domingo, 19 de julho de 2009

Compras para o Bebé

Eu não fazia ideia do absurdo que cobravam pelas roupas dos bebés. Mais absurdo ainda me parece quando penso que a algumas roupas que me ofereceram nem a etiqueta tirei, porque quando fui para vestir já não servia.Tivemos a sorte de ter alguém que se ofereceu para nos emprestar roupa e outros utensílios.Vergonha de vestir roupa usada à criança? Nah... Não pensem assim... a maioria das roupas dos bebés são usadas tão pouco que podem passar por 3/4 crianças e continuam boas. E há outra boa razão, não sabemos que tamanho vai ter o nosso rebento. Se tivermos sorte vem pequenino e fica a nadar na roupa durante uma ou duas semanas, mas pode acontecer nascer bem grande e lá temos que ir a correr para a loja renovar o enxoval.A chefe do Vítor tinha tido gémeos, por isso fiz uma escolha à roupa e viemos carregados com dois sacos de roupa do "00" aos 9 meses. Acreditem foi uma poupança brutal. O que interessa ter o nome do outro bebé na roupa interior, interessa mesmo é o que mais podemos comprar para o nosso bebé com aquilo que poupamos.Ah e ainda me emprestou o estrelizador, que me deu um jeitão. Só aqui foram $$ que me ajudaram a poder comprar um melhor carrinho e cadeira para o carro. Aí não poupei, a segurança acima de tudo. Não vou aconselhar marcas até porque existem várias muito boas, é uma questão de fazerem como eu, irem há loja e pedirem para ver e experimentar todas elas. Nada de comprar por catalogo, ou porque o modelo é giro, ou ainda porque é o que tem a amiga(o). Tem que ser à vossa medida.Uma coisa que dá um jeito são os "cueiros", não sei se estou a escrever bem, são tipo bodies, mas que se abrem à frente. Quando eles são muito pequenos, até aos 3/4 meses, falo pela minha que nasceu com 2.450kg e tinha alguma dificuldade em tratar dela, parecia que se partia a qualquer volta que lhe dava, é complicado vesti-los. Aqueles bodies com atilhos são uma invenção fantástica :) Convém ter mesmo muitos, a roupa interior é a que se suja mais.Mantas finas mas quentinhas é outra coisa que dá muito jeito. Os bebés gostam de se sentir aconchegados e quentes. Aprendi com uma enfermeira lá no hospital a embrulhar a bebé numa manta, bem apertadinha tipo em casulo, andava sempre assim e deitava-a na caminha dela também embrulhada.



Esqueçam os brinquedos e peluches, durante os 6 primeiros meses não vão ligar a nada.Fraldas de pano aos molhos, mesmo que não as usem para o rabinho elas vão ser muito necessárias. Um exemplo é para dormir, a minha agora com 18 meses ainda dorme agarrada à fralda. Depois tenho duas utilidades menos convencionais. Não comprei muda fraldas, a mala de bebé (que também considero uma perca de dinheiro), trazia um muda fraldas de plástico, colocando uma fralda de pano por cima para não ser frio para o bebé temos um local óptimo para mudar a fralda. A outra utilidade é para o banho, coloco uma fralda no fundo da banheira para o rabinho dela não ficar marcado ou escorregar.E por falar em banho, a banheira é outra coisa onde podemos poupar dinheiro. Até aos 4 meses a minha tomou banho num alguidar da cozinha, parecia mesmo feito à medida dela. Depois passou para o alguidar onde coloco a roupa para estender que já é maior e onde tomou lá banho até aos 10 meses. Só então passou para uma banheira de bebé, daquelas que se pousam em cima da nossa banheira na casa-de-banho. E mesmo assim mais uma vez foi emprestada de um colega de trabalho.



Colega esse que também me emprestou uma cadeirinha de recostar, que nunca serviu para se sentar, pois quando se começou a sentar já não queria lá estar. No entanto foi fantástica como berço durante o dia. Li numa revista que devíamos desde os primeiros dias ensinar o bebé a distinguir o dia da noite, o local de dormir à noite e o local de estar durante o dia (mesmo que quase sempre a dormir). Assim durante o dia inclinava totalmente a cadeira, colocava uns cobertores para nivelar e deitava-a ali. Ela sempre adorou. Entretanto já devolvi a cadeira que já foi para outro menino :)

E por falar em devolver, é um aspecto muito bom, quando já não precisamos, não nos fica a encher a casa, vai de volta ;P
Onde estava a dizer que gastei dinheiro mal gastou foi na mala de coisa para o bebé, com os compartimentos para o biberon, para as fraldas... Há aí muita mala jeitosa na feira que faz o mesmo efeito daquela e custa muito menos.O "Marsupio", é preciso pensarem bem se vale a pena, eu andei muito pouco com ela ao colo na rua quando era pequena. A maioria das vezes deslocava-me de carro e ela andava sempre no "Ovo". Por isso no meu caso foi dinheiro mal gasto, tá como novo.Bomba para o peito, não comprem antes, podem não precisar. Se virem que é necessário mesmo, o Papá pode ir num instante comprar. Os discos calmantes para o peito e as compressas são boas. Bicos para o peito, comprei e não usei, e ainda me deram no hospital também.Sapatos, até aos 6/9 meses é um desperdício de dinheiro. Se conseguirem emprestado, excelente! Já pantufas de tecido quentinhas dão jeito. E luvas para nos primeiros meses não se arranharem também aconselho. A minha não gostava mas dormia sempre de luvas :)Outra coisa que agora já não faria era comprar a maquina de cozer ao vapor para fazer as sopas para ela. Foi cara e devo ter usado apenas durante uns 4/5 meses. A varinha mágica é mais prática.Espero ter ajudado... boas compras ;D


Sem comentários:

Enviar um comentário