sábado, 28 de abril de 2012

Bolo especial para a minha linda mamã :D

Para comemorar o aniversário da minha mãe, que completa hoje 69 aninhos, está cada vez mais linda,  aventurei-me na tentativa de decorar mais um bolo, e desta vez o resultado foi bem melhor que os anteriores e o mais importante, ela adorou :D

Bolo de aniversário

Fiz um Bolo de Cenoura com uma cobertura e recheio tipo caramelo/chocolate, e decorei com pasta de açúcar. A receita para o Bolo de cenoura foi retirada do receitas na rede, mas depois adaptei para o tamanho desejado que era conseguir um bolo com +/- 2 kilos. A cobertura foi inventada por mim e resultou lindamente. Deixo a receita para quem quiser experimentar.
Eu usei a Bimby, porque é o meu faz tudo, mas a parte do bater antes de juntar a farinha funciona bem num liquidificador.

Bolo de cenoura

5 Ovos
150gr de óleo
250gr de cenoura descascada
400gr de açúcar
500gr de farinha para bolos
1 colher de chá de fermento para bolos
1 pitada de sal

Liguei o forno a 180º; Untei e polvilhei duas formas redondas;
Coloquei a cenoura na Bimby e dei 3 toques de turbo para ficar ralada; Juntei os ovos e o oleo e 2min / vel6; Juntei o açucar e mais 2min / vel6; Juntei a farinha e o sal, metade de cada vez, e misturei alguns segundos na velocidade 5, apenas o suficiente para misturar; Juntei o fermento e 2 seg / vel5; Dividi a massa pelas duas formas e levei ao forno quente; Passados 30 minutos troquei as formas de posição, para cozer bem de ambos os lados, e deixei mais 30 minutos; Desenformei e deixei arrefecer totalmente antes de rechear e decorar.   

Bolo de cenouraBolo de cenoura com cobertura de chocolate
Cobertura de Caramelo/Chocolate

1 tabelete de chocolate negro 70%(100gr)
1 lata de leite consensado
1 pacote de natas para bater
1 colher de sopa de maizena
1 noz de manteiga sem sal

Numa tigela parti o chocolate em pedaços, juntei a manteiga e levei ao micro-ondas a derreter (coloco 30seg de cada vez, para não queimar o chocolate, 3 vezes foi o suficiente); Num tachinho coloquei o leite condensado com as natas e levei a lume brando, mexendo sempre durante alguns minutos. Depois juntei a maizena e fui mexendo sempre para eliminar todos os grumos que se formaram. Quando começou a engrossar retirei do lume e juntei-lhe o chocolate derretido, mexendo sempre. Devemos deixar arrefecer um pouco antes de rechear, mas não muito, pois é mais fácil de aplicar enquanto morno.
Pasta de açúcarRosas em pasta de açúcar
Depois é só decorar a gosto. Usei pasta de açúcar de compra, o que eles chamam de pasta portuguesa e gostei muito. É muito fácil de trabalhar, até para mim que não tenho muito jeito ;P
Bolo de aniversárioBolo de aniversário

Sem comentários:

Enviar um comentário