domingo, 22 de setembro de 2013

Bolo Verde

Bolo de agrião e chocolate
Ontem foi o dia da árvore  E para este fim de semana verde fiz este bolo de cor incrível! Super macio e delicioso.

É um bolo de agrião... sim eu sei que parece estranho quando me cruzei com ele no site da vaqueiro fiquei curiosa. Experimentei e detestei! Tinha demasiada farinha e açúcar, mas algo nele me levou a não desistir. Esta versão é bem melhor e vale mesmo apena experimentar. 
O chocolate foi também uma mais-valia, ficou 5*. Estas quantidades fazem um bolo pequeno rectangular. Se quiserem um grande basta dobrar a receita.

Bolo de agrião com chocolate

2 gemas
2 claras
125gr açúcar
Agrião sem talos grossos (100gr para uma cor intensa como o que fiz ou 50gr para um tom verde claro)
50gr óleo
50gr agua morna
raspa de meio limão
100gr Farinha
1 colher de sobremesa de fermento
pepitas de chocolate q.b.

Bolo de agrião e chocolate
Forramos com papel vegetal um forma rectangular de 24x12.

Batemos as claras em castelo e reservamos.

Ligamos o forno a 180º.

Num robot de cozinha (usei a Bimby), trituramos e batemos os agriões com as gemas, o açúcar e o óleo.
Depois juntamos a água, a farinha e o fermento, envolvemos até obter um mistura homogénea. E delicadamente envolvemos as claras.

Vertemos a mistura na forma e salpicamos a superfície com algumas pepitas de chocolate. Levamos ao forno durante cerca de 35 minutos (aos 30 espetamos um palito no centro para ver se está cozido).
Deixamos arrefecer sobre uma rede e preparamos um creme de chocolate para cobrir.

Bolo de agrião e chocolatePara o creme:
125ml leite
1 colher de sopa de manteiga sem sal
1 colher de sobremesa de maizena
2 colheres de sobremesa de chocolate em pó
1 ou 2 colheres de sobremesa de açúcar 

Levamos tudo ao lume brande e vamos mexendo com uma vara de arames até começar a engrossar. Retiramos e deixamos arrefecer um pouco.


Tenham um bom dia!

domingo, 15 de setembro de 2013

Bolo Pac-Man

Para o aniversário do meu irmão fiz um bolo retro, que nos faz lembrar muitas tardes agarrados ao spectrum :D

Bolo Pac-Man

Um bolo de chocolate super húmido e guloso.

Bolo Pac-Man Bolo Pac-Man




Bolo Pac-Man Bolo Pac-Man

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Tomatada com ovo escalfado

Tomatada com ovo escalfado
Aqui está uma receita inspirada na minha mãe. Sempre que não lhe apetecia o que tinha feito para nós, ou o que havia não era suficiente para todos, fazia para ela uma tomatada super deliciosa e nutritiva.

O aroma que deixa na cozinha é fantástico e é o meu prato favorito sempre que tenho que cozinhar apenas para mim.



Tomatada com ovo escalfado

2 tomates cortados em pedaços pequenos
1 cebola grande cortada em rodelas
1 ovo
Sal, pimenta, emental ralado e manjericão cortado grosseiramente q.b.
Azeite q.b.

Numa frigideira pequena colocamos a cebola a refogar em azeite. Assim que começar a ficar translúcida juntamos o tomate e deixamos cozinhar tapado até o tomate começar a desfazer-se. Temperamos de sal e pimenta.
Fazemos uma cova no meio e abrimos lá o ovo. Cobrimos com um pouco de emental ralado e algumas folhas de manjericão. Tapamos e deixamos cozinhar o ovo por uns 7 minutos. Assim o ovo ainda vai estar húmido por dentro. Se não gostarem assim deixem mais uns 3 minutos.

E está pronto! Uma refeição rápida e deliciosa :D

Fiquem bem!

domingo, 8 de setembro de 2013

Risotto de Abobora

Risotto de Abobora
Este risotto foi inspiração de um episódio que vi do programa do Nigel Slater, onde ele, de um resto de sopa de abóbora fazia um risotto rápido.

Adorei a ideia, e tinha que experimentar! 

Quando faço sopa cá em casa sobra sempre um pouco que acaba muitas vezes por ir para o lixo. 
Usando a receita dele fiz um puré de abóbora super simples. Apenas abóbora cozida em pouco água e algum tempero. Depois de servir 3 tigelas sobrou uma quarta que guardei no frigorífico para usar mais tarde neste risotto. O resultado foi tão bom que tenho que experimentar com outros vegetais.

Risotto de Abobora

Uma tigela de sopa de puré de abóbora
500ml água quente
1 chalota ou cebola pequena
Arroz arboreo para 3 (uso cerca de 180gr)
uma chávena de parmesão ralado
azeite, sal e pimenta q.b.

Num jarro juntamos o resto de sopa com a água quente.
Ao lume num tacho refogamos ligeiramente a cebola no azeite. Juntamos o arroz e mexemos um pouco. Juntamos duas conchas de água de abóbora e deixamos o arroz absorver. Apartir de agora não mexemos o arroz, agitamos apenas o tacho e vamos alimentando o arroz com liquido sempre que começa a secar. A meio da cozedura rectificamos os temperos e quando a água estiver a terminar verificamos o grão de arroz para ver se está quase cozido. Quando estiver praticamente no ponto juntamos 3/4 do queijo e envolvemos bem no arroz. Tapamos o tacho, desligamos o lume e deixamos repousar uns 5 minutos. Servimos polvilhado com o restante parmesão.

Bom apetite! 

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Fantástico Brownie

Queria algo bom e delicioso para levar para as meninas lá da empresa, e foi então que me lembrei deste brownie do Jamie Oliver que andava já há algum tempo no meu bloco de notas para ser testado.

Só se aproveitaram estas duas fotos, as outras ficaram escuras e luz aqui em casa à noite é péssima, assim que o repetir volto para colocar novas fotos.

Não tinha os ingredientes exactos da receita do Jamie por isso tive que fazer uns ajustes. Não entendi bem o texto e deixei o brownie 5 minutos extra no forno que lhe retiraram a humidade necessária no centro. Mesmo assim o resultado foi fantástico!
Aqui fica a receita e o que eu alterei...

Brownie Fantástico do Jamie Oliver

250gr Manteiga sem sal

200gr Chocolate negro 70% (só tinha de culinária 52%)
75gr Canberries desidratadas (coloquei 50gr)
50gr Nozes partidas
80gr Cacau em pó peneirado
65gr Farinha peneirada
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
360gr Açúcar (usei 75gr branco e 225gr de amarelo)
4 Ovos grandes batidos

Liguei o forno a 180º.

Numa tigela coloquei a manteiga e o chocolate cortados em bocados levei ao micro-ondas 30seg, mexendo e repetindo o processo até a manteiga derreter. Continuei a mexer até o chocolate se unir à manteiga. Juntei as canberries e as nozes. Reservei.

Noutra tigela misturei muito bem os secos e juntei a pouco e pouco o creme de chocolate mexendo sempre com uma vara de arames. Por fim juntei os ovos batidos e misturei até obter uma massa homogénea.

Coloquei a mistura numa forma de alumínio rectangular descartável (pratica e é menos loiça para lavar). A massa cobre apenas o fundo, mas não se preocupem. Levei ao forno quente por cerca de 25 minutos.

Nota importante: A massa cresce muito, mais do dobro, mas a cerca de 20 minutos vai começar a abater. Assim que virem a massa começar a descer desliguem o forno e retirem o brownie. Desta forma vai ficar húmido no centro e pouco seco nos cantos.

Depois de morno polvilhei com um pouco de açúcar em pó. Como roubei no açúcar da massa ficou com um sabor mais forte a cacau. É uma bomba calórica servida em pequenos e tentadores quadradinhos :D 

Experimentem!

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Gato feito com meia de bebé

Gato feito com meia de bebé
E não é que resultou!
A meio ainda tive dúvidas pois parecia-me que tinha cortado formas demasiado pequenas para trabalhar, mas no final ficou fantástico. Desta vez até os pontos para os olhos e nariz saíram melhor, é a prática hehe

Experimentem! Como viram até uma meia velha pode virar algo giro e novo. E uma dica, se a meia tiver borbotos virem do avesso como eu fiz :)


Gato feito com meia de bebé

domingo, 1 de setembro de 2013

Coelho feito com meia de bebé

Ontem vi uma foto no facebook que me deixou curiosa. Tinha um link para este site aqui. 
Sinceramente não consegui compreender bem como cortar a meia, ou melhor fiquei com a sensação de que usei uma meia muito pequena, pois não consegui obter todos os bocadinhos necessários. Por isso resolvi improvisar :)

Usei uma meia da Sofia, de quando tinha 2 anos. É bem pequena o que dificultou bastante o trabalho. Mas consegui. É incrível o que se consegue fazer com uma meia, um pouco de algodão, agulha e linha hehe

A Sofia ficou toda contente e já quer saber o que vou fazer da outra meia. Ela agora quer um gato. Tenho que ver se usando a mesma técnica consigo cortar outras formas naquela outra meia pequenina. Se resultar depois coloco aqui foto.

Coelho feito com meia de bebé Coelho feito com meia de bebé