quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Pão Doce

Depois de quase duas semanas de ausência, em que a amigdalite da minha miúda deu cabo de mim, estou de volta com algo delicioso e que deixou um aroma fantástico aqui em casa.

Este pão está entre o pão caseiro e o pão brioche. E é o favorito da minha filha. Fofo, com umas boas lascas de miolo e ligeiramente adocicado como um pão de leite.
Faço este pão tanto na Bimby como na Máquina de fazer pão.


Pão Doce

250gr leite meio gordo
25gr margarina
1 colher e meia de sopa de mel
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
1 ovo
500gr farinha T55
5gr fermento padeiro em pó
1 gema para pincelar

Usando a MFP: Numa tigela coloco o leite com a margarina e levo alguns segundos ao micro-ondas a para derreter a margarina e aquecer um pouco o leite. Noutra tigela bato o ovo.
Coloco na cuba os ingredientes por esta ordem, o leite com a margarina já morno, o mel, o açúcar, o sal, o ovo, a farinha, o fermento.
Escolho o programa massa.

Usando a Bimby: No copo coloco o leite, a margarina, o mel, o açúcar, o sal, o ovo e o fermento. Programo 3 min /37º /vel2.
Junto a farinha e alguns segundos na vel4. Depois 5min /espiga.
Coloco um pano sobre o copo e deixo ficar perto de hora e meia.

Retiro a massa para uma superfície enfarinhada e divido-a em cerca de 10/12 partes idênticas. Moldo bolinhas que depois achato com a mão e enrolo como um charuto, torcendo e dando um nó, voltando a formar uma bola. Faço isto pois fico com a sensação que o pão fica mais leve.   
Coloco num tabuleiro e pincelo com a gema de ovo. Levo ao forno pré-aquecido a 50º durante 20 minutos. E depois subo a temperatura do forno para os 180º e deixo mais 30 minutos ou até ficarem douradinhos.

Ficam deliciosos, no momento e no dia seguinte. E se por milagre durarem até ao terceiro dia, uns 10 segundos no micro-ondas e está fofo novamente :)

Divirtam-se na cozinha!

1 comentário:

  1. Ía mesmo bem um agora ao pequeno almoço, deve ser deliciosos

    Beijokas
    Sabores leves

    ResponderEliminar