sexta-feira, 30 de março de 2012

Bolo de Caneca

Como já disse muitas vezes, no Youtube encontramos de tudo e desta vez encontrei este bolo super divertido. É ideal para quando nos apetece um bolo mas como estamos sozinhos desistimos da ideia de fazer um. No meu caso achei divertido pôr a Sofia a fazer sozinha um bolo de chocolate, que em 3 minutos está pronto. Ela adorou a ideia :)
O link que segui no Youtube é o seguinte Bolo de caneca no microondas. Mas deixo aqui a forma como fizemos aqui em casa.

Bolo de Caneca no Microondas

4 colheres de Farinha para bolos
3 colheres de Açúcar
3 colheres de Nesquick
1 Ovo
3 colheres de Óleo
3 colheres de Leite

* Usei uma colher de sopa pouco cheia.
* Se usarmos uma caneca apenas, esta deve ter pelo menos capacidade para 300ml. Nós usamos uma chávena grande para mexer e depois passei para 3 canecas pequenas de café.

Como se prepara:
Numa caneca colocamos o ovo, o óleo e o leite. Mexemos com a colher para misturar e depois juntamos os restantes ingredientes colherada a colherada mexendo sempre com a colher para não formar grumos. Depois coloquei um pouco em cada caneca pequena (não enchendo muito), e levei ao microondas. Como usei canecas pequenas 2 minutos foram suficientes, mas uma caneca grande vai necessitar dos 3 minutos.
O resultado é imediato e bem saboroso. Deve ficar também muito bom acompanhado de gelado.

Divirtam-se!

quinta-feira, 29 de março de 2012

Curd de Limão

Curd de limão
Estou a preparar-me para fazer os famosos Macarons, e por isso comecei pelo recheio. Como não gosto de doces excessivos pensei em fazer Macarons com recheio de Curd de limão para cortar um pouco o açúcar, vamos lá ver se funciona ;P

O Curd de limão é fácil de fazer, bem mais do que tinha imaginado. A receita está por aí espalhada por tudo quanto é Blog, eu apenas adaptei as quantidades pois não queria muita quantidade.

Quem ainda não souber a receita, aqui fica...

Curd de Limão

3 Limões
3 Ovos
60gr Manteiga sem sal
225gr Açúcar

Num tacho coloquei o açúcar, a manteiga, a raspa dos limões e o sumo. Levei a lume brando para dissolver tudo. Retirei e deixei esfriar 5 minutos enquanto batia muito bem os ovos. Depois usando um passador juntei a pouco e pouco os ovos batidos à mistura anterior, sem nunca parar de mexer. Levei ao lume sempre a mexer para engrossar.
No final deitei o Curd de limão nos frascos e virei-os de cabeça para baixo até arrefecerem para criar vácuo. Quando frios foram para o frigorífico, até ser hora de complementarem alguma sobremesa :D

terça-feira, 27 de março de 2012

Pão sem amassar (No-Knead Bread)

Como menos dores no corpo, e a gripe a querer ir embora já me voltou a vontade de experimentar coisas novas :D No Domingo como passei quase o dia todo no sofá enrolada numa manta, tive tempo para navegar na net e descobrir algumas receitas interessantes e divertidas para juntar à minha já longa lista de "To Do's" ;P
Pão sem amassar
E ontem de manhã enquanto fazia o pequeno-almoço resolvi começar este tipo de pão que diziam ficar fantástico mesmo sem necessitar de ser amassado. A receita foi publicada no New York Times em Novembro de 2006. E o autor diz que este pão até uma criança de 4 anos o pode fazer. No link encontram a receita original, mas para facilitar eu fiz uma buscar no google para converter as cups de sólidos e liquidos deixo-vos aqui a receita com as quantidades em gramas.

Pão sem amassar (No-Knead Bread)

430gr Farinha T65
1 colher de café de fermento padeiro seco (coloquei +/- 2gr)
1 1/4 colher de chá de sal (coloquei +/- 6gr)
345gr de Água
farinha de trigo, milho ou aveia para polvilhar

Este é um pão para deixar a fazer de manhã quando acordamos e terminar à noite enquanto fazemos o jantar. 

Eu fiz assim:
*Num tupperware com tampa e com capacidade para mais ou menos 2 litros coloquei os sólidos e misturei com uma colher. Depois deitei a água e com as mãos misturei um pouco. Tapei o tupperware enrolei numa mantinha.

-> 12 horas depois... coloquei a massa sobre uma superfície enfarinhada e  polvilhei com farinha, as mãos também têm que ter bastante farinha para não colar á massa. Massajei a massa e fiz algumas dobras. Formei uma bola e coloquei numa tigela com farinha de milho, polvilhei com mais farinha de milho e tapei com um pano. Deixei repousar 1 hora e meia. 
Pão sem amassar
No-Knead Bread* Na última meia hora de repouso coloquei no forno a 250º um pirex com tampa, untado e polvilhado com farinha de milho. Quando passou a hora e meia e o forno já estava a 250º retirei o pirex com muito cuidado pois estava mesmo muito quente. Retirei a tampa e deitei lá para dentro o pão. Abanei um pouco o pirex para ajeitar o pão, fiz uns cortes em cruz, tapei o pirex e coloquei-o no forno. Deixei lá ficar durante 30 minutos. Retirei a tampa ao pirex e deixei mais 10 minutos (não gosto de pão muito escuro). Deixamos arrefecer um pouco sobre uma grade e está pronto a comer.

É realmente muito bom :) Para facilitar e porque uma imagem por vezes vale mais que 1000 palavras aqui fica o video do autor desta fantástica receita.


Divirtam-se!

domingo, 25 de março de 2012

Sopa de Couve Chinesa

Tinha tantos planos para este fim de semana. Passeios, experiências na cozinha, mas a coisa não correu nada como tinha planeado. Para começar a chuva ontem não ajudou nada, e o vírus da gripe que se instalou cá em casa só veio piorar :(

Sopa de couve chinesa
Hoje então estou de rastos, doi-me o corpo todo e se não fosse a Bimby nem sei como tinha conseguido por comida na mesa. A Sofia mesmo assim é a que se está a aguentar melhor. E uma sopa é sempre bom para recuperar energias perdidas. Esta sopa foi de improviso (era o que havia no frigorifico), mas resultou muito bem. E como ainda não tinha colocado no blog nenhuma sopa, aqui fica esta feita com a ajuda preciosa da Bimby.


Sopa de Couve Chinesa

1 cebola
2 pedacinhos de bacon para dar gosto
35 gr de azeite
2 cenouras
2 batatas
Meia couve chinesa
Meio nabo
Meia courgette
700gr água
Sal q.b.
Uma mão cheia de cotovelinhos
Parmesão para polvilhar

No copo da Bimby coloquei a cebola, o bacon e o azeite e piquei 5 seg / Vel 5 e depois programei 4 min/ varoma / vel 1.
Entretanto aproveitei para cortar todos os vegetais em pedaços pequenos.
Coloquei então todos os vegetais no copo. Juntei a água e sal a gosto. Programei 22 min/ varoma /vel 1.
Quando terminou passei tudo 15 seg/ vel 5 mais 15 seg/ vel 6 e mais 15 seg/ vel 7. No fim juntei os cotovelinhos, 5 seg/ colher inversa/ vel 3 (para misturar a massa) e depois programei 6 min/ varoma / colher inversa/ vel 1.

Deixei repousar uns minutos antes de servir e polvilhei com parmesão.

Pelo menos para mim funcionou já me sinto um pouco mais forte. De qualquer modo acho que vou tentar dormir uma sesta para ver se fico boa.  

Um bom inicio de semana!

sexta-feira, 23 de março de 2012

Bacalhau Espiritual na Bimby

Bacalhau espiritual
Aqui está um prato que com a Bimby nos deixa muito tempo livre. Ainda não tinha experimentado, e se não fosse a falta de batatas, ainda não seria agora, pois a ideia era fazer Bacalhau com natas.
Mas ainda bem, pois o prato é super fácil de fazer e fica delicioso.
A receita vem no livro "As receitas essenciais" da Bimby. E deixo aqui para quem quiser experimentar.


Bacalhau espiritual

Bacalhau Espiritual

Pão ralado q.b.
100gr de pão
100gr de leite
50gr de azeite (acho muito, 30gr é suficiente)
200gr de cebola
2 dentes de alho
300gr de cenoura
400gr bacalhau demolhado e desfiado
sal e pimenta q.b.
Bacalhau espiritual
p/o bechamel
300gr de leite
60gr de farinha
30gr de manteiga
sal, pimenta e noz-moscada q.b.
200gr de natas (não tinha, coloquei mais 150gr de leite)

1. Se não tiver pão ralado, um pouco de pão duro, e uns toques de turbo serão o suficiente;
2. Demolhe o pão no leite e reserve;
3. Coloque no copo o azeite, a cebola, os alhos e a cenoura e pique 10 seg / vel 5. Refogue 5 min / varoma / vel1;
4. Junte o Bacalhau, o pão escorrido, a pimenta e programe 5 min / 100º / inversa / vel colher;
5. Rectifique o sal e deite num pirex. Reserve;
6. Pré-aqueça o forno a 200º;
7. Sem lavar o copo coloque todos os ingredientes para o bechamel excepto as natas e programe 6 min / 90º / vel 4;
8. Junte as natas pelo bocal da tampa e programe 2 min / 90º / vel 4;
9. Envolva o bechamel com o bacalhau e polvilhe com o pão ralado. Leve ao forno para gratinar.

E está pronto. Uma salada de rúcula com tomate acompanha muito bem :)


Bom Fim de Semana!

quinta-feira, 22 de março de 2012

Peito de frango recheado com queijo

Mais um jantar diferente e que resultou muito bem. Ontem tinha deixado a descongelar peitos de frango e quando cheguei a casa não sabia bem o que fazer com eles. Lembrei-me então das minhas experiência a rechear peitos de frango. Uma olhada ao frigorífico e vi que tinha mozzarela a terminar o prazo. Estava decidido iria fazer frango recheado com queijo, tomate e espinafre :)

Peito de frango recheado com queijoPeito de frango recheado com queijo
Frango recheado com queijo

Numa frigideira coloquei a alourar no azeite, 3 chalotas cortadas às rodelas e 2 dentes de alho picado. Depois juntei um tomate cortado em cubos. Cobri com mais ou menos 1/4 de uma embalagem de espinafre lavado e temperei com sal e pimenta a gosto. Depois do espinafre reduzir juntei a mozzarela em pedacinhos e mexi tudo. Não deixei demasiado tempo ao lume para não derreter a mozzarela. Fiz um corte no peito de frango de modo a criar um bolsa e recheei com o preparado anterior.
Coloquei os peitos num pirex e deitei por cima o que sobrou do recheio. Polvilhei com Parmasão ralado e pão ralado especial do buddy.
Levei a forno bem quente durante +/- 45 minutos.

Bom apetite!

Peito de frango recheado com queijoPeito de frango recheado com queijo

quarta-feira, 21 de março de 2012

Mango Lassi

Mango Lassi
Depois de algumas experiências consegui chegar ao sabor do Mango Lassi que bebo no "Shangrilla"  um restaurante Nepalês que desde já aconselho a visitarem.
O meu Mango Lassi ficou mesmo muito bom. Super cremoso, super fácil e rápido de fazer. O Vitor não conseguia parar de beber :D

Mango Lassi
(chavena de +/- 240gr)

1 Manga grande bem madura 
1 chávena de iogurte grego natural (compro as embalagem de 1kg do Lidl, que é optimo)
1 chávena de leite meio gordo frio
5 colheres de sopa de açúcar

Descascamos a manga e cortamos em pedaços, cuidado para não cortarem muito junto ao caroço para não levar muita barba. 

* [Sem Bimby] Colocamos todos os ingredientes numa liquidificadora e batemos durante uns 2 minutos; 

* [Com Bimby] Primeiro colocamos só a manga no copo com o açúcar e 30 seg / vel8. Depois juntando o resto mais 30 seg / vel 6.

Experimentem que vão gostar :**

terça-feira, 20 de março de 2012

Sour cream cake (Bolo de natas azedas)

Ouvi falar pela primeira vez de "Sour cream" no ano passado quando fiz um bolo de chocolate da Nigella Lawson. Na altura tive que pesquisar um pouco, pois nunca tinha ouvido falar e não encontrava no supermercado. Diziam que não passava de natas azedas e que até se podia fazer em casa apartir de natas frescas, juntando algumas gotas de limão. Na altura para a receita resolvi trocar por natas frescas. Mas mais tarde li que Sour cream é o mesmo que Crème Fraiche. E este sim podemos encontrar em qualquer supermercado, junto à zona dos lácteos frescos.
sour cream cake
Há uns quinze dia atrás comprei o tal Crème Fraiche para em conjunto com queijo Quark fazer queijo creme na Bimby. Mas como não sou nada organizada acabei por usar o queijo Quark para outra coisa e agora tinha o Crème Fraiche a 4 dias de terminar a validade.
Fiz uma busca na net e encontrei uma receita que me agradou no Blog Chucrute com salsicha. Acabei por alterar um pouco a receita, mas deixo-vos o link do original para poderem experimentar também :)

Bolo de Crème Fraiche (Sour cream cake)
(usei uma chávena de +/- 240gr)

3 ovos
1 chávena de açúcar branco
1/2 chávena de açúcar amarelo
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 chávenas de crème fraiche (a embalagem tinha 500gr, coloquei tudo)
2 chávenas de farinha trigo fina para bolos
sour cream cake

Pré-aqueci o forno a 180º.
Forrei duas formas rectangulares pequenas com papel de alumínio e untei com margarina.
Numa tigela bati muito bem, os ovos com os açúcares. Juntei depois o crème fraiche e misturei apenas ligeiramente.
Peneirei lá para dentro a farinha, o fermento e o bicarbonato. Bati tudo muito bem. E coloquei nas formas.

Levei ao forno durante 45 minutos, mas o melhor é fazerem o teste do palito, pois o tempo depende sempre de forno para forno.

O bolo fica muito fofo e húmido.
Experimentem!
sour cream cake

segunda-feira, 19 de março de 2012

Dia do Pai...

... Um bem haja a todos os papás do mundo!

Ao meu um aceno, pois sei que embora não o veja, está de olho em mim algures neste vasto universo :**

A minha pequena tinha uma surpresa preparada para o papá lá no infantário. Vamos lá ver como corre, ela estava super ansiosa.

Tenham um bom dia e se tudo correr bem amanhã voltarei com algo doce :D

domingo, 18 de março de 2012

Domingo de Sol

Passeio na Praia
Adoro estes Domingos preguiçosos de Sol.

Hoje a Sofia apetecia-lhe algo diferente. Não lhe apetecia ir ao parque, por isso decidimos dar um passeio na praia para abrir apetite para o almoço. O tempo estava um pouco encoberto mas de cada vez que o sol abria fazia muito calor. Excelente para passear.

A Sofia ainda brincou um pouco na areia, mas não tanto como desejava. Pena foi não termos levado os patins, para ela poder treinar um pouco, fica para a próxima :) 

 Pão a levedar
Agora para esquecer que amanhã já é dia de trabalho tenho umas bolinhas a levedar ao sol.
O calor aquece a assadeira e as pequenas bolinhas que lá coloquei estão agora unidas e prontas para ir ao forno quente. Vai dar um lanche excelente, já quase consigo imaginar o cheirinho com que a casa vai ficar. Adoro o cheiro a pão acabadinho de fazer. Bem... está na hora de as ir colocar no forno ;)

Uma semana depois...

... e já começamos a ver o resultado do que plantamos a semana passada.

A Sofia todos os dias se levantava  cheia de energia e curiosa para ver se já tinha nascido alguma plantinha. E na sexta-feira apareceram as primeiras folhinhas. Foi cá uma festa. 
Na altura apenas se viam as alfaces (as que plantei do lado esquerdo), mas hoje já começam a aparecer as folhas dos tomates cherrie :)

Mais umas 2 semanas e estaremos a re-plantar :D

sábado, 17 de março de 2012

Salame de Chocolate

Salame de chocolate
Hoje enquanto via o livro de receitas da minha mãe à procura de algo bom para experimentar encontrei a receita de Salame de chocolate. Talvez haja uns 20 anos que não faço Salame. E era a receita que gostava mais de fazer quando era pequena. Creio que todas as crianças gostam de mexer a massa com as mãos :)
Por isso pensei que a minha pequena gostasse de experimentar. E estava certa, ela adorou, e passou logo a ser o nosso segredo para oferecer ao pai. Seria um presente do dia do pai antecipado. Mas como não tinha chocolate negro, tive que improvisar, usei chocolate de leite e reduzi a quantidade de açúcar. Ficou muito bom :)

Salame de chocolate

100gr de chocolate negro em pó (usei uma tabelete de chocolate de leite)
200gr de bolacha maria
100gr de manteiga amolecida (usei sem sal)
100gr de açúcar (como usei chocolate de leite coloquei só 70gr)
1 ovo
1 colher de sopa de vinho do porto

Usei a Bimby para pulverizar a tabelete de chocolate e picar a bolacha maria. [Quando era pequena a bolacha era triturada por mim, mas eu não gostava muito dessa parte. Desta vez a Bimby deu uma ajuda e a Sofia só teve de partir  alguns dos pedaços grandes.]

Numa taça misturarei a manteiga com o açúcar. Depois juntei o ovo e bati tudo muito bem. Por fim juntei o chocolate em pó e a colher de vinho do porto.

Juntei a bolacha triturada e a Sofia misturou tudo com as mãos, formando uma bola. Depois colocamos sobre uma folha de papel de alumínio formando um rolo, ou como a Sofia dizia um comboio. Envolvi e levei ao congelador durante 2 horas. Retirei depois e coloquei no frigorífico.

Experimentem e divirtam-se tanto como eu e a minha pequena.

Salame de chocolateSalame de chocolate




sexta-feira, 16 de março de 2012

Pudins de chocolate

A minha pequena não é nada fã de guloseimas, mas adora chocolate. E por isso faço de vez em quando pudins de chocolate instantâneo. Mas acabei de descobrir uma receita que vai passar a ser o pudim de chocolate cá de casa. Tirei a receita do blog "De cozinha em cozinha passando pela minha" mas acabei por fazer algumas alterações que no final resultaram muito bem.

Pudins de chocolate
Pudins de chocolate
(usei uma chávena de +/-240gr)

2 e 1/2 Chávenas de leite gordo
8 Colheres de sopa de açúcar amarelo
2 Colheres de sopa de maizena
2 Colheres de sopa de cacau em pó
1 Ovo
2 Gemas
125gr de chocolate negro
2 Colheres de sopa de manteiga sem sal
1 Colher de chá de extracto de baunilha
1 Colher de chá de canela em pó



Usei a Bimby para me ajudar :)
1. Coloquei no copo da Bimby 2 chávenas de leite, o açúcar, o cacau e a maizena. Programei 8min / 90º / vel3.
2. Entretanto numa tigela misturei o resto do leite com o ovo e as gemas. E quando a Bimby terminou programei 3 min / 80º / vel 3 e com a Bimby a funcionar deitei pelo bocal a mistura dos ovos e leite.
3. Juntei o chocolate, a manteiga, o extracto de baunilha e a canela e deixe repousar um minuto. Depois novamente 1min / 80º / vel3 para terminar.
4. Deitei nos copos e tapei com película para não criar capa dura, e deixei esfriar antes de levar ao frigorífico. Deixei no frigorífico umas 3 ou 4 horas, mas o melhor mesmo é deixar de um dia para o outro, ficam melhores com mais tempo de refrigeração.

Ficam cremosos e com um sabor forte a chocolate. Pensei que a minha miúda se fosse queixar de não serem muito doces, mas nada disso, adorou e o difícil foi convence-la a comer apenas um por dia :)

Espero que gostem pois eu tenho a certeza que vou repetir e talvez combinar outros sabores como a laranja, o café ou o rum.
      
Pudins de chocolatePudins de chocolate

quarta-feira, 14 de março de 2012

Origami de Natal

Como tinha dito na publicação anterior fui à procura de algumas fotos dos vários Origamis que fiz. Mas apenas encontrei estas duas :( 
Acho que estava mais interessada em fazer do que tirar fotos. 
Estas são da minha fase natalícia. Passei umas duas semanas a fazer árvores de Natal para toda a gente, e em todos os tipos diferentes de papel que encontrei, até com papel de jornal hehe 
Quem quiser experimentar estes foram os video que vi para aprender a fazer a árvore e a estrela.

Divirtam-se!

A arte do Origami

O Google está hoje a homenagear o grande senhor do Origami, Akira Yoshizawa, que se fosse vivo faria hoje 101 anos. Eu adoro a arte do Origami, só comecei a interessar-me e a fazer algumas figuras no ano passado, depois de ver alguns videos no Youtube. E nem sei bem porque nunca coloquei nada do que fiz aqui. Tenho que ir à procura de umas fotos para por aqui no blog.

Experimentem! É bom para esquecer a crise, e excelente para divertir as crianças :) 

terça-feira, 13 de março de 2012

Frango panado à Kitchen Boss

Mais uma inspirada no Kitchen Boss. Desta vez uma receita da Tia Ana do Buddy o Breaded Chicken with Vinegar Peppers. Como não sou muito fãn dos pimentos em vinagre alterei um pouco a receita, mas ficou tão bom que não podem imaginar. Acho que nunca comi um frango panado tão saboroso.
Frango panado à Kitchen Boss
O pão ralado especial do Buddy cada vez me convence mais e é algo que tenho sempre pronto a usar :)

De qualquer modo um dia ainda tenho que experimentar esta receita com o frasco de pimentos em vinagre. Depois direi se fica ou não com demasiado sabor a vinagre.
Para já aqui fica o modo como fiz estas pernas panadas e que acompanhei com umas batatinhas assadas e esparregado.



Usei uma embalagem com 4 pernas de frango completas. Na receita original o Buddy dizia para separar a perna da coxa, mas eu decidi deixa-las inteiras.

Liguei o forno a 220º e retirei a pele ao frango. 

Num prato mexi um ovo com duas colheres de parmesão e um pouco de sal (o sal é apenas porque não tive tempo de temperar as pernas antecipadamente, o melhor mesmo é deixar marinar as pernas em sal e limão durante pelo menos uma meia-hora). E noutro prato coloquei algumas colheres de sopa do pão ralado especial do Buddy.


Tapei o fundo de uma frigideira com azeite e liguei o lume médio. Quando o azeite já estava bem quente panei o frango. Passando primeiro pelo ovo, depois pelo pão ralado e levando ao azeite até alourar bem dos dois lados. Mais ou menos 2 minutos de cada lado deverá ser suficiente.

Coloquei então as pernas num Pirex. Como não ia colocar o vinagre, e para conseguir algum vapor para cozinhar e aromatizar o frango reguei-o com um copo de vinho branco (neste pranto usem um vinho de que gostem, não usem um vulgar vinho de pacote, vai fazer uma grande diferença acreditem). 

Levei ao forno durante mais ou menos 40 minutos. Aproveitei para colocar outro pirex com batatas que tinha levado a cozer durante 10 minutos. Reguei-as com azeite e temperei com sal (um ramo de rosmaninho também fica muito bem, mas desta vez não tinha para por).

E está pronto. Para dar um pouco mais de cor podemos sempre acompanhar também com um deliciosos esparregado :)

Bom Apetite!!


sábado, 10 de março de 2012

A Primavera está quase a chegar!

Pelo menos aqui na minha varanda! :D

Hoje foi um dia em cheio aqui em casa. Acordei com vontade de jardinar e depois do pequeno-almoço fui mais a minha pequena comprar terra para tratar e dar uma volta à minha horta de varanda. O que não esperava era pela surpresa no regresso a casa.
Gatinho
Este menino lindo passeava no meu sotão desesperado por voltar a sair pela janela por onde entrara. Deduzi que fosse do prédio ao lado e se tivesse enganado na janela onde entrar. Descobri qual o vizinho que tinha um gato, mas não estava em casa. Resolvi ficar com ele até encontrar os donos. Só que o pequeno que se roçava a mim a pedir para ir para casa, tinha outros planos. Depois de cheirar tudo e passear por toda a casa, e me deixar coberta de pelo branco (logo hoje que eu estava toda de preto :P)... mal viu uma abertura, resolveu ele mesmo ir para casa. Tinhamos a janela do sotão ainda aberta e ele passava o tempo a olhar para lá e para nós como a pedir para o deixarmos ir. Quando o Vitor abriu a janela do outro lado, ele não perdeu tempo, aproveitando a casa de brincar da Sofia como trampolim para saltar lá para fora. Deixei de o ver... fui buscar o escadote, quando ia a subir apareceu ele a espreitar, como que a despedir-se, pois quando conseguir espreitar já não vi nada no telhado, já ele devia estar em casa. Gostei da visita! Acho que vou deixar as janelas mais vezes abertas, pode ser que ele volte :D

JardinagemMas o dia ainda ia a meio e ainda tinhamos que tratar da horta. A minha floreira dizia-me que está a chegar a Primavera com o aparecimento dos seus primeiros botões, espero que sejam as lindas flores amarelas que tinha no verão passado e que pensei terem secado de vez. Até lhes arranquei a raiz, mas de à um mês para cá, da terra que parecia deserta começaram a aparecer algumas folhas e agora está cheia de botões :)


Está quase a fazer um ano que criei a minha horta na varanda, e não me arrependo nada. Houve algumas coisas que não funcionaram lá muito bem, por exemplo as cenouras nunca consegui ultrapassar a barreira dos 5 cm :P , os morangos nunca germinaram (embora agora tenha dois vasos com morangueiros lindos que a Bea me arranjou). Os tomateiros que plantei o ano passado até deram tomate, mas no Outono passado houve umas semanas de muito vento e eles não aguentaram e partiram, secando logo de seguida (este ano tenho que segura-los melhor com estacas). O que resultou muito bem e quero repetir este ano foram as ervas aromáticas. Dá muito jeito ter sempre ervas fresquinhas à mão.
Sementeira












Com a ajuda da Sofia fui comprar terra, fertilizei a jardineira e enchi os vasos pequenos. Há tempos numa encomenda que fiz da Vertbaudet enviaram como oferta um kit de jardinagem, que ela hoje foi buscar para poder também plantar alguma coisa nos seus vasos. Na jardineira grande plantei Mangericão, Salsa, e Chalotas (tinha algumas na cozinha e resolvi experimentar para ver o que dá). Na jardineira tenho ainda o Loureiro e algum espaço livre onde quero transplantar umas Alfaces e uns tomates cherrie que neste momento estão numa sementeira improvisada (reciclei uma embalagem de ovos kinder que tinha guardado do aniversário da Sofia, acho que deve funcionar). As sementes do Tomate Cherrie, foram retiradas de uns tomates que arranjei para o almoço. Sequei-as com papel de cozinha e coloquei um pouco ao sol.

Pequena jardineiraPequena jardineira






Semeei também num vaso sementes de Rosmaninho, num prato grande Coentros, e em dois vasos pequenos Oregãos e Pimentos vermelhos. A Sofia nos seus colocou sementes de Pimentos e de Mangerico.

Tinha também um vaso grande que há muito não era usado para nada e onde agora resolvi fazer uma experiência, colocar sementes de limão. Será que vai sair alguma coisa dali? Pois não sei... a ver vamos :D

Horta de varandaFuturo limoeiro

Agora é só esperar, dentro de 2 semanas devem começar a nascer os primeiros rebentos, e mais umas semanas e já começo novamente a utilizar ervas directamente da horta hehe

quinta-feira, 8 de março de 2012

Macarrão no Forno à Buddy

Pois é, hoje volto com algo muito bom, retirado de mais um Kitchen Boss. A receita é baseada no "Baked Ziti" que ele fez num dos programas.

Macarrão no forno
Mantive-me fiel a quase tudo com excepção das natas, que substitui por iogurte grego (boião grande do Lidl). E ao queijo Fontinella que não tinha  e substitui por emental.

Vou deixar aqui a receita tal como a fiz aqui em casa (quantidade para +/- 4 pessoas) e que ficou muito boa. De qualquer modo se quiserem ver a original é só clicarem no link :)




Macarrão no forno com mortadela

1. Cozi mais ou menos 300gr de macarrão, al dente ;
2. Numa taça juntei 200gr Iogurte grego, 150gr Ricotta, 100gr emental ralado, 1 lata pequena de tomate pelado cortado (lata toda), quadradinhos de mortadela (mortadela cortada com uma espessura de +/- meio centimetro). Coloquei sal a gosto ;
3. Juntei o macarrão e misturei tudo muito bem ;
4. Coloquei o preparado num pirex untado com manteiga e levei a forno pré-aquecido a 220º durante 20 minutos ;
5. Retirei. Misturei um pouco. Polvilhei com o Pão ralado especial do Buddy e coloquei 2 colheres de café de manteiga por cima (mesmo só um bocadinho pequenino, para derreter junto do pão ralado);
6. Levei novamente ao forno durante mais 20 minutos. E está pronto a comer.

Já fiz a receita das duas maneiras e digo-vos que o iogurte grego não fica nada atrás das natas pois é super cremoso, e na minha opinião é bem melhor.

Bom apetite!

terça-feira, 6 de março de 2012

Entrecosto no Forno com a Maggi

Ontem foi um daqueles dias em que cheguei a casa e só queria mesmo era um banho quente e dormir. Estava cansada e sem vontade nenhuma de ir para a cozinha. Mas isso está fora de questão quando se tem uma pirralha de 4 anos por perto, que não fica satisfeita com uma ou duas peças de fruta como jantar.

Uma busca ao congelador e lembrei-me... Eu já era fãn do "Maggi directo ao forno" para o Frango. E agora o de entrecosto também não lhe fica nada atrás. Tirei a embalagem de Entrecosto congelado. Cortei-o, com alguma dificuldade, em pedaços. Coloquei no saco, juntei o pó, misturei bem, saco fechado e forno com ele durante uma hora.

É o ideal para quando a Bimby está atarefada a fazer sopa para a Sofia e eu estou cansada e sem pachorra para passar muito tempo em frente ao fogão.

Como a sopa só demora cerca de 30 minutos a fazer, a Bimby ainda tem tempo para preparar uma sobremesa fixe, mesmo a tempo do prato principal. Ou então aproveitar o tempo para fazer o acompanhamento :)

Fiquem bem!

domingo, 4 de março de 2012

Cozido à Portuguesa na Bimby

Nunca tinha pensado em fazer Cozido à Portuguesa. Para mim sempre foi aquela refeição para comer em casa da mãe, mas a Bimby fez-me ter vontade de tentar. Pela receita tudo parecia fácil e divertido, e nem tinha que usar grandes quantidades de ingredientes como a minha mãe faz, já que aqui em casa somos só 2 e meio a comer. E não queria andar a semana toda a comer cozido.

Cozido à Portuguesa
É demorado mas tão fácil como colocar tudo na Bimby e esperar ;P
A receita está no livro de receitas essenciais que vinha com a Bimby. Fiz algumas alterações porque não tinha uma variedade tão grande de ingredientes e principalmente porque há naquela lista muita coisa de que não gosto mesmo nada.
Vou deixar aqui a receita tal como está no livro embora junte algumas anotações de como acabei por fazer o cozido aqui em casa.

Cozido à Portuguesa

Ingredientes p/ a Varoma:
Meia couve lombarda
3 Cenouras
3 Batatas
2 Nabos
2 Peitos de Frango
1 Farinheira
1 Chouriço de Carne
1 Chouriço de Sangue
[eu usei apenas a meia couve lombarda, 2 cenouras, 2 batatas, 1 farinheira, 1/2 morcela para cozer e 1/2 chouriço carne]
Cozido à Portuguesa
Ingredientes p/ o copo:

2 Tiras de entremeada
300gr entrecosto
300gr carne de vaca
Meia orelha porco
Meio chispe de porco
Àgua q.b.
Sal q.b.
350gr Arroz
[eu coloquei apenas 250gr de carne de vaca, 150gr entrecosto, 150 de porco da barriga e 250gr arroz]

1. Escalde a couve com àgua a ferver e reserve.
2. Coloque na Varoma a couve e os restantes ingredientes salpicados com Sal.Reserve.
3. Ponha no copo os respectivos ingredientes, excepto o arroz. Cubra-os com àgua até ao limite dos 2 litros, coloque a Varoma e programe 50 Min / Varoma / velocidade inversa / velocidade colher. Retire a Varoma e reserve.
4. Retire os ingredientes do copo e reserve o caldo para o arroz.
5. Pese o caldo reservado, coloque-o no copo e complete com àgua até às 800gr. Deite duas rodelas de chouriço de sangue, rectifique o sal, coloque o cesto com o arroz e programe 20 Min / 100º / Vel 3.
6. Acompanhe o cozido com o arroz.


Notas: Quando repeti a receita fiz algumas alterações à forma de preparar. Pois não sei se foi por não usar as mesmas quantidades, nem tudo correu bem. Aqui fica o que mudei:
* Não coloquei logo a Varoma, pois não queria os legumes demasiado cozidos. Coloquei o cesto para evitar salpicos nos 10 primeiros minutos e só depois coloquei a Varoma;
* Não tirei o caldo do copo, retirei apenas e carne e coloquei àgua até à marca de 1L. E como não usei chouriço de sangue juntei uma rodela de morcela;
* Como a quantidade de arroz era menor aos 15 minutos o arroz já estava cozido. Atenção também ao tipo de arroz que usamos, pois tem tempos de cozedura diferentes. Eu uso Bastami e os 15 minutos para as 250gr foram suficientes.

Espero ter sido uma ajuda :)

sábado, 3 de março de 2012

Pizza de Presunto e Mozzarela

Hoje não tinha muita fome, apetecia-me algo leve para o almoço. Como tinha Mozzarela fresca lembrei-me de que uma pizza era uma boa ideia. Além de que iria ter oportunidade de experimentar a minha nova Pedra de Pizza que mandei vir da Amazon :)
Fiz a receita de massa de pizza que vem no livro de receitas essenciais da Bimby.

Pizza de mozzarela e presunto
Mas apenas meia receita:
100gr água
25gr azeite
5gr de sal
200gr farinha T65
5gr de fermento padeiro seco

Deixei a massa descansar em local morno durante uns 30 minutos. Liguei o forno a 220º para aquecer a pedra. Estendi a massa que é super elástica e fácil de moldar. Fiz um refogado com uma colher de sopa de azeite, uma chalota e um dente de alho picados. Juntei meia lata de tomate pelado cortado e mangericão. Deite o preparado sobre a pizza. Depois um pouquinho de emental ralado e os pedaços de mozzarela. 3 fatias de presunto (acho que 2 tinha chegado, pois as três acabou por salgar um pouco a pizza). E para colorir folhas de espinafre fresco (era para colocar rúcula quanto tirasse a pizza do forno, mas como não tinha decidi colocar espinafre antes de ir ao forno e ficou muito bom). Tudo ao forno durante 20 minutos.

A Pedra deixa realmente a massa melhor. Foi uma excelente compra.

Bom fim de semana!