terça-feira, 22 de maio de 2012

Pão de ló (estupendo)

Caderno de receitas da mamã
Apetecia-me algo doce, mas não em demasia. E ao mesmo tempo que fosse fácil. Como não me apetecia ligar o computador à procura de algo na net, resolvi consultar o caderno de receitas da minha mamã. Há anos que não comia este pão de ló, mas assim que o provei recuei até à minha infância, a minha mãe fazia muitas vezes, e geralmente para ficar mais guloso recheava e cobria com creme de pasteleiro. Mas eu resolvi fazer apenas simples e mesmo assim parece querer desaparecer depressa. 

Mãe, o Pão de ló é mesmo estupendo :D

Aqui fica a receita da minha mãe:
Pão de ló estupendo
Pão de ló (estupendo)
[chávena de 200ml]

6 ovos
1 chávena de açúcar
meia chávena de farinha branca de neve
meia chávena de maizena

Ligamos o forno a 175º.
Separamos a gemas das claras (colocando as claras numa tigela grande). Batemos as claras quase em castelo, depois misturamos
Fatia de Pão de ló
o açúcar batendo para ficar quase em suspiro. Em seguida mexemos um pouco as gemas e deitamos a fio para dentro das claras batendo sempre. Depois usando apenas uma colher incorporamos as farinhas levemente para não tirar o ar à massa. Deitamos o preparado numa forma redonda grande, previamente untada e polvilhada.
Levamos ao forno durante 40 a 50 minutos consoante se queira húmido no centro ou não. Devemos usar o palito para nos certificarmos de que está no ponto.

Bom Apetite!

2 comentários: