sexta-feira, 22 de junho de 2012

Risoto de Camarão

Risoto de camarão
Para terminar esta semana, que para mim parecia não ter fim, nada melhor que um prato divinal, pelo menos para quem gosta de camarão ;P

Ainda me restava um resto de arroz arbóreo na despensa e algum miolo de camarão no congelador. Resolvi então inventar um Risoto. Que modéstia à parte ficou mesmo espectacular. Acho que posso dizer que hoje estou com inspiração para a cozinha LOL
Aqui fica a receita tal como a fiz...

Risoto de Camarão

300gr de miolo de camarão congelado 100/200
1 caldo knorr básico económico
750gr de água

200gr de arroz para risoto (arbóreo)
1 cebola pequena picada
6 tomates cherry cortado em quartos
100gr vinho branco
Azeite q.b.
Sal q.b.

2 cubinhos de manteiga
1 colher de sopa de queijo creme
Parmesão q.b.

Numa panela coloquei a água e o caldo knorr e deixei ferver. Juntei o camarão congelado e deixei cozinhar até voltar a ferver. Desliguei e reservei.

Num tacho deitei a cebola com um pouco de azeite e deixei cozinhar até a cebola ficar translúcida. Juntei o tomate e deixei refogar mais um pouco. Juntei o arroz, mexi e levantei o lume. Deitei o vinho e deixei evaporar. 
Baixei o lume para médio e comecei a acrescentar conchas de caldo a pouco e pouco, ou seja de cada vez que o arroz as absorvia juntava mais uma.
Durante esse processo coloquei uma pitada de sal para ajustar o tempero.
Assim que arroz ficou no ponto (não cheguei a usar o caldo todo), ou seja quase cozido mas ainda al-dente, juntei o camarão e envolvi bem.
Coloquei os cubinhos de manteiga, o queijo creme e umas duas colheres de sopa de parmesão. Misturei, tapei o tacho e desliguei o lume.
Deixei repousar uns 2 minutos.
Envolvi novamente, para incorporar bem o queijo creme e estava pronto a servir. Coloquei no prato e polvilhei com um pouco mais de parmesão.

Bom Apetite!
E Bom fim de semana :D

1 comentário:

  1. É perfeito tanto para terminar a semana como para começar! Adoro risotto, e de camarão ainda melhor :)

    ResponderEliminar