quarta-feira, 6 de junho de 2012

Caldeirada de Lulas

Caldeirada de Lulas
No Domingo apetecia-me qualquer coisa diferente, e como tinha colocado lulas a descongelar resolvi fazer algo que nunca tinha experimentado fazer... uma caldeirada.
Não sabia bem como fazer e não tive oportunidade de dar uma corrida pela net, para tirar ideias. Tive então como base a caldeirada de bacalhau da minha mãe e as caldeiradas que como nos restaurantes, e saiu esta. Que modéstia à parte não ficou nada mal. Nem foi muito demorada de fazer, e deu para ver que é um prato que rende bastante, se chegar mais alguém é só acrescentar mais batatas, e quase não se nota ;P 
Eu fiz quantidade para 3, não queria sobras, pois não sabia o que dali ia sair.

Caldeirada de Lulas

500gr de lulas congeladas limpas (deixei descongelar para ser mais fácil as cortar  em rodelas. Atenção que as lulas diminuem bastante, esta quantidade é mesmo o ideal para 3 pessoas, para mais gente é melhor usar mais lulas.)
3 tomates pelados de lata e um pouco do molho
1 cebola media picadinha
1 dente de alho grande picado
1 folha de louro
3 pés de salsa
1 cálice de vinho branco
3 Batatas grandes
água q.b.
sal e pimenta q.b.

Num tacho coloquei a cebola picada, o alho e um pouco de azeite para refogar um pouco. Juntei depois o tomate cortado em pedaços e um pouco do molho da lata, as lulas cortadas, o vinho, a folha de louro e a salsa. Temperei a gosto e tapei o tacho deixando cozinhar uns 30min em lume médio. 
Verifiquei que as lulas estavam praticamente cozidas e depois deitei um pouco de água quente pois estava ficar com pouco liquido. Juntei as batatas cortadas em cubos. Rectifiquei os temperos e deixei cozer mais 15min.
Desliguei e deixei apurar tapado uns 10min antes de servir.
Gostei muito do resultado :)

Bom Apetite! E bom feriado :D

Sem comentários:

Enviar um comentário