quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O meu Risotto de Cogumelos

Risotto de Cogumelos
Aqui fica um prato bom para o dia dos namorados :)

Descobri que, depois do Risotto de Camarão (aquele que não posso fazer aqui em casa, porque o maridão não pode nem com o cheiro), o Risotto de Cogumelos é o meu favorito. 

Andei a experimentar várias formas de o fazer, usando ingredientes diferentes. Umas melhores, outras razoáveis, mas nenhuma me deixava completamente satisfeita. Mas desta vez acertei em cheio no paladar e na textura.
Ficou fantástico! Pelo menos é a opinião do pessoal aqui de casa :)

Risotto de Cogumelos
(para servir 3 ou 4, conforme o apetite)

160gr Arroz arboreo (usei marca continente para experimentar e gostei)
200gr Cogumelos Mix (comprei no continente uma embalagem Mix de Cogumelos e usei 2 Brancos, 2 Marron, 3 Shitake e 3 Pleurotus)
1 cebola pequena ou uma chalota picada
3 dentes de alho esmagados
60gr Bacon sem courato e cortado em cubinhos
500ml água
1 caldo knorr para arroz
2 colheres de sopa de vinho branco
1/2 ramo de coentros fresco picado (usei cerca  
1 colher de sopa de manteiga
75gr parmesão ralado
Azeite, sal e pimenta q.b.

Aquecemos a água até ferver. E juntamos o caldo knorr.
Numa frigideira colocamos umas 3 colheres de azeite, e quando estiver quente juntamos 1 dente de alho e o bacon até dourar e tostar um pouquinho.

Entretanto num tachinho colocamos a cebola o restante alho e uma colher de sopa de azeite. Deixamos a cebola ganhar, sem queimar.

Voltamos ao salteado e ao bacon juntamos agora os cogumelos fatiados. E vamos mexendo para saltear por igual.

De volta ao risotto em que a cebola já está douradinha, deitamos o vinho e deixamos o álcool evaporar alguns segundos. Juntamos o arroz e duas conchas de caldo, baixamos um pouco o lume. E a partir de agora deixamos de mexer com a colher. Em vez disso agitamos o tacho para mexer o arroz. O arroz deve absorver o caldo antes de juntarmos mais.

Voltamos ao salteado que deve estar quase pronto e temperamos de sal e pimenta a gosto. Mexemos e por fim juntamos o coentro picado. Mais uma mexidela e desligamos o lume e reservamos.

Continuamos a alimentar o risotto de caldo sempre que começa a secar e quando estivermos quase a ficar sem caldo juntamos metade dos cogumelos salteados, mexemos um pouco e provamos o arroz para ver se já está cozido. Quando sentirmos o bago no ponto, juntamos a manteiga e o queijo e envolvemos no arroz. Tapamos o tacho e desligamos o lume. Deixamos repousar uns 15 minutos.

Colocamos um pouco de risotto no prato com um pouco de salteado por cima. E já na mesa podemos polvilhar com parmesão que fica sempre bem.


Feliz Dia de São Valetim!

3 comentários:

  1. Hunn deve ser mesmo muito bom, eu tambem adoro risoto e esse tem muito bom espeto

    Beijokas
    http://saboresleveslena.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Boa noite,

    Espero que voce e os seus estejam bem :x ha dias que não posta algo novo :s

    beijinhos

    Marisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho Marisa.
      Realmente foram duas semanas complicadas. Ter um criança doente não é fácil, e desta vez a febre não queria dar tréguas :(
      Mas já passou e estou de volta... por falar nisso vou escrever o post de hoje, uns Hambúrgueres diferentes e deliciosos.

      Eliminar