após passarem pela água a ferver) e cobri com o salmão em lascas. Deitei mais 4 colheres de queijo/natas e coloquei mais 3 placas de lasanha (o meu pirex não é direito e em cima ficava melhor com 3 placas :) )
Cobri toda a superfície com o molho de queijo e natas e polvilhei com a mistura de queijos ralados.
Levei ao forno durante 30min, e uns minutos mais para ficar tostadinho.
Notas: Não é extremamente necessário passar as placas por água a ferver, mas ajuda, pois a massa vai ficar mais bem cozida, já que o tempo no forno não é muito longo; Atenção ao sal. Cada parte da lasanha vai ser temperada à parte logo devemos colocar muito pouco em cada, para o resultado final ficar perfeito.
Bom apetite!