sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Fantástico Brownie

Queria algo bom e delicioso para levar para as meninas lá da empresa, e foi então que me lembrei deste brownie do Jamie Oliver que andava já há algum tempo no meu bloco de notas para ser testado.

Só se aproveitaram estas duas fotos, as outras ficaram escuras e luz aqui em casa à noite é péssima, assim que o repetir volto para colocar novas fotos.

Não tinha os ingredientes exactos da receita do Jamie por isso tive que fazer uns ajustes. Não entendi bem o texto e deixei o brownie 5 minutos extra no forno que lhe retiraram a humidade necessária no centro. Mesmo assim o resultado foi fantástico!
Aqui fica a receita e o que eu alterei...

Brownie Fantástico do Jamie Oliver

250gr Manteiga sem sal

200gr Chocolate negro 70% (só tinha de culinária 52%)
75gr Canberries desidratadas (coloquei 50gr)
50gr Nozes partidas
80gr Cacau em pó peneirado
65gr Farinha peneirada
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
360gr Açúcar (usei 75gr branco e 225gr de amarelo)
4 Ovos grandes batidos

Liguei o forno a 180º.

Numa tigela coloquei a manteiga e o chocolate cortados em bocados levei ao micro-ondas 30seg, mexendo e repetindo o processo até a manteiga derreter. Continuei a mexer até o chocolate se unir à manteiga. Juntei as canberries e as nozes. Reservei.

Noutra tigela misturei muito bem os secos e juntei a pouco e pouco o creme de chocolate mexendo sempre com uma vara de arames. Por fim juntei os ovos batidos e misturei até obter uma massa homogénea.

Coloquei a mistura numa forma de alumínio rectangular descartável (pratica e é menos loiça para lavar). A massa cobre apenas o fundo, mas não se preocupem. Levei ao forno quente por cerca de 25 minutos.

Nota importante: A massa cresce muito, mais do dobro, mas a cerca de 20 minutos vai começar a abater. Assim que virem a massa começar a descer desliguem o forno e retirem o brownie. Desta forma vai ficar húmido no centro e pouco seco nos cantos.

Depois de morno polvilhei com um pouco de açúcar em pó. Como roubei no açúcar da massa ficou com um sabor mais forte a cacau. É uma bomba calórica servida em pequenos e tentadores quadradinhos :D 

Experimentem!

1 comentário: