domingo, 16 de agosto de 2009

O Terror da Febre...

Felizmente que só ao fim de 18 meses soube o que é o "terror da febre", e ter a minha filhota doente.

Pois é, faz este fim de semana 15 dias que andamos os dois de cabeça virada com a miúda. No sábado de manhã ela estava quente, tirei-lhe a febre e lá estava... 37,5, não era muito mas alarmou-me um pouco, pois ela nunca fez febre, nem mesmo com as vacinas mais fortes. Resolvi colocar-lhe um beneron, e ver como reagia. Mas algo não estava bem, não queria comer e andava muito murcha. Nessa mesma tarde tiramos-lhe a febre, com dificuldade pois ela não gostava do termómetro (chupeta), e já estava perto dos 39. Pânico, o que fazer?! Dar-lhe outro beneron?! Mas ainda não passaram 6 horas! O Vítor lembrou-se de a colocarmos na banheira com água morna. Pobre miúda parecia que a água estava gelada, chorou, chorou, mas lá se habituou e começou a arrebitar. Voltamos a medir e já estava nos 38, colocamos outro beneron e decidimos que o melhor era dar um salto à Clínica Parque dos Poetas que fica aqui perto.
Nunca lá tinha ido e não fiquei com vontade de voltar. Devíamos ter desconfiado quando vimos que éramos os únicos clientes. Nem um pediatra, apenas clínica geral. Tudo para depois de a examinar me dizer para lhe dar Beneron e Brufen, e ir vendo a evolução... 36 Euros, para me mandar fazer o que já estava a ser feito! Foi uma noite complicada, alternando de 4 em 4 horas o Beneron e o Brufen. Continuava sem comer nada, apenas bebia sumo de maçã. Na tarde de Domingo já nem se mexia, e a febre já só baixava com banhos de água tépida. Fizemos então o que devíamos ter feito no dia anterior, fomos com ela às urgências de pediatria do Hospital da Luz. Também foi a primeira vez que lá fui e gostei muito do atendimento. A médica que nos atendeu era bruta... mas eficaz. A Sofia detesta médicos, mas aquela médica nem quis saber, segurou nela com força e em 5 minutos de exame diagnosticou uma amigdalite já avançadita pois já estava cheia de pus. Lá receitou Oraminax e viemos para casa bem mais descansados. As noites que se seguiram não foram melhores, mas pelo menos já sabíamos o que a nossa menina tinha.

Acho que o pior é a sensação de frustração, pois não sabemos o que fazer como reagir. Mas a experiência tudo muda, sei que para a próxima (sim, de certeza que não foi a última), tudo será diferente, levaremos a coisa muito mais serenamente. Ser pai e mãe inexperientes custa!

Outra coisa que nos assustou, foram as manchas que começaram a aparecer pelo corpo dela na terça-feira. Nessa noite começamos a ler os efeitos secundários nos medicamentos e quase todos eles diziam que podiam fazer uma urticaria e que se deveria parar e falar com o médico. Paramos então com o Brufen e o Beneron, pois a febre já estava por volta dos 37. Como na quarta-feira à noite as marcas aumentaram começamos a ficar preocupados e em vez de lhe dar o antibiótico de 8 em 8 horas mudamos para 12 em 12 e resolvi falar com o pediatra dela no dia seguinte.
Depois de lhe contar a história toda ele disse-me que o problema não devia ser do antibiótico, e que algumas crianças com a idade da Sofia depois de terem febres altas, umas 24h/48h poderiam aparecer com umas manchas vermelhas pelo corpo todo, mas que isso desapareceria no prazo de uns 2/3 dias.
E não é que ele tinha razão, mesmo continuando a dar o antibiótico, na sexta-feira já não tinha manchas. Estamos sempre a aprender!


Sem comentários:

Enviar um comentário