terça-feira, 21 de julho de 2009

Aprender a dormir

Pois é verdade, também se aprende a dormir. E olhem que não é nada fácil. As revistas pintam às vezes a coisa demasiado cor-de-rosa. E nem sempre as reacções por parte dos pequenos são iguais às que lá vêm escritas. Como eles dizem todas as crianças são diferentes. Mas acima de tudo, acho que parte dos pais conseguirem ou não fazer com que os filhos durmam a noite inteira.
Vou contar-vos a minha história e técnica, se assim se pode chamar. Espero conseguir ajudar alguém.

Primeiro que tudo não compramos berço para a bebé, compramos-lhe uma cama de barras normal, enorme para ela no inicio, sabíamos disso, mas planeavamos fazer-lhe uns ajustes.
A ideia foi sempre a de que, desde o primeiro dia dela em casa, o local de dormir à noite fosse o quarto dela. Ou seja em vez de fazer como a maioria dos pais, que leva os bebés para o seu quarto, eu mudei-me para o quarto dela.

Comprei um sofá cama, daqueles práticos que se desdobram para se transformarem num divã, que aberto ocupava quase o quarto todo :) à noite abriamo-lo e eu ficava lá a dormir ao lado da cama dela. O pai como tinha que trabalhar no dia seguinte, ficava no nosso quarto para conseguir descansar.

Como a cama era enorme para ela, comprámos-lhe um "ninho", assim ficava mais aconchegada, e para reduzir mais o espaço da cama usávamos a almofada (tipo chouriço) que eu usei durante a gravidez para dormir. Ficou então com a cama mesmo à medida dela.

Como nasceu de 36 semanas e meia e veio para casa com pouco mais de 2 quilos os primeiros 2 meses foram complicados, eu andava tipo zombie. Tinha que lhe dar mama e complemento de 2 em 2 horas. Durante esse período não havia nada a fazer e estava sempre a acordá-la para comer a toda a hora. Mas a aprendizagem do dormir à noite já tinha começado. Estava na fase de lhe mostrar onde era o local para dormir.

Todos os dias de manhã a levava para a sala, onde estava mais luz e embora ela estivesse quase sempre a dormir foi conhecendo o espaço e os barulhos. Durante o dia fazia barulho sem me preocupar, à noite tentava que estivesse tudo em silêncio. Era outra forma de diferenciar o dia da noite.

Com 2 meses já estava no percentil 35, podia então começar a abrandar o ritmo.

Li em alguns fóruns testemunhos de mães que deitavam os bebés às oito da noite e estes só acordavam às 8 ou às 9 do dia seguintes. E o truque de todas era o de fazer sempre a mesma rotina diária. Banho quente às 19:00, massagem e o leitinho antes de dormir. A primeira semana em que tentei, não deu resultado, pensei que fosse eu que tivesse a fazer algo de mal, ou não fosse suficientemente determinada. Mas não desisti.

Resolvi delinear novos horários de comida para a minha menina. Tentei dar-lhe mais comida durante o dia e distanciar mais a amamentação durante a noite. O meu objectivo era o seguinte:

Amamentar:

5:00
8:30

12:00
15:30
19:00
23:00

Mas não foi nada fácil conseguir faze-la dormir sem querer comer das 23:00 às 5 da manhã. Na primeira semana de experiência acordava sempre a chorar à 1 e meia da manhã a pedir comida. Tentava embala-la para adormecer, mas sem resultado. Enquanto não lhe dava de comer não se calava. Ganhou-me pelo cansaço. O resto do horário corria bem.

Na 2ª semana comecei a conseguir alargar um pouco o horário e empatava-a até às 3:30 para lhe dar de comer. Tentei também a técnica de lhe dar água em vez de leite, que me ensinou a dona de uma loja de artigos de bebé. Mas sem resultado, cuspia a água e chorava ainda mais.

No final dessa semana já conseguia que ela por vezes acordasse chorasse um pouco mas com um embalar e um aconchego voltasse a dormir. Embora tivesse mesmo que lhe dar de mamar por volta das 4 da manhã.

Na 3ª semana consegui finalmente a primeira noite de 6 horas de sono seguido :) o esforço tinha dado resultado, a minha menina tinha dormido das 23:30 às 5:30 da manhã e quando acordou não pediu logo comida, olhava para mim com um sorriso e agitava os braços.

Digo-vos, valeu a pena as noites em branco, sim porque se ela não dormia eu também não. Valeu a luta constante sem ceder, pelo menos muito, porque devo confessar na primeira semana foi complicado não ceder, era tão pequenina, com 2 mesitos apenas e com fome, a maioria das vezes ganhou ela. Mas grão a grão enche a galinha o papo. Com 3 meses a minha miúda já dormia das 23:30 às 7:00 da manhã. E a partir dos 4 meses passei a deita-la às 21:00 e só a vou acordar às 8:00. Esse horário ainda se aplica hoje. O que é fantástico porque dá algum tempo aos pais para arrumarem a casa e namorarem ;P

Não desistam, chorar um bocado não lhes faz mal e acima de tudo é a vossa sanidade mental que está em jogo no futuro. Pelo menos para mim uma boa noite de sono é um elixir de juventude e boa disposição.

Bons Sonhos :D

Sem comentários:

Enviar um comentário