sábado, 26 de maio de 2012

Bolo de nêspera e coco

Bolo de nespera e coco
Dois dias longe do blog e já estava com saudades de escrever aqui ;)

Este bolinho foi feito na quinta à noite e hoje já só tenho uma fatia. Mas digo-vos que continua bem fofinho e húmido. A receita não é minha, foi retirada do blog da Gasparzinha, o no soup for you.
Fiquei curiosa com este bolo e como tinha todos os ingredientes em casa não hesitei. Desta vez não fiz qualquer alteração, segui a receita tal como ela a tem no blog. O resultado é um bolinho muito fofo, húmido e o que eu chamo de alentejano. Há qualquer coisa no sabor a azeite que me lembram os bolos alentejanos. Eu gostei, a minha miúda também, mas o meu maridão franziu o nariz pois não gosta muito de bolos com azeite :)

Bolo de nespera e coco
Bolo de Nêspera e coco

160gr farinha p/bolos
80gr farinha de trigo integral
1 pitada de sal
1 colher de chá fermento p/bolos
1 colher de chá bicarbonato de sódio
100gr de nesperas peladas e sem caroços
1 iogurte natural (120gr)
180gr açúcar amarelo
30gr coco ralado
80gr azeite
3 ovos

Pré-aqueça o forno a 180º.
Ao contrário da Gasparzinha usei uma forma rectangular que forrei com papel vegetal, untei e polvilhei com farinha. [O bolo cresce muito por isso atenção ao tamanho da forma. No meu caso a sorte foi o papel vegetal que não deixou o bolo verter, pois usei uma forma pequena demais.]
Numa tigela grande juntei as farinhas, o sal, o fermento e o bicarbonato e mexi um pouco com uma colher. Reservei.
No copo da Bimby coloquei as nêsperas e piquei 2seg/vel5. Juntei o iogurte, o açúcar, o coco, o azeite e os ovos e programei 2min/vel6.
Pois fim juntei as farinhas e envolvi 5seg/vel3.
Deitei a massa na forma e levei a forno durante 50min [é melhor usar o teste do palito para ter a certeza que o bolo está cozido no centro. Usando uma forma de coroa o tempo é menor]

Bom fim de semana :D

1 comentário: