domingo, 31 de março de 2013

Ovos coloridos para os folares

Ovos coloridos para os folares
Depois de ver os ovos coloridos dos folares da revista da Bimby deste mês fiquei com vontade de experimentar, e para os 4 pequenos folares que fiz tingi estes ovos.

Usei um pequeno púcaro com água até 3/4, algumas gotas de vinagre, e uma colher de café de corante alimentar em gel.

Para manter o ovo seguro usei uma vara de arames. Vi a imagem no Facebook e achei fantástica. E realmente resulta, com o ovo dentro dos arames ele não anda a saltar (evitando quebras), e mantêm-se no fundo.

A minha opinião em relação aos corantes alimentares é de que não fiquei 100% convencida. Não me agradou ao leva-los ao forno e a cor começasse a sair e tingir o folar também :(  Com corantes naturais isso não acontece.
Por isso da próxima vez vou seguir as dicas que estão no Blog da minha amiga Márcia. Ela explica como usando ervas aromáticas ou legumes se conseguem cores fantásticas :D

A receita para os folares é a mesma do ano passado, link aqui.

Fiquem bem!

sábado, 30 de março de 2013

Cesta de Papel para a Pascoa

Depois de passar a sexta-feira de cama, finalmente o antibiótico começa a fazer feito e eu volto aos meus planos para a Pascoa.

Claro que perdi um dia importante e os chocolates que tinha planeado fazer acabei por ter de comprar :(

No entanto esta manhã consegui montar uma caça aos ovos da Pascoa aqui em casa para a Sofia com as cestinhas que tinha feito no inicio da semana.

A ideia veio de uma imagem que vi partilhada no Facebook e que resolvi procurar no Google a sua origem. Por sorte consegui encontrar e acabei por descobrir um blog extraordinário. Deixo aqui o link, pois as fotos dela talvez estejam melhores que as minhas :)

Primeiro imprimi em duas folhas A4 a imagem que queria. Depois peguei numa 3ª folha A4 branca e espalhei cola sobre ela. Colei-lhe uma das impressões, e depois de espalhar cola sobre o outro lado branco colei a segunda impressão. Fiquei assim com um cartão colorido e mais resistente.





Depois desenhei sobre a imagem o diagrama para criar o cesto, a imagem do blog Amarna está mais fácil de entender as dimensões, cliquem aqui para ver.

Recortei e montei a cestinha unindo as pontas de cada lado com um agrafo.
Com uma tampa pequena de garrafa fiz dois círculos.


Aproveitando o resto papel recortei uma tira grossa para fazer a pega. O Blog da Amarna tem ideias diferentes e talvez melhores mas eu não tinha muito tempo e improvisei ;P
Agrafei os círculos a cada extremidade da asa.




Coloquei a asa no cesto e agrafei por dentro para ficar mais resistente.
E depois colei tapando os agrafos. Um clip ajuda até a cola secar :)



Como toque final imprimi da net um coelhinho e colei ao cesto :)

Deixo-vos agora um pouco da caça aos doces da Pascoa :D
Espalhei pegadas de coelho pela casa até aos locais onde estavam os cestos, foi giro.

Boa Pascoa a todos!!








terça-feira, 26 de março de 2013

Scones de Passas e Limão

Scones quentinhos foi o que fiz hoje para o pequeno almoço :)
Levantei-me à 6:45 (15 minutos antes que o habitual) e às 7:10 tinha um tabuleiro de scones no forno. Quando sai do banho a casa cheirava tão bem a pão doce :D

A receita é uma adaptação dos scones com tâmaras e limão que vi no Masterchef Australia. O Gary Mehigan fez numa masterclass na temporada 1. É muito boa, rápida e para ser feita sem robots, tudo à mão.

Scones de passas e limão

150ml de leite
150ml de natas frescas
1 ovo
450gr a 500gr de Farinha com fermento
2 colheres de sopa de açúcar
200gr Sultanas
Raspa de 1 limão, só parte amarela

Ligamos o forno a 200º.
Forramos um tabuleiro de forno com papel vegetal.
Numa tigela colocamos o ovo e batemos bem, juntado depois o leite e as natas. Misturamos tudo e reservamos.
Noutra tigela misturamos todos os ingredientes secos com uma colher. 
Juntamos então os líquidos aos secos e misturamos com uma colher até começar a formar uma bola.
Polvilhamos uma superfície com farinha e amassamos ligeiramente a massa (não pode ser muito pois o Gary diz que se amassarmos demais a massa depois não cresce tanto).
Espalmamos a massa com as mãos para ficar com uma altura de 2 cm, e com um cortador arredondado ou um copo, cortamos círculos que colocamos no tabuleiro. Dá para fazer mais ou menos 20 scones.
Pincelamos os scones com uma mistura de leite e açúcar e levamos ao forno durante 20 a 30 minutos (tudo depende do forno, convém ir controlando para não tostarem demais).

Depois é só deixar arrefecer um pouco e barrar com manteiga ou doce :D


Bom apetite!

sábado, 23 de março de 2013

Tortilha de Batata Recheada

Aqui está algo bom para aproveitar restos de batata cozida e ou bolonhesa. E com pouco fazemos uma refeição que serve 4 ou 5.

Ao almoço fiz bolonhesa e sobrou um pouco de carne que guardei no frigorífico.

Agora ao jantar lembrei-me que podia fazer uma tortilha de batata. Mas ao meu jeito :)

Opinião geral... Bem boa!!


Tortilha de Batata Recheada

500gr Batata cozida
1 cebola
4 ovos batidos para omelete
3 a 4 colheres de sopa de carne picada da bolonhesa do dia anterior
1 fatia de fiambre
2 fatias de queijo tipo flamengo
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.

Numa frigideira anti-aderente colocamos a cebola às rodelas com 2 colheres de sopa de azeite e deixamos cozinhar.
Quando a cebola começar a ficar translucida temperamos de sal e pimenta a gosto e deixamos alourar. Retiramos do lume e sobre a cebola colocamos a batata cortada em fatias finas. Regamos com mais 3 colheres de sopa de azeite e levamos de novo ao lume, deixando cozinhar enquanto vamos mexendo e envolvendo tudo. 

A batata vai começar a desfazer-se um pouco mas isso só vai ajudar.
Sobre a batata, no centro, colocamos a carne e sobre ela a fatia de fiambre e a cobrir tudo o queijo. Sobre tudo isto deitamos os ovos batidos. 
Com a espátula levantamos um pouco a tortilha para o ovo se alastrar pelo fundo. Deixamos cozinhar alguns minutos e quando o fundo começar a ficar dourado viramos com a ajuda de um prato raso grande. Depois deslizamos a tortilha do prato para a frigideira e deixamos dourar o outro lado. Podemos repetir o processo se acharmos que merece tostar mais do outro lado.

E está pronta a servir! Com uma salada mista fica 5* :D

Bom Apetite!

terça-feira, 19 de março de 2013

Arroz Doce

Para celebrar o Dia do Pai, um dos doces favoritos do papá aqui de casa.

Eu sou mais fãn de Leite Creme mas como o dia era dedicado ao Pai, fiz este Arroz Doce bem cremoso.

É uma adaptação da receita que vem no livro de receitas essenciais da Bimby. E que agrada mais ao pessoal aqui de casa.



Arroz Doce

1 Litro de leite meio-gordo
160gr Arroz doce Saludães (Carolino é uma opção igualmente boa)
1 pau de canela
Casca de um limão pequeno (só parte amarela)
1 pitada de sal
160gr Açúcar
4 gemas
canela para enfeitar q.b.

No copo da Bimby colocamos o leite, o arroz, o pau de canela, a casca de limão e a pitada de sal. Programamos 15min /90º /velocidade de colher inversa. Envolvemos com a espátula e mais 20min /90º /velocidade de colher inversa.
Misturamos as gemas com um garfo e reservamos.
Colocamos no copo o açúcar e programamos 10º /90º /vel2 inversa. E rapidamente pelo bocal deitamos as gemas em fio.

No final retiramos a casca de limão e o pau de canela. 
Envolvemos bem com uma espátula para misturar bem o arroz que fica no fundo (assim não corremos o risco das primeiras tigelas levarem só leite creme e as últimas apenas arroz)Deitamos em tacinhas de barro. Polvilhamos ou fazemos desenhos com a canela :)


Bom resto de dia do Pai para todos os Papás!

quinta-feira, 14 de março de 2013

Pudim de Requeijão

Apetecia-me algo doce e lembrei-me deste pudim que tinha feito há umas semanas. Na altura não tinha dado para tirar foto para o blog, pois partiu-se ao desenformar.

Ora este a desenformar ficou melhor, só teve um problema, não o deixei arrefecer por completo e por isso ficou um pouco mole, mas o sabor estava lá todo, YAMMIIII!!!!!



Pudim de Requeijão

240gr Requeijão de Seia
4 Ovos L
150gr Açúcar
160gr Leite

Para o caramelo:
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de água

Numa forma de pudim com tampa colocamos o açúcar e a água para o caramelo. Levamos ao lume até começar a ganhar cor. Retiramos do lume e reservamos.

Usando um liquidificador ou como no meu caso a Bimby. Colocamos no copo os ovos e o açúcar batemos uns 2 min na velocidade 4,5. Juntamos o requeijão e o leite e batemos mais 1min /Vel 4,5.
Deitamos a mistura na forma e tapamos.

Numa panela de pressão coloquei a altura de dois dedos de água e algumas gotas de limão (serve para não oxidar e manchar a panela). Colocamos lá dentro a forma do pudim, fechamos e levamos ao lume médio/alto a cozer em banho-maria durante uns 40 minutos.

Deixamos arrefecer. Levamos ao frigorífico 1 hora para solidificar antes de servir.


Fica muito bom e com um sabor forte a queijo.
Espero que gostem!

domingo, 10 de março de 2013

Massa com Brocolos do Buddy

Cá em casa adoramos massa e brócolos :) E depois de ver esta receita num programa do Kitchen Boss fiquei fãn. Queijo nunca está a mais numa receita ;P

Já andava à bastante tempo para colocar aqui no blog mais esquecia-me sempre de tirar foto. Desta vez lembrei-me embora não tenha sido o melhor resultado, pois deixei cozer o brócolos demais.

Vou deixar aqui os passos para elaborar a receita, mas sem quantidades, isso vai depender do numero de pessoas que vão servir.

Para começar colocamos uma panela grande ao lume com água e sal até ferver. Assim que tiver a ferver colocamos os raminhos de brócolos (usei um ramo pequeno e dividi em raminhos), a cozer durante 10 minutos. Retiramos para uma tigela e reservamos.
Colocamos a massa na água e deixamos cozer.

Entretanto descascamos uns 8 dentes de alho e trituramos-os.
Numa caçarola tapamos o fundo com azeite, juntamos o alho e uma pitada de malagueta (não coloquei, pois não gosto de picantes). Temperamos de sal e pimenta preta e deixamos em lume brando.

Retiramos uma tigela de água da cozedura da massa para usar mais tarde no molho.

Na caçarola juntamos um caldo knorr (como era só para nós 3 usei metade de um caldo) e misturamos.

Assim que a massa esteja cozida, escorremos e deitamos-a na caçarola com os brócolos  Juntamos a água reservada, misturamos tudo e deixamos cozinhar um pouco. Polvilhamos com parmesão ralado (usei umas 60gr), misturei tapei e desliguei o lume. Estava pronto a servir :)

Experimentem que vale apena!

sexta-feira, 8 de março de 2013

Bolo de Iogurte de Morango

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher fiz este bolinho para levar hoje para as minhas colegas lá na empresa.

Foi um sucesso e algo docinho é sempre bom para afastar os maus espiritos!

A receita tirei do blog do Diogo. Lá vão encontrar o passo a passo da receita com imagens. Aqui vou deixar apenas os ingredientes e como eu fiz.


Bolo de Iogurte de Morango

400gr Farinha (usei Branca de Neve fina p/Bolos)
300gr Açúcar (usei 280gr na massa e 20gr para polvilhar)
100gr manteiga (usei sem sal amolecida)
2 iogurte de morango (usei aroma)
3 ovos
Morangos q.b.

Forramos o fundo de uma forma de aro com papel vegetal. Untamos com manteiga e polvilhamos com farinha.
Cortamos alguns morangos em rodelas e reservamos.
Ligamos o forno a 180º.
Usando uma batedeira ou a Bimby batemos a manteiga com o açúcar. E depois vamos juntamos um ovo de cada vez batendo sempre.
Juntamos os iogurtes. Batemos mais um pouco e por fim juntamos a farinha peneirada misturando tudo muito bem mas sem bater.
Deitamos a massa na forma e no topo vamos colocar os morangos semi-sobrepostos pois a massa vai expandir e eles vão ficar perfeitos.
Polvilhamos os morangos com o açúcar restante e levamos ao forno quente durante 50 minutos (eu deixei 1 hora pois no centro ainda não estava cozido).
Deixei arrefecer e desenformei.

Fiquem bem!

quarta-feira, 6 de março de 2013

Risotto de Legumes

Dizem que a vida é um jogo o qual temos que aprender a jogar para não ficar de fora. Só que às vezes deparamo-nos com uma "mão" complicada que nos dá muitas dores de cabeça.
A jogada que tenho que fazer é difícil e ainda me sinto sem certezas, mas o optimismo faz parte de um Sagitariano e por isso tudo vai correr bem.

Hoje trago-vos mais um Risotto, desta vez muito simples e que usei como acompanhamento.

Risotto de Legumes

160gr Arroz Arboreo
1/2 chávena de ervilhas congeladas e cenoura cortada em cubinhos
1 chalota ou cebola pequena picada
2 colheres de sopa de vinho branco
2 colheres sopa azeite
1 colher de sopa de manteiga
+/- 50gr parmesão ralado
1 caldo Knorr para arroz
500ml água bem quente
sal q.b.

Num jarro colocamos a água e o caldo, mexemos para misturar e reservamos.
Num tacho colocamos a cebola picada com o azeite e deixamos alourar. Quando estiver translucida e a querer começar ganhar alguma cor juntamos o vinho. Deixamos evaporar e só depois juntamos o arroz. 

(Apartir de agora nada de mexer com colher, agitamos o tacho para mexer o arroz).

Colocamos duas conchas de água, ou o suficiente para cobrir o arroz, tapamos e deixamos cozinhar. Vamos vigiando para ver se necessita de mais água.
Quando só tivermos um concha de água a juntar deitamos lá para dentro os legumes e deixamos cozinhar.

Quando já não tivermos água para juntar, o arroz já quase absorveu o caldo e  sentirmos que o grão está praticamente cozido, juntamos a manteiga e o parmesão. Desligamos o lume e com uma colher envolvemos tudo. Tapamos e deixamos repousar uns 10 minutos antes de servir.

Fica tão bom! O Risotto é daqueles pratos que quanto mais fazemos melhor fica e sabe.

Fiquem bem! 

sábado, 2 de março de 2013

Mini Hamburgueres Recheados

Em conversa com uma amiga, contei-lhe que a minha miúda devia ser a única criança no mundo que não gostava de hamburgueres. Ir ao McDonalds, sim pelo brinquedo, mas para comer só se fossem os nugets.
Como a minha Sofia adora queijo, ela então falou-me de um restaurante que serve hamburgueres com pedaços de queijo dentro. Sempre altera um pouco o sabor da carne de vaca. E eu resolvi experimentar algo do género :)

Resolvi fazer um prato de mini hamburgueres para nós os três.

Peguei em cerca de 300gr de carne de vaca picada e temperei de sal e pimenta. Juntei 3 dentes de alho picado e misturei tudo com as mãos formando uma bola. Dividi a carne em 9 bolas. Achatei cada uma com as mãos formando um hambúrguer não demasiado fino.
Cortei pequenos quadradinhos de queijo da ilha (um dos meus queijos favoritos, forte e delicioso), e espetei 4 ou 5 quadradinhos em cada hambúrguer.

Um pouco de Azeite na frigideira e fritei os hamburgueres apenas uns 2 minutos de cada lado. Sem deixar derreter o queijo por completo.

Ficaram fantásticos!
Mas a minha Sofia, não ficou totalmente satisfeita, pois ainda sabiam a carne de vaca. Mesmo assim lá comeu um. Ela gostava da parte central que sabia mais a queijo, mas reclamava da parte de fora que sabia a carne... grrrrr
Ainda não foi desta que consegui que ela ficasse a gostar de carne LOL
Da próxima vez, para ela, acho que vou misturar queijo ralado na carne de vaca picada e misturar um pouco de porco para alterar ainda mais o sabor. Se resultar eu depois conto :)


Bom fim de semana!