quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Jardim Zoológico

Hoje a Sofia foi pela primeira vez ao Jardim Zoológico. Ainda pensei no Badoca, mas como não sabia como ela ia reagir achei melhor começar por algo mais perto de casa.

Nunca pensei encontrar lá tanta gente. Estacionamento é mentira! Parque subterrâneo cheio, parques e zonas proibidas a abarrotar. Depois de várias voltas e já pensando em ir deixar o carro no estacionamento do metro do Alto dos moinhos, lá encontrei um lugarzinho em frente a igreja de S.Domingos de Benfica, um bocadito mais longe do que planeamos inicialmente mas faz-nos bem andar :)

Entrada do Zoo, mar de gente. 5 bilheteiras e mesmo assim levamos 20 minutos para conseguir entrar. Ainda dizem que não têm visitantes. A Sofia estava um pouco assustada com a confusão de gente, mas lá se entretinha a ver os passarinhos (Papagaios que estão ao pé das bilheteiras).

Muito emigrante, só se ouvia falar francês, e sotaque do norte. A falta de boa educação e respeito também lá estava, até parecia que estavam a dar dinheiro, mas tentei pensar que era o dia da Sofia e ela havia de o aproveitar.

Demos a volta ao parque, com algumas paragem para comer e dar de comer à Besnica. De um modo geral ela gostou mesmo foi dos passaros, tirando os muito grandes que tentavam bicar o chapeú dela (mas a culpa foi eu ter-me metido com eles dando-lhes o chapeú a provar :P)
Os macacos também foram bem apreciados. Quando ligamos para a avó a contar onde estávamos lá começou ela a apontar e a dizer "cacos... cacos". Tudo o resto ela olhava com ar desconfiado.

De qualquer modo metade dos bichos ela não conseguio ver. Estava muito calor e quase todos estava na sombra deitados sem se mexerem. Acho que temos que lá voltar numa altura mais fresca, tipo Primavera ou o Outono.

Não, não fomos aos Golfinhos. Eram 3 da tarde e estavam a anunciar o show quando a Sofia se começou a encostar e a aceitar a chupeta. Demos mais uma volta. Fomos até ao Animax, que embora o horário disse-se que começava a trabalhar às 11 da manhã, estava muito apagadinho. Carrossel parado e tudo fechado, não entendi. Demos meia volta e com a Sofia já agarradinha a fralda de dormir fomos para o carro.

Pagamos os 16 euros cada um, que dava acesso a tudo e não aproveitamos nem metade, é por isso que sempre concordei com que o preço dos Golfinhos/Aves fosse à parte. Mas é uma forma de ganharem dinheiro, e pelo menos conseguimos onde o gastam. O Zoo está realmente cada vez melhor. Os espaços com cada vez menos grades, maiores e com melhores condições para os animais. Há 3 anos que não ia lá e gostei do que vi. Agora com a Sofia tenho a certeza que lá irei muito mais vezes.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Massa de Pizza

Resolvi aproveitar as férias para me dedicar à cozinha ;P e hoje resolvi fazer uma Pizza, desde o inicio com a ajuda da máquina do pão.

A receita para a massa foi a seguinte:
Dentro da cuba coloquei uma colher de sopa de azeite;
290ml de água;
1 colher de chá de sal;
2 colheres de chá de açúcar;
440gr Farinha fina;
3/4 de um pacote de fermento padeiro.

Usei o programa "Massa" e 1 hora e meia depois estava pronta para ser estendida.

Ocupou um tabuleiro de ir ao forno. Se a tivesse dividido dava para fazer duas pizzas redondas, ou guardar metade no congelador para outra vez.Deixei repousar durante 10 minutos para ela levedar um pouquinho e depois é que coloquei os ingredientes que me apeteceu.
Foi ao forno quente a 180º durante 30 minutos e voilá:


Só vos digo que estava um delicia. Ainda 'tou cheia ;D

domingo, 16 de agosto de 2009

O Terror da Febre...

Felizmente que só ao fim de 18 meses soube o que é o "terror da febre", e ter a minha filhota doente.

Pois é, faz este fim de semana 15 dias que andamos os dois de cabeça virada com a miúda. No sábado de manhã ela estava quente, tirei-lhe a febre e lá estava... 37,5, não era muito mas alarmou-me um pouco, pois ela nunca fez febre, nem mesmo com as vacinas mais fortes. Resolvi colocar-lhe um beneron, e ver como reagia. Mas algo não estava bem, não queria comer e andava muito murcha. Nessa mesma tarde tiramos-lhe a febre, com dificuldade pois ela não gostava do termómetro (chupeta), e já estava perto dos 39. Pânico, o que fazer?! Dar-lhe outro beneron?! Mas ainda não passaram 6 horas! O Vítor lembrou-se de a colocarmos na banheira com água morna. Pobre miúda parecia que a água estava gelada, chorou, chorou, mas lá se habituou e começou a arrebitar. Voltamos a medir e já estava nos 38, colocamos outro beneron e decidimos que o melhor era dar um salto à Clínica Parque dos Poetas que fica aqui perto.
Nunca lá tinha ido e não fiquei com vontade de voltar. Devíamos ter desconfiado quando vimos que éramos os únicos clientes. Nem um pediatra, apenas clínica geral. Tudo para depois de a examinar me dizer para lhe dar Beneron e Brufen, e ir vendo a evolução... 36 Euros, para me mandar fazer o que já estava a ser feito! Foi uma noite complicada, alternando de 4 em 4 horas o Beneron e o Brufen. Continuava sem comer nada, apenas bebia sumo de maçã. Na tarde de Domingo já nem se mexia, e a febre já só baixava com banhos de água tépida. Fizemos então o que devíamos ter feito no dia anterior, fomos com ela às urgências de pediatria do Hospital da Luz. Também foi a primeira vez que lá fui e gostei muito do atendimento. A médica que nos atendeu era bruta... mas eficaz. A Sofia detesta médicos, mas aquela médica nem quis saber, segurou nela com força e em 5 minutos de exame diagnosticou uma amigdalite já avançadita pois já estava cheia de pus. Lá receitou Oraminax e viemos para casa bem mais descansados. As noites que se seguiram não foram melhores, mas pelo menos já sabíamos o que a nossa menina tinha.

Acho que o pior é a sensação de frustração, pois não sabemos o que fazer como reagir. Mas a experiência tudo muda, sei que para a próxima (sim, de certeza que não foi a última), tudo será diferente, levaremos a coisa muito mais serenamente. Ser pai e mãe inexperientes custa!

Outra coisa que nos assustou, foram as manchas que começaram a aparecer pelo corpo dela na terça-feira. Nessa noite começamos a ler os efeitos secundários nos medicamentos e quase todos eles diziam que podiam fazer uma urticaria e que se deveria parar e falar com o médico. Paramos então com o Brufen e o Beneron, pois a febre já estava por volta dos 37. Como na quarta-feira à noite as marcas aumentaram começamos a ficar preocupados e em vez de lhe dar o antibiótico de 8 em 8 horas mudamos para 12 em 12 e resolvi falar com o pediatra dela no dia seguinte.
Depois de lhe contar a história toda ele disse-me que o problema não devia ser do antibiótico, e que algumas crianças com a idade da Sofia depois de terem febres altas, umas 24h/48h poderiam aparecer com umas manchas vermelhas pelo corpo todo, mas que isso desapareceria no prazo de uns 2/3 dias.
E não é que ele tinha razão, mesmo continuando a dar o antibiótico, na sexta-feira já não tinha manchas. Estamos sempre a aprender!


sábado, 15 de agosto de 2009

"Sim, tenho fome!"

De dia para dia a minha "Besnica" está mais crescida, mas são as pequenas coisas que me fazem realmente ver que está a deixar de ser bebé.

Hoje teve uma saída que nos deixou aos dois a rir.

Primeiro não queria dormir a sesta, andei de roda dela a tentar convence-la a dormir mas sem resultado, até que o pai pegou nela, colocou-a na cama, deu-lhe a fralda e depois de uns minutos a reclamar lá adormeceu. Adormeceu às três e meia, pensei em deixa-la dormir até às cinco, hora do lanche.

Eram seis e meia e ainda dormia. Resolvemos acorda-la. Meio cambaleante lá se levantou e começou a apontar para o pai e a pedir qualquer coisa. Ele pensou que fosse o biberon do sumo (estava tanto calor) e tentou dar-lhe, mas ela disse logo "Não!", tentou então dar-lhe tudo o que estava à frente dele, e a resposta pronta dela era "Não!", "Não!"... até que a vemos tirar a chupeta da boca, abrir a boca e apontar com o dedo. Foi então que percebemos, o Vítor tinha acabado de comer um iogurte e ainda tinha a embalagem na mão. A nossa menina aprendeu mímica e já nos sabe dizer: "Tenho fome!"

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

O Facebook e o Farmville

Resolvi entrar ontem para a grande comunidade que é o Facebook. Sempre disse que não me interessava, nem a nível pessoal, nem a nível profissional, estar numa comunidade assim, mas lá diz o ditado...

"Nunca digas, desta água não beberei."

Quando entrei para o Twitter o aliciante, foi poder ter contacto com figuras públicas que admiro e respeito, mas o Facebook, nunca tive curiosidade. Só que ontem descobri que grande parte da empresa joga um joguinho do Facebook que se chama Farmville. Onde o objectivo é ser um agricultor. Cultivar campos, criar gado e ir subindo níveis. Temos vizinhos (nosso amigos no Facebook), aos quais podemos dar coisas e ajudar. Os bonecos são tão giros. Não resisti. E assim lá estou eu registada e cheia de amigos LOL

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Noite complicada... Adeus Pizza :(

Ainda não foi ontem que consegui experimentar a massa de pizza feita na Máquina do pão. A minha miúda estava com carência de mãe.

Quando não se está cansado de um dia de trabalho, até não é mau e temos paciência para estar ali a brincar com ela no quarto durante mais um hora até o sono aparecer. Mas quando o cansaço já pesa... são quase dez da noite e ainda não jantamos, a coisa aí complica. Quanto mais irritada estou, mais nervosa e irritada ela fica e o sono não ganha a batalha. É um ciclo vicioso que para meu bem só acontece uma vez por semana.

Lá se deixou dormir a chorar e a reclamar por volta das 22:30.

Vida de mãe :)

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Pão Quente

Humm... que sensação fabulosa... descer as escadas para ir tomar banho... passar pela cozinha e sentir aquele aroma a pão acabadinho de sair do forno...

Hoje fiz um pão branco com a farinha do Lidl que agora está mais barata que nunca... ficou muito bom e fofo.

Esta noite vou experimentar fazer massa para pizza. A receita que vem na maquina é para duas pizzas, vou tentar adaptar para fazer só uma. Vamos lá ver se resulta. Costumo comprar a massa fresca dos supermercados, mas dizem que não é difícil fazer, por isso se a minha míuda deixar, amanhã vos direi como me sai, e claro se o resultado for bom podem contar com a receita.

Beijos e abraços...