terça-feira, 18 de setembro de 2012

Batatas "Fritas" no Micro-ondas

Fiquei curiosa com esta receita, que encontrei espalhada pelos forums culinários da net, e resolvi experimentar. É uma ideia engraçada para quando nos apetece algumas batatinhas fritas, mas não nos apetece nada o trabalho de aquecer óleo para as fritar. 
Não só, mas também porque não tenho nenhum prato próprio para colocar as batatas no micro-ondas, foram necessárias 6 tentativas até conseguir o resultado desejado.
Se correr bem este será o resultado. A gosto mais ou menos tostadas :)

Batatas fritas no micro-ondas Batatas fritas no micro-ondas
O ingrediente é apenas um... a batata :)
Mas eu gostei mais quando juntei o azeite e no final sal fino a gosto.

Comecei por descascar duas batatas médias e corta-las às rodelas. Coloquei-as numa tigela juntamente com uma colher de chá de azeite e untei-as bem.
Batatas fritas no micro-ondas Batatas fritas no micro-ondas
Depois forrei um prato (bom para micro-ondas), com papel vegetal (porque as batatas têm tendência a colar ao prato). E coloquei as batatas sobre o papel sem as sobrepor. Depois levei ao micro-ondas. E aqui está o segredo, conforme a potência do micro-ondas assim o tempo.
Pelo que li nos vários forums é ideal um micro-ondas com temperaturas máximas altas (1200w). Mas como o meu é de 900w tive que adaptar o tempo.
Batatas fritas no micro-ondas Batatas fritas no micro-ondas
Liguei o micro-ondas no máximo com a função grill activa durante 8 minutos e meio. E 9 minutos e meio quando as quis mais tostadas.
No final retirei as batatas para uma tigela e ainda quentes juntei um pouco de sal fino.

Há quem diga que devemos interromper o processo a meio, virar as batatas e colocar o sal, deixando depois cozer o restante tempo. Mas eu gostei mais quando não mexi nas batatas durante os 8/9 minutos. E como tenho problemas com o sal, no final não coloquei sal nas que eram para mim, e estavam óptimas na mesma :D

Já sabem, se não correr bem à primeira, não desistam voltem a tentar no dia seguinte. Todas as noites enquanto fazia o jantar experimentava, e no final da semana os meus provadores oficiais adoraram o resultado hehe

Divirtam-se na cozinha!

1 comentário:

  1. Olá Carla: esta receita é espetacular!! Nunca tinha ouvido falar em batatas frita no micro-ondas e ficaram com um ótimo aspeto.Hei de experimentar,de certeza.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar