sábado, 10 de março de 2012

A Primavera está quase a chegar!

Pelo menos aqui na minha varanda! :D

Hoje foi um dia em cheio aqui em casa. Acordei com vontade de jardinar e depois do pequeno-almoço fui mais a minha pequena comprar terra para tratar e dar uma volta à minha horta de varanda. O que não esperava era pela surpresa no regresso a casa.
Gatinho
Este menino lindo passeava no meu sotão desesperado por voltar a sair pela janela por onde entrara. Deduzi que fosse do prédio ao lado e se tivesse enganado na janela onde entrar. Descobri qual o vizinho que tinha um gato, mas não estava em casa. Resolvi ficar com ele até encontrar os donos. Só que o pequeno que se roçava a mim a pedir para ir para casa, tinha outros planos. Depois de cheirar tudo e passear por toda a casa, e me deixar coberta de pelo branco (logo hoje que eu estava toda de preto :P)... mal viu uma abertura, resolveu ele mesmo ir para casa. Tinhamos a janela do sotão ainda aberta e ele passava o tempo a olhar para lá e para nós como a pedir para o deixarmos ir. Quando o Vitor abriu a janela do outro lado, ele não perdeu tempo, aproveitando a casa de brincar da Sofia como trampolim para saltar lá para fora. Deixei de o ver... fui buscar o escadote, quando ia a subir apareceu ele a espreitar, como que a despedir-se, pois quando conseguir espreitar já não vi nada no telhado, já ele devia estar em casa. Gostei da visita! Acho que vou deixar as janelas mais vezes abertas, pode ser que ele volte :D

JardinagemMas o dia ainda ia a meio e ainda tinhamos que tratar da horta. A minha floreira dizia-me que está a chegar a Primavera com o aparecimento dos seus primeiros botões, espero que sejam as lindas flores amarelas que tinha no verão passado e que pensei terem secado de vez. Até lhes arranquei a raiz, mas de à um mês para cá, da terra que parecia deserta começaram a aparecer algumas folhas e agora está cheia de botões :)


Está quase a fazer um ano que criei a minha horta na varanda, e não me arrependo nada. Houve algumas coisas que não funcionaram lá muito bem, por exemplo as cenouras nunca consegui ultrapassar a barreira dos 5 cm :P , os morangos nunca germinaram (embora agora tenha dois vasos com morangueiros lindos que a Bea me arranjou). Os tomateiros que plantei o ano passado até deram tomate, mas no Outono passado houve umas semanas de muito vento e eles não aguentaram e partiram, secando logo de seguida (este ano tenho que segura-los melhor com estacas). O que resultou muito bem e quero repetir este ano foram as ervas aromáticas. Dá muito jeito ter sempre ervas fresquinhas à mão.
Sementeira












Com a ajuda da Sofia fui comprar terra, fertilizei a jardineira e enchi os vasos pequenos. Há tempos numa encomenda que fiz da Vertbaudet enviaram como oferta um kit de jardinagem, que ela hoje foi buscar para poder também plantar alguma coisa nos seus vasos. Na jardineira grande plantei Mangericão, Salsa, e Chalotas (tinha algumas na cozinha e resolvi experimentar para ver o que dá). Na jardineira tenho ainda o Loureiro e algum espaço livre onde quero transplantar umas Alfaces e uns tomates cherrie que neste momento estão numa sementeira improvisada (reciclei uma embalagem de ovos kinder que tinha guardado do aniversário da Sofia, acho que deve funcionar). As sementes do Tomate Cherrie, foram retiradas de uns tomates que arranjei para o almoço. Sequei-as com papel de cozinha e coloquei um pouco ao sol.

Pequena jardineiraPequena jardineira






Semeei também num vaso sementes de Rosmaninho, num prato grande Coentros, e em dois vasos pequenos Oregãos e Pimentos vermelhos. A Sofia nos seus colocou sementes de Pimentos e de Mangerico.

Tinha também um vaso grande que há muito não era usado para nada e onde agora resolvi fazer uma experiência, colocar sementes de limão. Será que vai sair alguma coisa dali? Pois não sei... a ver vamos :D

Horta de varandaFuturo limoeiro

Agora é só esperar, dentro de 2 semanas devem começar a nascer os primeiros rebentos, e mais umas semanas e já começo novamente a utilizar ervas directamente da horta hehe

Sem comentários:

Enviar um comentário