sábado, 30 de junho de 2012

Festa final Ano da Sofia

Festa dos pirralhos do marquês
Ontem foi o dia da festa de final de ano dos Pirralhos do Marquês onde anda a minha miúda. 
Ela andou irrequieta a semana toda, não sabia se queria ou não ir. Por um lado queria ir com os amigos mostrar o que aprendeu por outro estava com vergonha de cantar em palco. Acho que tudo passou quando pisou o palco.

É hábito os pais levarem doces e bebidas para a festa e este ano resolvi fazer alguns dos doces que mais resultaram cá em casa. 
Bolos para a festa
Escolhi dois bolos "Bolo de chocolate com beterraba", "Bolo de requeijão" e claro as bolachas do momento por aqui, as "Bolachas Xadrez".

Ainda fiquei um pouco preocupada se o de beterraba iria agradar, mas creio que não houve grandes reclamações pois foi dos primeiros da mesa a desaparecer :)

Se carregarem nos nomes dos bolos vão ter à receita de cada um, de qualquer modo resolvi deixar aqui algumas dicas, ou melhor experiências. De cada vez que se repete um bolo aprendemos algo sobre ele. Desta vez, e por fala de tempo, comecei a fazer as bolachas na manhã de quinta-feira. Preparei as duas bolas de massa e deixei-as no frigorífico para completa-las quando chegasse a casa, mas não foi boa ideia, a massa secou muito e mesmo depois de as amassar muito bem quando as fui montar e as levei ao forno, algumas quebraram e abriram brechas. Por isso já sabem, respeitem os tempos de frigorífico, para terem umas bolachas impecáveis.
No bolo de chocolate e beterraba, substitui o óleo por Becel, e acho que ficou melhor. Ao retirar o tabuleiro do forno polvilhei toda a superfície com cacau em pó e açúcar quase em pó.
O Bolo de requeijão faço sempre do mesmo modo, desta vez apenas usei um tabuleiro em vez de uma forma de bolo inglês, pois achei que funcionava melhor quadradinhos de bolo em vez de fatias. Havendo muita variedade, assim podem experimentar mais coisas diferentes sem ficarem cheios. E a forma resultou, o bolo cresceu e até ficou mais fofo do que quando o faço na outra forma para ficar mais alto.

Mesmo cansada, diverti-me muito a fazer estes docinhos, que serviram para a festa da escola e para levar hoje para o Festival Panda... mas essa história vem já a seguir :D

2 comentários:

  1. Tão linda a minha sobrinha emprestada :)

    Bjs
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hehe, depois mostro-te o video, para veres o talento da bailarina lol

      Eliminar