Não sei porquê, mas cada vez que olho para o prato, lembro-me dos "Estrunfes" :D
Vi esta receita no Blog Coco & Baunilha e quis experimentar, principalmente porque achei interessante não irem ao forno e em vez disso serem cozidos a vapor.
A minha opinião é de que são melhores visualmente do que ao comer. São saborosos, mas têm uma consistência esponjosa que não me deixou fãn. Como sou gulosa gosto mais quando são feitos no forno e levam manteiga. No entanto a minha miúda fartou-se de comer e não se queixou. Talvez seja um bom doce para uma festa de crianças :D
Segui a receita usando a Bimby. Apenas alterei o tempo de cozedura, pois usei umas formas pequeninas de silicone em vez de formas de tamanho normal. Se quiserem fazer usando o modo tradicional e uma panela de cozer ao vapor cliquem aqui para ver como.
Mini Queques de Baunilha e Cacau ao Vapor
(rendeu cerca de 60 pequenos queques)
3 Ovos
200gr Açúcar
150ml Leite
300gr Farinha com fermento
3 colheres de chá de cacau em pó
1 colher de chá de essência de baunilha
Alguns quadradinhos de chocolate cortados em pedacinhos
Adicionamos o leite, a farinha, a essência e misturamos uns segundos na vel3 até obter uma massa homogénea.
Dividimos a massa em duas taças. Numa delas juntamos o cacau e misturamos bem. Distribuímos um pouco de massa pelas forminhas (comecei pela branca), colocamos um mini quadrado de chocolate em cada uma e mais um pouco de massa por cima, com cuidado para não passar os 3/4 da forma, pois eles vão crescer. Para o efeito cogumelo a Patrícia usou o truque da palhinha, mas eu não gostei e com cabo de uma colher de café deitei pontinhos de massa de cacau nos queques brancos para formar bolinhas (nem sempre ficaram perfeitos, mas ninguém quis saber).
Usei a Varoma para cozer a vapor e lá dentro cabiam 15 forminhas pequenas de silicone, por isso primeiro fiz queques brancos, na segunda volta de cacau e depois repeti tudo outra vez até terminar a massa.
Para cozer, no copo da Bimby deitamos meio litro de água e programamos 18min /varoma /vel1. Na varoma colocamos as forminhas e cobrimos com papel de aluminio. Passados 10 minutos, quando a água já está a ferver colocamos a varoma sobre o copo e deixamos cozer os restantes 8 minutos.
Repetimos o processo até terminar a massa.
Bom Carnaval!
Bom Carnaval!
Carla, que gostosura! E alem de tudo lindos de viver. Querida, adoraria que vc tirasse o verificador de palavras do seu blog, é muito cansativo. Muitas pessoas não deixam comentários nos blogs por conta do verificador de palavras. Fique bem. Bjs
ResponderEliminarOlá Gloria. Obrigada pela dica, já fui as definições remover o verificador de palavras :)
ResponderEliminar