sábado, 21 de abril de 2012

O meu 1º Risotto

Risotto de frango com bacon e salsicha
Há cerca de 1 mês que comprei um pacote de arroz arborio, mas ainda não tinha arranjado uma boa oportunidade para experimentar fazer. Hoje foi o dia!

Ia fazer frango corado, e como tinha que cozer o frango antes, iria ficar com caldo de frango que podia utilizar para regar o Risotto.
Escolhi fazer Risotto com bacon e salsicha de peru alemã.

Para começar numa panela com água e um caldo knorr básico (aqueles económicos que servem para tudo), cozi 6 perninhas de frango. Depois numa frigideira coloquei umas 3 colheres de sopa de azeite e dois dentes de alho picados a alourar. Juntei as pernas de frango cozidas e polvilhei com salsa picada. Fui virando para que ficassem tostadas de ambos os lados.
Risotto de frango com bacon e salsicha
Para o Risotto, coloquei num tachinho duas colheres de sopa de azeite, uma cebola pequena picada e um dente de alho picado. Quando a cebola começou a ficar translucida juntei o Bacon (umas 100gr cortado em cubinhos), a salsicha (usei apenas uma salsicha de Perú tipo alemã cortada às rodelas), o arroz (usei uma chávena, +/-200gr) e deixei fritar um pouco. Deitei depois lá para dentro duas colheres de sopa de vinho branco e deixei mais um pouco. Comecei então a deitar às duas conchas de caldo de frango, de cada vez que o arroz parecia querer secar. Repeti o processo até o grão de arroz estar tenro e já não consegue absorver mais caldo. A meio do processo ajustei o tempero. No fim já com o lume desligado juntei uma noz de manteiga e umas 3 colheres de sopa de parmesão, e mexi bem. E estava pronto.

Foi um jantar diferente, que gostei de fazer/experimentar, e já tenho mais umas ideias para usar o resto da embalagem de arroz. O próximo será com espargos que eu adoro :)

Boa noite!

Sem comentários:

Enviar um comentário