quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Pernas de Pato no forno (Nigella Lawson)

Mais uma ideia tirada da série 7 da "Cozinha da Nigella". 
Esta para fazer num fim de semana pois leva cerca de 2 horas. 
Embora demorada, não podia ser mais simples e a única gordura usada é a do pato :)

Pernas de Pato no forno
Não fiz exactamente como ela pois não tinha uma frigideira possível de ir ao forno (cá em casa só temos frigideiras anti-aderentes com pega plástica). E em vez de batatas grandes cortadas em cubos usei batatas pequenas para assar. 

O resultado foi muito bom, a carne ficou suculenta e muito saborosa. As batatas absorveram a gordura do pato e ficaram fantásticas  Acompanha lindamente com uma salada. 

Vou deixar aqui a forma como ela elabora a receita no episódio e ao mesmo tempo as pequenas alterações que fiz.

Pernas de Pato no forno

2 Pernas de Pato
2 Batatas grandes para assar com casca e cortadas em cubos (usei batatas pequenas para assar cortadas ao meio)
Sal, pimenta e tomilho q.b.

Ligamos o forno a 200º.
Numa frigideira sem gordura colocamos as pernas com a pele para baixo e deixamos dourar uns minutos, viramos e deixamos mais uns dois minutos, retiramos do lume. Como ela usou a frigideira para ir ao forno colocou lá as batatas rodeando o pato. Eu passei tudo para uma assadeira pequena e coloquei as batatas pequenas à volta. Temperei de sal e pimenta. A Nigella salpica tomilho fresco por cima, mas sugere que podemos usar seco. Como não tinha fresco usei seco e o aroma estava lá na mesma tal como ela diz.

Levamos ao forno cerca de 2 horas. A meio mexi as batatas e virei o pato, para ficar bem tostado de ambos os lados. Não foram precisas as duas horas, uma hora e meia foi suficiente e desliguei o forno. Ainda ficou lá dentro enquanto fazia a salada para acompanhar :)

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário