segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Fofo de Belas Gigante

No Blog do Luis Pontes descobri esta receita para fazer fofos de Belas que resolvi experimentar. E agora adaptei para fazer os bolos de aniversário da Sofia.
O sabor é muito próximo dos fantásticos fofos da "Casa dos Fofos" em Belas, e resulta muito bem num bolo de aniversário. Fica muito fofo e cremoso se criarmos várias camada recheadas do fabuloso creme.

Para o bolo da escola tive que usar uma forma grande de 26cm, por isso fiz o dobro da receita do pão de ló e reduzi em 50gr o açúcar. Quanto ao creme achei que a quantidade da receita dele era suficiente para esta versão grande do bolo e acertei, deu para colocar 2 camadas boas de creme e ainda cobrir o bolo para a aplicação da pasta de açúcar. Em relação ao  açúcar reduzi apenas 10gr. O sabor continuou lá mas ficou melhor para as crianças.

Quantidades que usei para a forma redonda de 26cm:
Massa:
8 ovos
400gr açúcar branco
300gr Farinha Branca de neve fina p/Bolos
1 colher de chá de fermento em pó
Raspa de 1 limão
Manteiga e farinha para polvilhar
Creme:
4 colheres de Maizena (cerca de 20gr)
1/2 litro de leite frio
80gr açúcar branco
3 gemas


Para fazer a saia do vestido da Barbie não precisava de tanta massa pois a forma era alta mas estreita e não ia fazer base em bolo para a boneca pois aqui a festa em casa era só para a família mais próxima, e somos pouquinhos :)
Apostei em fazer exactamente as quantidades que o Luis Pontes coloca no blog e desta vez não reduzi no açúcar. O bolo ficou mais docinho.
O creme foi em demasia. Depois de criar 3 camadas altas de creme e cobrir o bolo todo ainda me sobrou 1/3 do creme, que aproveitei para servir como leite creme ;P

Quantidades que usei para a forma tipo cone da saia da Barbie:
Massa:
4 ovos
225gr açúcar branco
150gr Farinha Branca de neve fina p/Bolos
1/2 colher de chá de fermento em pó
Raspa de 1 limão
Manteiga e farinha para polvilhar
Creme:
4 colheres de Maizena (cerca de 20gr)
1/2 litro de leite frio
80gr açúcar branco
3 gemas

Comecei por fazer o creme usando a Bimby.
Coloquei no copo o leite e a maizena e misturei alguns segundos na vel4.
Depois juntei os restantes ingredientes e 5min/90º/vel4. Se ainda estiver um pouco liquido deixar mais 1 minuto. Retiramos para uma taça e cobrimos com película (colocando a película mesmo sobre o creme para não ganhar capa dura), e deixamos arrefecer por completo.
Para o modo de fazer o creme ao lume cliquem aqui.

Enquanto a Bimby tratava do creme comecei a medir todos os ingredientes e a colocar em taças.
Liguei o forno a 180º.
Separei as gemas das claras. 
Bati as claras em castelo e reservei.
Bati em espuma as gemas e juntei o açúcar batendo sempre até obter um creme quase branco (tenham paciência nesta parte). Apartir de agora nada de batedeira, usem uma colher de pau e força nos braços :)
Vamos peneirar a farinha com o fermento sobre o creme e misturando com a colher. Juntamos a raspa de limão. E por fim começamos a juntar as claras em castelo, as colheradas, envolvendo-as com muito cuidado e delicadeza, não queremos perder o ar.
Colocamos a massa na forma previamente untada e polvilhada e levamos ao forno já quente durante cerca de... [Para a forma de 26cm levou cerca de 1hora até o palito sair seco]... [Para a forma tipo cone que é alta 50 minutos foram suficientes]... Não abram o forno até aos 40 minutos... apartir daí vão espetando um palito, quando sair seco está no ponto.

Devem desenformar o bolo ainda quente sobre uma grade e deixa-lo arrefecer por completo antes de o cortar e rechear.


Bom inicio de semana!

Sem comentários:

Enviar um comentário