quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Palmiers de Bacon e Queijo

Palmiers
Hoje deixo-vos aqui esta entrada rápida, fácil e deliciosa.

Palmiers de Bacon e Queijo

Massa folhada rectangular (usei a do Lidl que é bem boa)
Fatias de bacon
Fatias de Queijo fatiado
Leite q.b.

Ligamos o forno a 200º.
Estendemos a massa folhada e pincelamos-a com leite. Dispomos sobre ela as fatias de bacon e queijo (não exagerem no recheio).
Começamos a enrolar cada um dos lados em direcção ao centro (lados longos do rectângulo). Vamos ficar com um cilindro de massa enrolada. Cortamos então em fatias de cerca de 1 centímetro de espessura e colocamos sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal ou um tapete de silicone.
Pincelamos os palmiers com leite e levamos ao forno quente até estarem dourados a nosso gosto.

Fiquem bem!

sábado, 12 de outubro de 2013

Farofias

Farofias
Esta semana foi super cansativa. A Sofia começou a fazer febres de 39 graus na terça à noite que só acalmaram esta noite :(
Foram noites em claro e no fim, do mal o menos, são apenas os primeiros molares a nascerem :)
Estamos cansados e a tentar recuperar o sono, já dormi uma sesta hehe

E agora para compensar a falta de sono um dos meus doces favoritos. Quando era pequena a minha mãe chamava-lhes "Nuvens" e era um dos doces que estava sem presente na mesa de Natal. Mas para mim é algo que me anima e me deixa feliz sempre que como.  Por isso aqui fica receita para vos deixar felizes também!

Farofias

175gr Açúcar
4 Ovos grandes
1 colher de sopa de Maizena
1 litro leite
1 casca de limão
canela em pó q.b.

Separamos as gemas das claras. Com um garfo mexemos as gemas.
Batemos as claras em castelo. Juntamos-lhe 50gr de açúcar e continuamos a bater. Reservamos.

Numa panela colocamos o leite, o resto do açúcar e a casca de limão e levamos ao lume até ferver. Reduzimos o lume e usando uma colher de metal deitamos colheradas do preparado de claras para cozerem no leite. Viramos-as para cozerem de ambos os lados, elas cozem depressa. Retiramos par um passador para escorrer o leite, que depois juntamos ao da panela.
Colocamos as "Nuvens" num prato ou travessa fundos.

Retiramos a panela do lume para arrefecer ligeiramente o lume. Colocamos algumas colheradas de leite numa tigela e juntamos-lhe a maizena. Mexemos bem para eliminar todos os grumos. Juntamos à panela de leite. Sempre a mexer juntamos as gemas. Levamos ao lume durante alguns minutos para cozer as gemas e engrossar o creme. (Para mim esta é a dose ideal de açúcar, mas nesta altura podem provar o creme se acharem que merece, acrescentar açúcar).

Deitamos o creme sobre as claras e polvilhamos com canela em pó.

É uma sobremesa super rápida de fazer, experimentem!

Bom fim de semana :)

domingo, 6 de outubro de 2013

Aletria

Nunca tinha feito ou comido Aletria antes até o meu marido me dizer que há anos que não comia e que adorava. Pois resolvi procurar uma receita para experimentar. Tirei uma de um programa no 24kitchen (primeira foto), mas embora o desenho de canela tenha saído melhor de sabor não me convenceu, e ele também não.


Tirei uma nova receita de um livro de culinária da Maria de Lourdes Modesto, "Cozinha Tradicional Portuguesa", fiz algumas alterações ligeiras e desta vez acertei em cheio (segunda foto),embora o desenho com a canela tenha sido um desastre ;P
O importante foi que o maridão gostou e eu cheguei à conclusão que é uma excelente sobremesa :)

Aletria

100gr Aletria
425 ml Leite
140gr Açúcar
50gr Manteiga
3 gemas
casca de um limão
1 pau canela
canela em pó q.b.

Colocamos o leite num tacho, com o açúcar  a casca de limão e o pau de canela. Por fim a aletria (quebramos gentilmente cada novelo de aletria antes de o colocar no leite). Levamos a lume médio durante uns 10 a 15 minutos ou até a aletria estar cozida, mas ainda um pouco rija. 
Desligamos o lume, retiramos a casca de limão e o pau de canela. Juntamos a manteiga (o frio da manteiga vai ajudar a arrefecer a aletria e facilitar a integração das gemas).
Numa tigela mexemos as gemas às quais vamos juntando um pouco do leite quente, só depois de amornar as gemas as juntamos à aletria.
Misturamos bem as gemas na aletria e levamos ao lume alguns minutos para cozer as gemas.
Deitamos depois num prato grande e decoramos a gosto com canela.

Bom apetite!