quarta-feira, 4 de abril de 2012

Folar da Páscoa

Pois é, ser mãe não é fácil! Principalmente quando temos uma pirralha doente. Tinha planeado começar a fazer os doces para a Páscoa no fim de semana que passou, mas só consegui fazer sair a primeira fornada de Folares. Agora que tudo começa a acalmar aqui por casa vou tentar retomar as publicações aqui no Blog. E a por em prática a listinha de doces da Páscoa que tinha feito. Para já deixo-vos os Folares da Páscoa, um pouco ao jeito da minha mãe que é Algarvia.
Folar de Pascoa
O ano passado já aqui tinha colocado aqui uma receita. Mas este ano resolvi alterar um pouco as quantidades e fazer este novo folar que ficou ainda melhor. Deixo aqui a nova receita que faz 4 folares pequenos.  

Folar da Páscoa

525gr Farinha T65
120gr Manteiga amolecida/derretida
100gr Açúcar
2 Ovos L + 4 ovos S/M cozidos em água com casca de cebola
225gr Leite Meio Gordo
1 Saqueta fermento padeiro seco
1 colher de chá de sal (se a manteiga tiver sal, uma colher rasa chega)
1 colher de sopa bem cheia de erva doce
1 colher de sopa bem cheia de canela em pó
1 gema de ovo e amêndoas para decorar

Desta vez vou dar duas formas que uso para fazer os folares cá em casa. A primeira é usando a Bimby:

Colocar no copo o leite a manteiga e o fermento, 2min/37º/vel3; Mantendo a velocidade 3, deitar pela tampa o açúcar e os ovos um a um; Junto então a  farinha, o sal, a erva doce, a canela e 15 seg/vel5 e depois programo 5min/velocidade espiga. Pode ser necessário juntar mais um ou duas colheres de farinha se a massa não se começar a descolar do copo.
Retiramos a massa do copo e colocamos numa tigela grande tapada com um pano e enrolada numa manta, mais ou menos 2 horas (a massa irá triplicar).

A segunda é usando a Máquina do Pão:
Na cuba colocamos os ingredientes por esta ordem. O leite morno, os ovos bem batidos, a manteiga derretida, o açúcar, o sal, a farinha, o fermento, a erva doce e a canela. Ligamos o programa Massa que vai amassar e levedar o nosso folar.

Enquanto a massa leveda, cozemos os ovos mais pequenos em água com muita casca de cebola. A cebola vai-lhes dar uma bonita cor dourada.

Forramos um tabuleiro com papel vegetal e polvilhamos com farinha. E quando a massa já estiver levedada, enfarinhamos bem as mãos e com cuidado para não amassar demasiado a massa dividimos em quatro bolinhas. De cada bolinha retiramos um bocadinho de massa para fazer as tirinhas. Moldamos as bolinhas sem as amassar, em cada uma fazemos um covinha onde colocamos o ovo dourado. Fechamos com as tirinhas de massa e colocamos algumas amêndoas a enfeitar. Pincelamos com a gema de ovo e deixamos os folares repousarem um pouco enquanto ligamos o forno a 180º. Quando estiver quente colocamos lá o nosso tabuleiro de folares durante +/- 40 minutos.

Ficam muito fofos e com um sabor fantástico a erva doce :D

Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário