sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Medalhões gratinados

Depois de uma semana complicada, fecho do ano lá na empresa (quem trabalha na área financeira sabe do que estou a falar)... a minha cozinha tem andado muito parada. 
Andei aqui a ver o que tinha para publicar e reparei que ainda não tinha colocado aqui o prato que servi cá em casa no final de ano.
Esta receita na sua forma original tirei do site gastronomias.com, e fiz pela primeira vez há 10 anos atrás, na primeira passagem de ano que passei com o meu maridão :)
Desde aí que voltei a repeti-la em várias ocasiões, e sinceramente neste momento a receita já está bem diferente do original, pois de vez enquando lá altero alguma coisa, ou por falta de ingrediente ou porque já não me lembro bem da receita ;P
Desta vez inventei um béchamel de queijos que ficou um espectáculo!

Medalhões gratinados

2 medalhões de vaca temperados com sal e pimenta (e coloquei também um bifinho de porco pois a minha Sofia não gosta muito de carne de vaca)
3 batatas grandes ou 5 médias, descascadas e cortadas às rodelas
2 cebolas grandes ou 3 médias, descascadas e cortadas às rodelas
3 dentes de alho
1 colher de sopa de banha
2 colheres de sopa de azeite

para o béchamel que fiz na Bimby, mas pode ser feito ao lume:
400gr leite
40gr farinha
20gr manteiga
100gr mozzarela
100gr queijo da ilha
100gr queijo cheddar
sal e noz-moscada q.b.



Primeiro fritamos as batatas e reservamos.

Numa frigideira colocamos a banha, o azeite e o alho cortado em gomos. Fritamos a carne em lume brando para não queimar a gordura. Retiramos e na mesma gordura alouramos a cebola.

No copo da Bimby colocamos todos os ingredientes para o béchamel e programamos 8min /90º /vel4.

Num pirex dispomos as rodelas de batata a cobrir o fundo. Por cima colocamos a cebola e depois a carne. Cobrimos com o béchamel e levamos a gratinar uma meia hora ou até a ficar tostadinho. 

Bom fim de semana!

3 comentários: