quinta-feira, 19 de abril de 2012

Folar de enchidos

Folar de enchidos
Ainda a despedir-me da Páscoa, e a pedido do meu maridão resolvi fazer um folar de enchidos que ele tanto gosta. E como a minha miúda não gosta de enchidos :( tive que improvisar e fazer um folar para agradar a  todos cá em casa. Se repararem bem na foto os enchidos estão apenas no fundo, sendo metade do folar apenas pão ;P

A receita foi a que tinha anotada num caderno e que já fiz mais vezes, embora creio ter sido a primeira vez que usei a Bimby. Até agora era a Máquina do Pão que tratava do trabalho de amassar. Mas devo dizer que gostei mais da Bimby. Acho que ficou mais bem batido e acabou por ficar mais fofo.


Folar de enchidos
Folar de enchidos

350gr de enchidos variados (usei uma embalagem do intermarché com chouriço de carne, farinheira, chouriço preto e salsicha fresca)
350gr de farinha T65 (acabei por colocar mais umas duas colheres de sopa enquanto amassava)
3 Ovos
75gr de azeite
30gr de manteiga sem sal amolecida
75gr de leite
Meio pacote fermento padeiro seco (+/-6gr)
1 pitada de sal
gema de ovo para pincelar

1. Cortei os enchidos e reservei.
2. No copo da Bimby coloquei os ovos, o azeite, a manteiga e o leite e programei 10seg / vel5 e depois 1min / 37º / vel4.
3. Juntei então a farinha, o fermento e o sal e 10seg / vel 4 e depois 2min / vel espiga. Durante este processo juntei mais um pouco de farinha para sentir a massa a descolar do copo. No final ela deverá está elástica e colante, mas não em demasia.
4. Retirei a massa para uma tigela grande polvilhada com farinha, tapei com um pano e deixei levedar, debaixo de uma manta até triplicar. Mais ou menos 2/3 horas. 
5. Untei um tabuleiro com azeite e liguei o forno a 180º.
6. Forrei a pedra da bancada da cozinha com película aderente e estendi lá a massa, formando um rectângulo. No centro espalhei os enchidos, dobrando depois massa para cobrir os enchidos (isto para conseguir ter os enchidos apenas em baixo). Quando queremos ter enchidos espalhados pela massa toda, devemos espalhar os enchidos por toda a superfície e depois enrolar como uma torta.
7. Coloquei no tabuleiro e pincelei com uma gema de ovo e levei ao forno durante +/- 45min (a meio e como estava a ganhar muita cor coloquei sobre ele uma folha de alumínio).


Nota 1:Sabemos que está no ponto quando ao bater-lhe com os nós dos dedos ouvimos um som oco.  

Nota 2: Quem usar a máquina do pão já sabe que as regras básicas se mantêm. Primeiro os líquidos e só depois os secos. Mas para ter melhores resultados deve bater os líquidos muito bem antes de os colocar na máquina (principalmente os ovos).

Divirtam-se na cozinha :)

Sem comentários:

Enviar um comentário