sábado, 8 de setembro de 2012

Bacalhau à Brás

Bacalhau à Brás
... tal como a minha mãe me ensinou :D

Adoro tentar imitar os pratos da minha mãe, fazem-me sempre recuar no tempo e relembrar boas memórias.

A minha mãe já há algum tempo que não me faz este prato lá em casa e como tinha aqui duas postas de Bacalhau demolhadas resolvi fazer para o jantar.



Bacalhau à Brás
rend.3 pratos

500gr Batatas descascadas
300gr Bacalhau demolhado e desfiado
2 Cebolas grandes cortadas em fatias finas
3 dentes de Alho picados
4/5 colheres de sopa de Azeite
4 Ovos M
Sal e pimenta q.b.
Salsa e Cebolinho q.b. (usei um cubo congelado)
Óleo para fritar as batatas

Colocamos o óleo a aquecer.
Cortamos as batatas finas e pequenas, tipo palha. Quando o óleo estiver bem quente (tem que estar mesmo muito quente para as batatas ficarem fritas e estaladiças, em vez de cozidas). Fritamos as batatas em três vezes, para elas não se amontoarem ou ficarem coladas umas às outras.

Numa frigideira colocamos a cebola, o alho e o azeite. Deixamos alourar e só depois juntamos o bacalhau. Nesta fase juntei um cubo de cebolinho conservado em azeite (a minha mãe não coloca cebolinho, mas fica muito bem aqui). Misturamos bem e nesta fase provamos para ver como está de sal (no caso de o bacalhau ter demolhado demais e necessitar de uma pitada de sal). Deixamos cozinhar até começar a secar e então juntamos metade das batatas fritas, misturando tudo muito bem.

Numa tigela batemos os ovos, com uma pitada de sal, pimenta e salsa picada. Deitamos sobre o bacalhau e vamos mexendo para o ovo envolver bem toda a mistura. Não deixamos o ovo cozinhar totalmente, deve ficar uma mistura ligeiramente húmida.

Colocamos numa travessa ou pirex juntamente com as restantes batatas fritas e servimos de imediato. 

Espero que gostem :)

Sem comentários:

Enviar um comentário