Ontem apetecia-me algo doce, mas que fosse simples de fazer, sem dar muito trabalho. Então lembrei-me de um pudim que eu fazia, e aprendi no programa "Na roça com os tachos" do João Carlos Silva, já lá vão uns anos.
Já não me lembrava muito bem da receita, mas pelo menos acabou por ficar com o mesmo sabor de que me lembrava.
Aqui fica a receita para quem quiser experimentar.
Pudim de leite condensado
(usei como medida a lata do leite condensado)
1 lata de leite condensado
Meia lata de leite de coco
Meia lata de leite meio-gordo
3 ovos
para o caramelo:
3 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de água
Começamos pelo caramelo. Numa forma metálica de pudim francês colocamos o açúcar e a água, e levamos ao lume. Abanamos de vez em quando a forma para não deixar queimar. E mal o açúcar comece a ganhar cor, retiramos do lume para arrefecer. O açúcar vai continuar a cozer ainda durante uns minutos, ficando um caramelo dourado lindo.
Para o pudim podemos usar a Bimby, um liquidificador ou então a batedeira para misturar todos os ingredientes. Misturamos tudo durante um minuto. Deitamos a mistura na forma e levamos a cozer em banho-maria* numa panela de pressão durante 40 minutos.
Deixamos arrefecer um pouco antes de desenformar.
Para quem gosta de coco, pode polvilhar o pudim com coco ralado.
*Banho-maria -> [Colocar uns 3 dedos de água na panela de pressão e umas gotas de limão; colocar lá dentro a forma com a tampa; fechar a panela.]
Nota: Para quem é intolerante ao leite de vaca pode usar apenas leite de coco, fica óptimo na mesma. Apenas com um sabor a coco mais evidente.
Bom Apetite!
Nota: Para quem é intolerante ao leite de vaca pode usar apenas leite de coco, fica óptimo na mesma. Apenas com um sabor a coco mais evidente.
Bom Apetite!
Sem comentários:
Enviar um comentário