domingo, 17 de junho de 2012

Bolachas Xadrez

Portugal

Primeiro que tudo...


VIVA PORTUGAL!!!


Foi um grande jogo. Falharam muito, mas finalmente o Ronaldo jogou ao seu melhor nível!







Não sei se já o disse aqui mas eu e não gosto lá muito de aviões. Ou melhor não gosto de andar neles, de cada vez que tenho que ir viajar e me dizem que inclui avião começo logo a suar e a minha pele fica coberta de manchas vermelhas. No dia tenho que tomar sempre alguma coisa para ficar mais calma, mas geralmente não resulta, e vou o voo todo agarrada à cadeira e ao cinto. Mas esta fobia não se aplica apenas a mim, pois quando alguém que me é próximo tem que andar de avião no dia do voo fico em stress até saber que já está com os pés no chão. E hoje foi esse dia!

Bolachas Xadrez
Para aliviar um pouco a tensão tentei cozinhar algo em conjunto com a minha miúda. Como ela adora mexer na massa, escolhi estas bolachinhas do Diogo, do Blog "A culpa é das bolachas!". Eu vou colocar aqui um resumo daquilo que fiz, por isso se tiveram dúvidas vão aqui, ao blog dele e vejam passo a passo como se fazem estas bolachinhas e muitas outras coisa boas que ele lá vai colocando :D


Bolachas Xadrez
Bolachas Xadrez

200gr de farinha
1/2 colher chá de fermento para bolos 
1/2 colher chá de sal
150gr de manteiga sem sal
100gr de açúcar
1 colher chá de extracto de baunilha
2 colheres de sopa de cacau
1 clara de ovo

Numa tigela bati um pouco a manteiga com o açúcar e a baunilha.
Noutra tigela coloquei a farinha, o fermento, o sal e misturei.
Peneirei então a farinha para dentro da primeira tigela. A Sofia misturou tudo com as mãos e formou uma bola. Eu ajudei e dividimos a bola em duas. Uma envolvi em película e a outra coloquei novamente na tigela e juntei o cacau. Misturamos muito bem para a massa ficar uniforme. E depois embrulhei também em película. Levei ao frigorífico durante meia hora. E fomos lavar as mãos ;P















Retiramos as bolas do frigorífico e cortei cada uma em 3 partes iguais. Fizemos 6 rolos compridos (mais ou menos 2 palmos), e depois formamos com eles 6 rectângulos compridos.
Usando a clara de ovo como cola, uni uma tira branca com uma castanha, e depois outra branca. Pincelei toda a superfície e coloquei as restantes tiras alternado o branco com o castanho.
E aqui alterei um pouco o formato em relação às bolachas do Diogo, pois como fiz uns rectângulos mais fininhos ia ficar como muitas bolachas mas  pequeninas. Então resolvi cortar a massa ao meio e sobrepus uma sobre a outra mantendo o xadrez. Assim acabei por ficar com bolachas a rondar o tamanho da bolacha Maria.
Bolachas Xadrez
Antes de cortar a massa devemos embrulha-la em película e deixa-la no frigorífico durante 1 hora. Depois de a retirarmos do frigorífico fazemos o rectângulo rebolar sobre uma superfície com açúcar e canela. E por fim cortamos as bolachas (eu acho que podia ter cortado mais finas, mas fica ao vosso gosto). Elas crescem um pouco no forno, como podem ver nas imagens, por isso mantenham alguma distancia. As bolachas devem ir ao forno pré-aquecido a 180º durante uns 10/15min.

Divirtam-se!

4 comentários:

  1. Ficaram tão giras! :)Parecem um tabuleiro para jogar ás damas :)
    Já passou o stress? Ele já pôs os pés no chão? :)

    Bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  2. Viva Portugal e viva as suas bolachinhas :D Ficaram perfeitas bem melhores e mais bonitas que as "originais" :D

    Muito obrigado pela referencia, fico muito satisfeito em saber que adorou as bolachas e que correu tudo bem! :)

    Um beijo
    Diogo

    ResponderEliminar
  3. Eu é que agradeço Diogo. Cada vez que queremos algo doce e divertido, vamos visitar o teu Blog e num saímos de lá "de mãos a abanar" :)

    ResponderEliminar